Gasolina de aviação: posso abastecer um carro com ela?

Um ouvinte do AutoPapo pergunta se seria interessante utilizar gasolina de aviação em carros, pois ela tem octanagem superior

Por Boris Feldman17/12/17 às 16h49

Um ouvinte quer saber se pode usar gasolina de aviação em carros. Você sabe a resposta?

Ouvinte do AutoPapo faz uma pergunta interessante: ele diz que a máxima octanagem da gasolina vendida nos postos é de 102 octanas, a Podium, da Petrobras e a Octapro da Ipiranga, mas ele sabe que motores de alta performance agradeceriam uma gasolina de octanagem ainda maior e que o pessoal que usa jet ski e algumas motos costumam abastecer com gasolina de aviação, que tem octanagem ainda superior, 130 octanas.

E ele pergunta: “por que não existe essa gasolina à venda no posto?”.

Por dois motivos: primeiro por ser exclusiva de aviões e helicópteros e comercializada apenas em aeroportos e heliportos. Em segundo lugar, por danificar o automóvel, porque essa gasolina de aviação contém chumbotetraetila, que provocaria um senhor estrago nos catalisadores dos automóveis.

No áudio de hoje, Boris Feldman tira a dúvida de um ouvinte, que quer saber se é possível abastecer um carro com gasolina de aviação.
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
23 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Paulo 9 de setembro de 2020

    Gostei dos comentários apesar de ter certeza de que ,se alguém conhece de fato o assunto, não convenceu a nenhum dos outros entendidos muito menos aos não entendidos.

  • Avatar
    Jouvanni Barreto 2 de junho de 2020

    No início dos anos 1990 meu irmão trouxe uma scooter HONDA 50 cc usada do Japão, pois bem. Eu ia até o aeroclube de Fortaleza e comprava 10 litros da gasolina que era usada nos aviões . Essa quantidade durava quase um mês porque o motor era muito econômico e o tanque cabia 2,5 litros. Eu sentia que o motor funcionava melhor, as velas não carbonizavam, apesar de ser dois tempos, até o cheiro era bem menos do que a comum. Mas usei por pouco tempo porque era mais cara e distante e tinha medo guardar gasolina em casa.

  • Avatar
    THIAGO 16 de março de 2020

    GRUPO MOTOPROPULSOR À REAÇÃO – TURBINA (JET A1/QUEROSENE)
    GRUPO MOTOPROPULSOR CONVENCIONAL – PISTÃO (AVGAS/GASOLINA DE AVIAÇÃO)

    NÃO SOU CURIOSO, SOU MECÂNICO DE AERONAVES – GMP

  • Avatar
    Geancarlo 30 de agosto de 2019

    Sim,essa gasolina dá maior desempenho nos carros,inclusive em motos 2T.

  • Avatar
    Valdezir Rodrigues 9 de outubro de 2018

    Sempre abasteci minha Brasília com combustível de avião. Nunca deu proplemas só alguns estouro quando ia descer a pomba da linha comprida lá no interior de sc

  • Avatar
    GIOVANE FORTUNA 28 de maio de 2018

    Como upgrade de performance meu carro não possui catalisador ( famoso downpipe). Possui injeção direta de combustivel apta para uso com gasolina podium. Nesse caso será quais problemas posso ter?

    • Avatar
      JOAO VICTOR ALVES DE ALENCAR 16 de agosto de 2019

      O único problema que tem agora é conseguir comprar o combustível, pq é difícil de ter acesso! E também é bem cara.

  • Avatar
    vilmar feustel 20 de maio de 2018

    Valeu boas dicas, parabéns

  • Avatar
    Paulo 18 de maio de 2018

    Depende.
    A Gasolina de Aviação (Avgas) ainda contém chumbo, A gasolina com chumbo não pode ser utilizada em carros com catalisador. Por exemplo, eu uso Avgas no meu Opala 1973 mas no meu Sandero 2014 não posso.
    Quanto a octanagem, não há a problema algum, a Podium tem, em média 97 octanas, a Avgas de 100 a 110.
    Um último esclarecimento, o Jet A1 não é gasolina, é querosene.

