Carro flex: macete para pegar de primeira

Se você quer usar etanol, a mistura com gasolina pode ser uma salvação nos dias em que as temperaturas estão mais baixas

PARTIDA CARRO FLEX NO FRIO ETANOL
Os primeiros carros flex tinham um tanquinho de gasolina que foi sendo substituído por tecnologias mais modernas (Foto: FreePik| AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 19/06/2024 às 18h02

O carro flex foi lançado em 2003 e um de seus problemas mais complicados era pegar de manhã nos dias mais frios. Os primeiros flex tinham aquele famigerado tanquinho de gasolina que foi sendo substituído por tecnologias mais modernas.

VEJA TAMBÉM:

Mas seja lá como for, até hoje nas temperaturas mais baixas, no inverno, o carro flex com etanol no tanque tem mais dificuldade para pegar. Porém, existe uma solução praticamente definitiva para esse problema que é acrescentar no tanque de etanol 20 a 25% de gasolina.

O exemplo vem dos Estados Unidos onde o etanol é chamado E85, pois tem 15% de gasolina. Contudo, quando chega o inverno ele continua sendo chamado de E85, mas ao invés de 15, eles adicionam 30% de gasolina para evitar problemas nas manhãs mais frias.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Waslon 21 de junho de 2024

Não tenho esse problema, pois no tanque só meu carro tem, no máximo, 27,5% de etanol.

Avatar
Santiago 20 de junho de 2024

Eu costumo intercalar gasolina e etanol em periodos de 1.200-1.500 kms.
Quando eu priorizo o etanol, mantenho a proporção de 2/3 de etanol pra 1/3 de gasolina (já descontados aqueles 27,5 % de etanol que vem misturados nela). O consumo é bem menor do que se fosse 100% etanol, e fica pouca coisa acima da gasolina. O desempenho continua excelente. E zero problemas com a partida a frio.

Avatar
Stefano 20 de junho de 2024

Meu carro tem aquele sistema de aquecimento elétrico do etanol, bem mais moderno que o tanquinho, e não dá problema nenhum, pode estar com 100% de etanol e o frio que for, pega de primeira. A única exceção é se eu mudo pra gasolina e depois volto pra etanol, ele demora uns dias pra reconhecer essa mudança e passar a acionar esse sistema, mas como raramente ponho gasolina, tudo certo.

Avatar
Deixe um comentário