Homem cria robô que bate em motorista que usa celular ao volante

Ayush Pai criou seu prórpio dispositivo que o impede de falar ao telefone enquanto dirige, já que ainda não existe um original de fábrica

robo bate motorista usa celular volante
Dispositivo 'bate' no condutor utilizando um régua (Foto: Youtube | Reprodução)
Por Bernardo Castro
Publicado em 25/07/2022 às 10h32

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, o uso do celular enquanto dirige é o terceiro maior causador de acidentes fatais nas vias brasileiras – ficando atrás apenas do excesso de velocidade e da embriaguez. Na verdade, esse mau hábito está presente em todos os países e as fabricantes têm tentado bolar algo que consiga evitar acidentes em decorrência do uso do celular no volante.

Enquanto as marcas tentam bolar algo tecnológico e que funcione como uma espécie de aviso sonoro, Ayush Pai decidiu assumir essa operação e desenvolveu um dispositivo que te bate se você usar o celular enquanto estiver no volante.

VEJA TAMBÉM:

E a construção do equipamento foi relativamente simples. Ayush utilizou uma placa de microcontrolador Ardiuno Uno emparelhada com um servo motor para fazer a maior parte do trabalho. Junto a eles foram adicionados uma webcam, que funciona como uma espécie de ‘olho’, e um pouco de código homebrew, responsável por realizar a detecção de objetos para observar se o motorista pega o smartphone.

Caso o condutor se distraia com o telefone, o dispositivo é ativado e uma régua bate na mão do motorista, jogando o celular no chão.

Apesar de a ideia ser interessante, e apontar para a gravidade que é usar o celular ao volante, ela é pouco funcional. Claro que essa não é uma versão definitiva que será comercializada entre as fabricantes. Mas além do espaço ocupado pelos fios no painel, o uso ‘bruto’ da régua contra o smartphone pode acabar danificando o celular.

Multa por dirigir usando o celular ao volante no Brasil

O simples fato de “apenas” olhar uma mensagem no smartphone a uma velocidade de 80 km/h, é equivalente a dirigir em torno de um campo de futebol com os olhos vendados.

Por isso, Em 2016, entrou em vigor a Lei 13.281, que, entre outras medidas, alterou o artigo 252 do CTB e incluiu a conduta de “segurar ou manusear telefone celular” ao dirigir como uma infração de trânsito.

Ao fazê-lo, o condutor está cometendo uma infração gravíssima e terá como penalidade uma multa no valor de R$ 293,47. Além disso, seriam adicionados 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário