Câmbio automático: afinal, preciso ou não trocar o óleo da caixa?

"Essa é a dúvida de muitos motoristas, já que no caso do câmbio manual o óleo da caixa pode durar a vida toda do automóvel"

Por Boris Feldman 21/09/19 às 07h30
foto painel stepway sem lettering

Cada vez que uma fábrica lança um automóvel com um novo modelo de câmbio automático volta a discussão: troca-se ou não o óleo desse tipo de câmbio? E a resposta não é nem sim, nem não, mas depende. Do quê?

Do manual do seu automóvel. Os câmbios manuais, em quase sua totalidade, já não exigem a troca do óleo. O câmbio automático pode exigir com uma elevada quilometragem que varia entre 50 mil ou até mais de 100 mil quilômetros.

E existem algumas caixas automáticas que sequer exigem a troca do óleo, ele dura a vida inteira. Entretanto, o nível do óleo do câmbio automático de qualquer carro deve ser verificado periodicamente, pois pode acontecer um vazamento que exige levar o carro para reparo.

câmbio automático
Foto Renault | Divulgação
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
58 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
moises 20 de julho de 2021

Tive um fit ex autom 2012 vendi com 120.000 km nunca tive problema no cambio autom nem em lugar algum do carro
Hoje tenho um fit ex autom 2016 com 78.000 km nem penso em trocar o fluido,
no manual da Honda não consta que tem que trocar o fluido do cambio cvt embora muitos picareta por ai fala que a honda recomemda a troca a cada 40.000 km tudo balela querem ganhar dinheiro em cima daquilo que não precisa ser efetuado. resumindo se quem acha que tem que trocar cada um faz o que quer com seu veiculo.

Avatar
Darci pedroso 13 de maio de 2021

Tenho uma Daster horoq esta com 52 mil quilométricas minha pergu ta e presiso trocar o olho

Avatar
kamikase 24 de maio de 2021

se estiver enchergando mal, só fazer um oculos, mas se estiver cego pode ser catarata

Avatar
Francisco Carlos De Assunçao 21 de abril de 2021

Tenho um bora 2008 com 160.000 km nunca troquei o óleo do câmbio automático e nem vou trocar porque o fabricante do mesmo não recomenda. Em time que está ganhando não se mexe.

Avatar
Edson 4 de abril de 2021

Meu carro. SonatA. 2013/2014 automTico. Quantos litros. Cx. Possui? Qual óleo. Correto?

Avatar
Sérgio chagas 31 de março de 2021

Corolla xei 2015, com qual km preciso trocar o óleo do meu câmbio?

Avatar
Marcos Henrique 13 de março de 2021

Vale ressaltar que se no manual não fala nada sobre a troca, e porque o Eng. Estudou esse carro em específico, e como Advogado vou te dizer o seguinte. Se não está no manual e quebrar por falta de troca de óleo, há montadora vai ser responsável, de acordo com o CDC…..

Avatar
Deivison 11 de março de 2021

Olá. Eu tenho um Chevrolet cruze 1.8 2015 e o mesmo está com 104 mil quilômetros rodados. Queria saber se é preciso fazer a troca do óleo do câmbio automático, já que a própria Chevrolet, não recomendam a troca.

Avatar
Tiago 27 de fevereiro de 2021

Tenho uma Kia Carens com 220000 Km é nunca troquei o óleo da cx.

Avatar
emerson antonio de mendonça 4 de abril de 2021

tiago to vendo um carro desse pra comprar ta com 231 mil km?…esse motor vai até quantos km? vc sabe me dizer

Avatar
Tiago 7 de abril de 2021

Oi Emerson.
Eu tinha um amigo mecânico que ia comprar ela, mas ele faleceu. Com isso eu até desanimei a colocar a venda.
O carro tinha 150.000km na época, quando ele dizia que esse motor iria até 500.000km.

Nunca tive qqr problema com peças, mas de qqr forma a manutenção é mínima.

Vendi a contragosto da minha esposa, somente por causa de periféricos que estragavam, tipo acabamento de banco, porta trecos que solta, etc.

