Esse Porsche 944 Turbo foi a mula de teste do câmbio PDK

No museu da Porsche está um 944 Turbo que de fora parece comum, mas ele foi usado para testar a o primeiro câmbio PDK de dupla embreagem

porsche 944 turbo rototipo do cambio pdk em museu frente
A Porsche estudava as caixas de dupla embreagem desde os anos 60 (Foto: Porsche | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 17/07/2022 às 11h03

O câmbio Doppelkupplungsgetriebe, ou apenas PDK, da Porsche é referência em dupla embreagem hoje em dia. Ele consegue conciliar as trocas rápidas do uso esportivo com suavidade em um uso civilizado. Mas para chegar nesse resultado o fabricante alemão gastou muito tempo.

O primeiro carro de rua a usar esse tipo de caixa de marchas foi o Volkswagen Golf R32, já o PDK da Porsche estreou em 2009 na segunda fase da geração 997 do 911. Mas o fabricante alemão já estava trabalhando com câmbio de dupla embreagem desde os anos 80.

VEJA TAMBÉM:

A história do câmbio PDK

porsche 944 turbo rototipo do cambio pdk alavanca de mudancas vista atraves do vidro
As trocas era sequenciais pela alavanca, ainda não havia um modo automático

A ideia original apareceu nos anos 60 com o inventor húngaro Imre Szofridt, que trabalhava para a Porsche e propôs o sistema para Ferdinand Piëch. Essa ideia original usava trocas de marchas por válvulas pneumáticas e acabou não indo para a frente.

Nos anos 80 Rainer Wüst, um engenheiro de transmissões veterano, redescobriu essa ideia e começou a trabalhar em uma caixa de dupla embreagem com acionamento hidráulico. O protótipo desse antecessor da caixa PDK foi testado em um Porsche 944 Turbo.

O carro se encontra no museu da marca e se diferencia visualmente de um 944 comum apenas pelo pomo da alavanca de câmbio. Seu funcionamento é sequencial, o motorista precisa dar o comando da troca de marchas na alavanca para as trocas serem feitas.

Primeiro uso foi nas pistas

porsche 962c com pintura da rothmans frente em pista de corrida
O câmbio de dupla embreagem foi usado pelo 962C em corridas de longa duração

O chefe de desenvolvimento da Porsche, Helmuth Bott, disse que novas tecnologias deveriam ser testadas em corridas. A caixa foi usada pelo 962 C em 1985, que participava de corridas de longa duração como as 24 horas de Le Mans.

Ele foi o primeiro colocado no Campeonato Mundial de Resistência e essa caixa continuou equipando os protótipos de corrida da Porsche. Outro uso dela em competição foi pela Audi no Grupo B de rali no Sport Quattro S1.

Hoje o câmbio PDK equipa todos os carros da Porsche, sendo o SUV Cayenne a única exceção por vir com uma caixa automática tradicional da ZF. A marca ainda mantém o câmbio manual em seus esportivos para quem prefere, mas o PDK virou a preferência de quem gosta de fazem tempos de volta mais rápidos ou usa seu esportivo no trânsito.

Fotos: Porsche | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário