Carro capotou e airbags não abriram? Pode?

Afinal, qual é o motivo de quando o airbag do carro, que é para proteger os ocupantes, não funciona após um acidente?

airbag do carro ativo painel interior
Qual o motivo do airbag do carro não ter funcionado após o acidente? (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
26 de março de 2021 07:30

Um leitor do AutoPapo pergunta: é normal um veículo capotar na estrada, ferir os passageiros e nenhum do airbag do carro se abrir para protegê-los?

O leitor questiona também se não seria o caso de uma investigação do acidente para determinar a possível falha no airbag do carro e se exigir um recall da fábrica?

Mas não é bem assim: quando um carro capota na estrada, é sempre lateralmente. E neste caso, os sensores deveriam disparar os airbags laterais e de cortina, que nem todos os carros têm. Pois apenas os airbags frontais são obrigatórios.

Então, só no caso de um impacto frontal e se o carro bate de frente a uma razoável velocidade, os airbags devem, sim, se abrir para proteger motorista e o passageiro do banco da frente. No caso de um carro que capotou, só poderia existir uma falha caso ele estivesse equipado com os airbags laterais e também os de cortina.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vitomar freire franco 30 de março de 2021

Falou tudo exatamente certo

Avatar
Deixe um comentário