  • Avatar
    Marcelo 8 de maio de 2018

    Amigão, desculpa, mas sua afirmação não procede. Eu tinha um Gol G4 1.0 2008, por quase 5 anos quando visitava um amigo que tomava conta de um aeroporto, tanqueava com avgas. A frequência de visita era de 1 a 2 vezes por trimestre. Vendi o G4 com 160mil km, nunca feito o motor, apenas troca de junta de cabeçote. Não baixava óleo nem água. Sentia a diferença quando abastecia com avgas, mas isso não trouxe esses problemas que vc afirma.

  • Avatar
    Carlos 8 de maio de 2018

    Avioes a Jato, sim, usam querosene. Os a pistao, gasolina.

  • Avatar
    Russo 7 de maio de 2018

    Hm, só p ficar claro. Aviões usam querosene e não gasolina

    • Avatar
      Rabelo 29 de agosto de 2018

      So pra ficar claro, aviões usam variados tipos de combustível, Gasolina (Avegas) , Querosene – aviões com turbinas, Álcool e alguns experimentais a diesel!?

    • Avatar
      Cezar 4 de março de 2019

      Aeronaves com moteres a Jato de turbina são a jet(querosene)
      Mas tem aeronaves de pequeno porte que são a pistão movidos a Avgas Gásolina de Avião com alta concentração de octanagem,
      Sou abastecedor aqui no Aeroporto SNAX
      Nao fala o que não sabe

      • Avatar
        Sebastião De Castro Novais 30 de abril de 2019

        Kkkkkkkk verdade a pessoa não entende nada e respode kkkkkkk sobre a gasolina e querosene .

    • Avatar
      Paulo 12 de agosto de 2020

      Depende do avião, tem os a pistão usam AVGAS que é gasolina, e os turbo hélice , jato puro e turbofan usam o Jet A1 ou mais conhecido como querosene

  • Avatar
    Jonatan carlos 6 de maio de 2018

    Leonardo, existem dois tipos de gasolina de aviação. A primeira seria a jetA1 para motores a turbina (a jato) é a outra seria a Avgas para motores a pistão como o Cessna é turbo hélices. Caso você queira abastecer seu veículo com gasolina de aviação seria o Avgas, mas como esse combustível é de alta octanagem (alta taxa de compressão) provavelmente seu motor iria explodir. Sim a um ganho de potência mas o seu motor teria que ser preparado com pistões e bielas de titânio para suportar a potência extra. Espero ter respondido suas dúvidas!

    • Avatar
      Rian 4 de fevereiro de 2019

      Se misturar os dois tipos de gasolina, meio a meio tem algum problema?

    • Avatar
      Tirulipa 25 de maio de 2019

      Só um adendo amigo, motores turbo-helice usam jet a ou jet a1 e nao nao avgas(o nome ja diz turbo-helice) portanto usam turbinas.
      Motores a pistao (rotativos) usam avgas

    • Avatar
      Nelson 26 de junho de 2019

      Bobagem sua explicação .

    • Avatar
      Paulo 12 de agosto de 2020

      AVGAS é gasolina, Jet A1 é querosene, não tem nada haver uma coisa com outra

  • Avatar
    Leonardo 20 de março de 2018

    Ok. Mas existe algum benefixio imediato, maior potencia, maio autonomia, melhor desempenho?

    • Avatar
      Tiago Paulo 14 de abril de 2020

      Só para vcs terem noção. Os carros protótipo do rally dos sertões usam avgas pura. No ano que o rally passou na minha cidade, nos boxes da equipe Ford, eu perguntei pro mecânico que estava mechendo na Ford ranger do campeão Baumgart. Ele afirmou usavam AVGAS pura. Logo no quesito competição AVGAS é sem sombra de dúvidas excelente. Veículos mais antigos onde não existe catalisador e sonda lambda não tem pronto algum usar.

Avatar
Deixe um comentário