Bateu de frente e os airbags não se abriram? Como assim?

Existe alguma possibilidade dos airbags do carro não se abrirem mesmo após o motorista se envolver em um acidente? Sim, explico aqui:

Por Boris Feldman 18/11/20 às 07h30
acidente transito frente carro amassada airbag nao disparou
Carro automóvel com a frente batida e a lateral direita em detalhe (Foto: Shutterstock)

Apesar de obrigatórios desde 2014, os motoristas não sabem como funcionam airbag e ABS. E por isso, tem gente que pisa no pedal do freio para valer, o pedal vibra (porque o ABS está funcionando); mas ele se apavora, tira o pé do pedal e aí bate mesmo, não é?

Em relação ao airbag, tem motorista que dirige o carro grudadinho no volante, pois não sabe que deve manter uma distância mínima de 25 centímetros dele para que a bolsa tenha espaço para inflar no caso de um acidente.

Porém, a reclamação mais frequente é que “eu não consegui frear, bati na traseira do carro da frente, estragou toda a dianteira do meu e os airbags não se abriram nesse acidente”.

A explicação é que, se você está aqui inteiro, reclamando, e não bateu a testa no para-brisa, é porque a velocidade era inferior à programada para os airbags se abrirem, em geral, acima de 40 km/h.

Carro automóvel com a frente batida e a lateral direita em detalhe acidente
Existe uma explicação para os casos de batidas em que o airbag do carro não se infla (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário