Dois milhões de carros no Brasil tem o nitrato de amônia que explodiu Beirute!

Fique atento! Dentro dos airbags explosivos da Takata tem o nitrato de amônia; este gás é o responsável por inflar a bolsa durante o impacto

Por Boris Feldman 19/08/20 às 07h30
airbags takata nitrato amonia explosivo carro automovei recall brasil
Airbag dos lados do motorista e passageiro estourados no painel do carro (Foto: Shutterstock)

Sabe aquela gigantesca explosão no porto de Beirute, no Líbano, provocada pelo depósito de nitrato de amônia? Pois então saiba que o seu carro pode estar entre os 2 milhões que rodam no Brasil com esse mesmo nitrato de amônia; presente nos airbags da Takata e que não foi levado para o recall na concessionária.

A tragédia do Líbano já se repetiu duas vezes no Brasil, com estilhaços de airbags disparados a quase 300 km/h matando dois motoristas.

Calcula-se que dos 3,5 milhões carros no Brasil com esses fatídicos airbags, que provocaram o maior recall do mundo, apenas 1,5 milhão foram levados para a substituição gratuitas dos airbags.

Então, ao invés de proteger, ferem ou matam os ocupantes do automóvel pela exagerada força com que explode o nitrato de amônia, no caso de uma batida.

Airbags dos lados do motorista e passageiro estourados no painel do carro
Cuidado! O airbag do seu carro pode ter o mesmo nitrato de amônia que causou a explosão em Beirute! (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
OpalaSemCaneco 29 de janeiro de 2021

Airbags da takata são tipo: eu te protejo de morrer na batida pra te matar com estilhaços

Avatar
Helio Wense de Mendonca 18 de setembro de 2020

Porque que não responderam a pergunta cabivel do Eleilson? afinal para que não seja noticia sensacionalista devem informar ao que se pergunta. Quais as marcas dos veiculos com esse problema?

Avatar
ELeison 27 de agosto de 2020

Olá
Por favor o comentário que o Sr fez em relação ao nitrato de amônia nos airbag e que precisa fazer o ricoll. O Sr pode informar quais as marcas desses carros que tem que fazer esta operação. Como saber o ano do carro que tem essa substância?
Por favor, fiquei preocupado e gostaria de tomar as providências devidas.

Na certeza de sua resposta, agradeço
ELeison

Avatar
Maria José Benatti 22 de agosto de 2020

É muito importante esse seu trabalho de divulgar materias voltadas de como observar problemas no carro, dicas, de como é, quando deve-se fazer troca de óleo emfim essas informacoes detalhadas, práticas e valiosas para nós mulheres q não entende nada ou quase nada dos problemas do carro ou da manutenção do carro,e as pessoas em geral q não tem tempo de ler o manual do carro. Mais uma vez parabenizo pelo site.

Avatar
Deixe um comentário