Avatar
FRANCISCO JOSÉ FELIX 7 de fevereiro de 2021

eu tenho um carro for de fiesta 2015 gostaria de saber se tenho que trocar o óleo automático

Avatar
Luiz Fernando 26 de janeiro de 2021

No manual do cruze diz que não requer troca do óleo do cambio automático

Avatar
EVALDO TAQUES FILHO 20 de janeiro de 2021

Preciso. Saber. Se. O. Oleo. Motor. Do. Livina nissam. 1.8. E. O mesmo. Da. Caixa. Automatica. As. Veses. Da. Um. Estralo. Sera. O. Oleo. Ou. Falta. Pisar. Mais. No. Freio

Avatar
jonas 20 de janeiro de 2021

boa tarde com quantos quilômetros devo trocar o óleo de cambio do ix35 2.0 2013/2014?
muito obrigado

Avatar
emillyn Silva 18 de dezembro de 2020

Olá. Trabalho em uma troca de óleo especializada em lubrificantes, 13 anos de mercado.
ENTENDAM : Transmissão automática precisa ser trocado o fluído sim. De 2 anos pra cá muitos carros começaram a dar problema no cambio pois as montadoras não indicavam necessidade de troca no manual (por interesse específicos?…talvez)
Nada é vitalício, principalmente quando estamos falando de um carro, e de um cambio, como mediante alta temperatura e pressão um sistema não precisa ser revisado?

Completar somente o óleo não é o ideal, pois contamina com o óleo velho, Faz sentido misturar leite azedo com leite novo?
Ter uma transmissão automática é estar ciente disto, carros como Toyota ou Honda geralmente possuem maior resistência, mas vale a pena arriscar?Não
Se informem e façam uma troca completa com máquina em um local de confiança, muito cuidado no fluído que será colocado, deve ser original ou homologado pela montadora.

Avatar
Paulo RAPHAEL de oliveira 4 de janeiro de 2021

Tenho um Voyage 2019 automático… Com quantos kms é preciso trocar???

Avatar
emillyn silva 4 de janeiro de 2021

a Cada 50.000 km

Avatar
Euclides 24 de janeiro de 2021

Baléla…se o engenheiro recomenda não trocar aí vem um dono de casa de troca de óleo e contradiz !!! Piada né né…só bobo cai nisso … Vcs querem vender o produto e serviço de vcs . … Sigam a recomendação do fabricante e não de comerciantes !

Avatar
emilyn s. 25 de janeiro de 2021

Oh meu amigo, uma pena pensar dessa forma e reagir principalmente.. Balela é argumento sem nenhum fundamentação e experiência. Vida longa e sorte ao seu câmbio 😉

Avatar
LUCIANO 20 de março de 2021

DE QUAL FABRICANTE VC SE REFERE? FABRICANTE DO CAMBIO? FABRICANTE DO VEICULO?
TRABALHO COM REPAÇAO DE VEICULOS A 20 ANOS E SEI MUITO BEM QUE TODOS OS FLUIDOS SAO PASSIVEIS DE TROCA
E DE QUAL ENGENHEIRO VC SE REFERE TBM ?
DO QUE PROJETOU A TRANSMISSÂO OU OU OQUE PROJETOU O VEICULO ?
SE INFORMA DIREITO MEU AMIGO CONVERSA COM UM ESPECIALISTA EM TRANSMISSÃO ELE VAI TE EXPLICAR CORRETO
NÃO SE BASEIE EM INFORMAÇAO DE MANUAL DO SEU VEICULO
VAI TER CONTROVERSAS SEMPRE
SIGA O EXEMPLO DA FIAT E JEEP NAO RECOMENDAO SUBSTITUIÇAO DE FLUIDO DE TRANSMISSAO EEU SEI QUE OS MESMOS CAMBIOS SAO USADOS EM OUTRAS MONTADORAS E LA SAO RECOMENDADO A SUBSTITUIÇAO
FICA A DICA
ABRAÇO

Avatar
edu peti 15 de fevereiro de 2021

Seu comentário, como sempre em terras tupiniquins, mostra Claramente o seu interesse em Vender Troca de Óleo. Brazucas adoram puxar a brasa para sua sardinha. Aff

Avatar
Rafael 19 de fevereiro de 2021

Carros da Kia, fabricados a partir de 2009, não se troca Óleo de cambio automático, estou seguindo orientações dos engenheiros da fábricante. Agora quem quiser seguir empresários mercenarios, fiquem vontade.

Avatar
Marcos Henrique 13 de março de 2021

Vale ressaltar que se no manual não fala nada sobre a troca, e porque o Eng. Estudou esse carro em específico, e como Advogado vou te dizer o seguinte. Se não está no manual e quebrar por falta de troca de óleo, há montadora vai ser responsável, de acordo com o CDC…..

Avatar
Lélis 1 de abril de 2021

Prezado,
Concordo plenamente. O fluído do câmbio automático trabalha com alta temperatura e pressão. Isso, obviamente, faz com que fluído perca as suas prioridades originais ao longo de muitos quilômetros rodados. O risco de não trocar é muito grande e o custo para reparo, muito alto.

Avatar
jose paulo 14 de dezembro de 2020

tenho um corolla 2009 XEI automático com 200 mil km, posso trocar o óleo ou corro riso de dar algum problema se trocar??

