Câmbio automático travou no “Parking”? Existem duas soluções!

Tem carro automático que oferece uma única solução para o câmbio travado no P, mas existem outros que não. É o seu caso? Veja as soluções:

cambio automatico carro automovel travado p parking
Câmbio automático do carro travado no P, de parkung (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
20 de agosto de 2020 21:31

Você tem um carro automático e para tirar a alavanca de mudanças do P, de parking, só pisando no freio. Porém se a bateria arriar, não adianta pisar no freio porque ela não desengata.

Mas, imagine que seja necessário colocar a alavanca no neutro, para pelo menos empurrar o carro para algum lugar, ou colocá-lo em cima da prancha do reboque.

Nesse caso, em primeiro lugar, consulte o manual do proprietário pois alguns desses automáticos disponibilizam um recurso para se abrir uma tampinha e virar uma chavinha para liberar a alavanca da posição P.

Mas a maioria dos automáticos não oferece esse recurso e a solução é fazer uma chupeta.

Ou seja: conectar uma outra bateria à sua, energizando o sistema elétrico para destravar o câmbio; ou quem sabe, até acionar o motor e ter condições de levar o carro à concessionária ou a uma autoelétrica.

Câmbio do carro automático travado no P de parking
Existem duas soluções para você destravar o câmbio automático do seu carro! (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
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Maria José Benatti 22 de agosto de 2020

Parabéns pela postagem na Internet.Não tenho carro automático mas na família e uma amiga tem.Quando tinha rádio no carro (roubaram) e ouvia uma emissora FM ficava atenta aos comentários.Tenho um Corsa Wind 2000, que sempre numa subida tem q fazer essa manobra. Tenho uma curiosidade de saber se o volante desse modelo do Corsa são todos pesados,quando não são hidráulicos. Acho os carros da GM muito bons, ja tive 2as caravan de modelos e anos diferentes, no momento é o Corsa, o volante ser muito pesado, estou pretendendo trocar, porque uma das causas das dores da minha costa; que só percebi por não estar saindo com o carro, por conta da quarentena,é quando ter q estacionar, por muita força pra virar o volante. Sera q o volante ser pesado é por estar com problema mecânico ou é assim mesmo? Agradeço desde pela orientação.

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Alcides 22 de agosto de 2020

Alô d.Maria, anota uma dik: colocar pneus novos na frente ajuda e tbm verifica se os pneus é os indicados pelo fabricante pneus de bitola mais larga ajuda a pesar e manda verificar o alinhamento, abs.

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Gobbo 22 de agosto de 2020

Isso já aconteceu comigo. Desespero.

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