Cambagem da suspensão deve ser regulada?

Esclareço aqui se deve regular ou não a cambagem da suspensão, que é uma das características da geometria de direção do carro.

Por Boris Feldman 06/05/20 às 06h15
cambagem shutterstock 1027801288
Mecânico conferindo a cambagem do carro (Foto: Shutterstock)

Cambagem da suspensão é uma das características da geometria de direção, e é o ângulo que define a perpendicularidade da roda em relação ao piso – que não é, como pensam, de exatamente 90°. Por que se discute se deve ou não regular a cambagem?

É porque, no passado, a cambagem era regulável. Hoje, com as novas técnicas de suspensão, se ela está fora do padrão, é porque tem algum componente da suspensão avariado ou empenado e ele deve ser substituído.

Porém alguns mecânicos, “para agradar” o cliente, sugerem economizar no reparo e dar um ‘jeitinho’. Que não é recomendável, pois aplica-se um equipamento que tem um apelido de ciborgue para fazer, na marra, a cambagem voltar para o ângulo original.

Exemplo de cambagem positiva e negativa do carro
As linhas amarelas de vermelhas exemplificam como fica as cambagens positiva e negativa (Foto: ilustração André Almeida | AutoPapo)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marcelo Márcio Guimarães 6 de maio de 2020

Meu carro tá com Lando esquerdo traseiro desgastando. O pernelho oq posso fazer pra não acontecer isso

Avatar
Paul Muadib 6 de maio de 2020

Existem carros que ainda hoje possuem regulagem manual para regular a cambagem.

Avatar
Deixe um comentário