Avatar
Ricardo José da Silva 1 de novembro de 2020

Tenho um corola 2011 com gnv, ele tem um vazamento do fluido do oleo do câmbio mais não vem da caixa de câmbio pq eu já olhei, pra fala a verdade n sei de onde vem, ele sempre teve esse vazamento em pontos aleatórios, a última que achei era mangueira velha, aí vazava em um ponto mais corria pra outro ponto dificultando eu localiza o ponto real de vazamento, fiz a troca da mangueira e ficou ok mais ainda existe um que não acho.
Enfim com isso o nivel vai baixando eu já fiz uma troca parcial posso completa até a hora que acha a origem do vazamento ??

Avatar
Edilson 10 de novembro de 2020

GNV adaptado é a pior coisa que pode acontecer num carro flex ou só gasolina ou álcool , o GNV destrói o cabeçote e começa vazar óleo pra todo lado .
Livre se desse carro o mais rápido possível , pois é problema em cima de problema , GNV é uma roubada , no início vc acha uma maravilha pela economia , depois vc vai chorar qdo tiver que fazer o motor do carro.

Avatar
Wagner 2 de janeiro de 2021

Não, GNV não é roubada e a prova disso é meu Santana ano 2001 com instalação em 2004 e até hoje nada de problema,nem cabeçote foi aberto e o carro está com 280 mil rodados no momento.

Avatar
Sérgio chagas 31 de março de 2021

Gnv é furada? Discordo depende de quem dirige ,colocar 30 merreis de gasosa e ficar o mês inteiro no GNV aí não dá .

Avatar
Wagner 29 de outubro de 2020

Boa tarde, gostaria de saber se tenho que trocar o óleo do câmbio automático do Citröen C 3 Picasso ano 2012.
Aguardo retorno. Muito obrigado

Avatar
JOSE SERGIO RIBEIRO SOARES 26 de outubro de 2020

BORIS. Boa Tarde. Poderia me informar quando devo trocar o óleo do cambio automático do NEW CERATO 2014? Já que o Manual não cita nada sob troca! Grato e fique com DEUS. Sérgio

Avatar
Magno Pereira 22 de setembro de 2020

Boa tarde!
a troca do óleo da transmissão da CRV 2008, tem que ser total o pode ser parcial ?
pois já ouvi dizer que a troca total do óleo, só em caso de quebra da mesma. Caso contrário basta fazer a troca de apenas 3 litros.
essa informação procede?.

Avatar
Mauro Silva Gomes 21 de agosto de 2020

Boris boa noite tenho Chevrolet cruze 2015 automático e no manual do fabricante diz que não é necessário troca de óleo tanto no manual como no automático.
Salvo algo que provoque manutenção.
Obrigado e parabéns pelo suas matérias.

Avatar
ROBERTO S PAULO 20 de agosto de 2020

TENHO UM COROLLA 2015 2.0 AUTOMÁTICO. CAMBIO CVT. NO MANUAL CONSTA QUE O ÓLEO DE TRANSMISSÃO DEVE SER SUBSTITUÍDO A CADA 80 MIL KM

Avatar
Lindomar pereira 27 de julho de 2020

Quanto custa pra troca Óleo do câmbio do Voyage automático

Avatar
Celcimardo Almeida 14 de junho de 2020

Gostaria de saber se é precisa troca Óleo de câmbio CVT no Nissan Versa.

Avatar
Rogério 9 de junho de 2020

Tenho um Honda city 2011 com 50.000 rodados…
Faço a troca do fluído do câmbio cvt total ou parcial???

Avatar
joao 27 de julho de 2020

Pessoal.
Não entrem em modo oração!
Se estão procurando esse tipo de informação, é pq querem algo que justifique a falta de manutenção.
Faça a troca, em uma oficina de confiança e durmam tranquilos.
A unica forma de não ter esse tipo de preocupação é tendo um carro com cambio manual ou então fazendo a troca a cada 60.000KM ou 5 anos, o que vier primeiro.

Avatar
Fernando 4 de setembro de 2020

Negativo. Muita gente acaba tendo problema com o câmbio CVT porque insiste em trocar o óleo como se fosse um câmbio automático qualquer. Na verdade nem é um óleo, é um fluído. Se não está previsto no manual do veículo a troca, só faça se realmente ocorrer algum problema, como vazamento.

Avatar
Rudi Amorim 16 de maio de 2020

Tem um Corolla ele está com 119.000 km e nunca troquei o óleo da caixa de caimbro, há necessidade de troca?

