Amaciar pneu? Como assim?

O condutor deve amaciar os pneus novos antes de cair na estrada? Até tem fundamento nessa dica, porém, pode ser considerada excesso de zelo

Amaciar pneu de carro de passeio é excesso de zelo
Amaciar pneu de carro de passeio é excesso de zelo (Foto: Renault | Divulgação)
Por Boris Feldman
05 de outubro de 2021 07:32

Comentei aqui a respeito do cuidado que o motorista deve ter logo depois de substituir as pastilhas de freios, pois elas exigem algumas dezenas de quilômetros até se assentarem nos discos e o sistema ter máxima eficiência de frenagem.

Ouvinte pergunta se é verdade que a dica vale também para pneus novos.

Sim, é uma dica com fundamento, embora caracterize um certo excesso de zelo. Na verdade, quando os pneus estão completamente novos, zero km, o atrito entre a banda de rodagem e o asfalto, pode ser um pouquinho maior depois que o carro roda alguns quilômetros.

VEJA TAMBÉM:

Prova disso é que alguns pilotos de carro turismo costumam dar uma pequena lixada na banda de rodagem antes de entrar na pista com pneus novos. Mas, o que vale para um carro de corrida, não deixa de ser um excesso de zelo para quem usa o automóvel normalmente no dia a dia.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Leonardo 7 de outubro de 2021

Vai se informar melhor, meu caro.

Avatar
Samarone 5 de outubro de 2021

Excesso de zelo é um mecânico conhecido que ao montar pneus novos coloca menos pressão da uma volta no quarteirão e depois calibra normalmente, ele alega que é pra assentar o pneu certinho na roda.

Avatar
Deixe um comentário