Avatar
Roberto Prado 7 de setembro de 2020

Sim Tudo Amorim, teria que ser trocado no meu modo de ver parcial com 40 mil kilometros ou total com 80 mil kilometros nesta segunda retirando o cárter para troca do filtro e imãs, abraço

Avatar
Solange 19 de abril de 2020

Comprei um Fiat 500 automático 6 marchas com 90 mil km rodado o antigo dono não soube me o formar se trocou o óleo do câmbio, aí fui na Fiat e perguntei qual o óleo para o meu carro e eles disseram que meu carro não faz troca fui ao meu mecânico e ele disse que tem que fazer , e agora o que eu faço quem está certo?

Avatar
Maurício 23 de fevereiro de 2020

Essa resposta é de quem não conhece nada do dia a dia de uma oficina mecânica. Pessoal, NÃO EXISTE ÓLEO ETERNO! Isso é balela! O óleo de caixa automática deve ser trocado a cada 60 mil km no máximo! Se não vira uma gosma e compromete o câmbio todo. Não caiam nesse papo!

Avatar
IURI MARSAL 25 de abril de 2020

Tenho um Tucson com 120mil km e o óleo da caixa automático está como novo.

Avatar
João 24 de junho de 2020

Boa tarde Iuri.
Vi sua colocação aqui a respeito de troca de óleo de câmbio Tucson, tenho uma 2014 e aí com quantos quilômetros realmente devo trocá-lo poderia me ajudar respondendo.
Grato
João

Avatar
joao 27 de julho de 2020

Qual o ano?
A minha é 2010,
Foi trocado com 60.000 e com 92.000.
Mas João (eu no caso), você é um idiota!
Observei a validade do fabricante do óleo, entao a troca foi feita com esse pré-requisito.
Em ambas o filtro estava limpo, o óleo com cor ainda aceitável (nao aquele “mel”), porém a temperatura já nao atingia o padrão de óleo novo.
A melhora é estupenda! Parece que o câmbio se mantém novo e com resposta sempre imediata.
Claro, é caro, mas ainda é mais barato que fazer um cambio de 9 conto (sim, 9 é o preço fazendo direito).

Avatar
joao 27 de julho de 2020

Concordo 1000%!
Só diz que nao precisa, quem nunca troca.
A diferença no cambio é muito notável pra quem tem o pé sensível.
Cansei de ver gente dizendo que nao se troca e depois tira um “mel” e nao tem idéia do pq o cambio tava ruim.

Avatar
Denilson 6 de fevereiro de 2020

Olá boa tarde. Compre um corolla 2.0 2013 com 88000km e fui trocar o óleo de câmbio. Estavá preto com cheiro de queimado, disse o mecânico. Ele fez a troca parcial limpou o filtro pois disse que não estava muito sujo. pediu pra rodar 5000km e fazer a troca total para evitar problemas. Esta certo isso?

Avatar
Elias 4 de fevereiro de 2020

É PRECISO TROCAR O ÓLEO DA CAIXA DE MARCHA DO SPIN? desde de já agradeço.

Avatar
AILTON COELHO GOMES 19 de janeiro de 2020

Tenho um Duster automatico 2.0 ano 2012 . Como verificar o nivel do oleo da caixa automatica?
Grato

Avatar
Tiago 3 de fevereiro de 2021

Só colocando carro no elevador . E por gotejamento . Nao tem vareta . VC ABRE O BUJAO EMBAIXO . COLOCA 500 ML E TEM Q SAIR ESSE 500 ML . ABS .

Avatar
ADRIANO CARDOSO DA SILVA 9 de janeiro de 2020

Tenho um Corolla 2013 xrs tá com 172000 km
É preciso fazer ou não a troca de óleo
porém nunca baixou o nível é o óleo está limpinho
Oque vcs sujerem

Avatar
Adilson Trindade 29 de novembro de 2019

Falou o engenheiro.kk

Avatar
Alessandro De Sousa 1 de novembro de 2019

A troca de óleo do câmbio automático tem q ser feita sim
No máximo com 80.000 km
Mas tem q ser retirado todo óleo velho para não contaminar o novo
Essa é minha opinião

Avatar
Carlos Antonio da Silva Pala 25 de setembro de 2019

Nao e o que dizem os reparadores e especialistas sobre o assunto. Nao existe oleo eterno.

Avatar
Sebastião mecanicacariri@yahoo 11 de agosto de 2020

Já possuir 4 Toyota hiluz nunca troquei óleo de câmbio automático todas rodei mais 200.000 nuca tive problema

Avatar
Fernando 4 de setembro de 2020

Exato. Esse povo está confundindo óleo de cambio tradicional com fluído CVT. É completamente diferente. A maioria dos mecânicos e trocadores de óleo estão habituados ao velho método e se esquecem de acompanhar novas tecnologias. Dai o cara faz a troca sem necessidade por “prevenção”, ferra todo o sistema, dá pau e vai culpar dizendo que o câmbio é ruim.

Avatar
Deixe um comentário