Catalisador: conheça os sinais de que algo não vai bem

Você sabe qual é a importância do catalisador? E como identificar os alertas de ele pode não estar funcionando corretamente?

catalisador shutterstock 1103678069
Por Boris Feldman
Publicado em 02/07/2018 às 21h30

Entenda de três maneiras simples como reconhecer os alertas de que o catalisador do seu carro está com mau funcionamento.

[TRANSCRIÇÃO]

Muito motorista nem imagina que seu automóvel tenha um componente chamado catalisador. Mas, ele está presente no escapamento de todos os carros e tem a importante missão de eliminar a nocividade dos gases que vem do motor. O catalisador pode ter problemas que se manifestam de três maneiras: primeira, o barulho do escapamento pode se alterar de uma hora pra outra, e o motivo pode ser o catalisador danificado. Uma segunda manifestação pode ser pela perda de potência, se o motorista perceber uma redução no desempenho do carro,  a explicação pode estar no catalisador.

Até aqui, foi necessária a a sensibilidade do motorista para perceber o problema. A terceira manifestação é mais simples e objetiva: hoje, um problema no catalisador pode também fazer acender a luz de alerta no painel, que é a luz da injeção representada pelo desenho de um pequeno motor.

catalisador do seu carro
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
59 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cristiano dos Santos Borges 10 de abril de 2024

Meu Peugeot Alure 408 ano 2012, esta com barulho na saida do coletor,hj começou com im vheiro ruim mais o carro não está fraco e nem com a liz de injeção será que é somente a jinta do coletor do escapamento?

Avatar
Eduardo Grego 1 de abril de 2024

Tenho um Peugeot 2008 de 2014 a gasolina de 3 cilindros agora já apareceu o sinal do motor a laranja vou ao mecânico dizem que é gazes apaga as luzes e para pôr gasolina de 98 .
O que será catalisador ou a válvula de gases.
Obrigado

Avatar
Ana 24 de agosto de 2023

Tenho um polo 2011 1.6 sedan ,ele tem um barulho de ronco no motor ,não sei oq fazer pra tirar esse som ,ele só faz esse som de ronco ,qdo tá em baixa rotação,só qdo passar a primeira ou a segunda ,aí ele da uma vibração e o moto ronca ,aí qdo ele pega velocidade esse barulho some ,já levei em 3 mecânico e só fez gastar dinheiro ,ninguém sabe oq e ,já troquei todos os cálcio do motor ,já tentei ver se e o catalisador e TB não e nada ,tá tudo certo ,alguém com experiência pra ajudar eu pelo amor de Jesus?

Avatar
Paulo Henrique 7 de março de 2024

Algum parafuso da embreagem mal apertado, do volante do motor, das polias ou até mesmo bomba d’água.

Avatar
Fabio Junio 20 de junho de 2023

Tenho uma s10 2008 flexpawer a um ano e oito meses, ela já estragou duas sonda lambda neste período, o mecânico falou em retirar o catalisador pois ele pode estar muito sujo e porisso estragando a sonda lambda. Falou também sem o catalisador o consumo aumenta. Gostaria de uma orientação
Boa tarde.

Avatar
José 21 de fevereiro de 2023

Renault clio /ano 2000,carro em estrada em velocidade baixa(50km) ele estremece tipo furo no pneu traseiro em relanty o barulho de escape é irregular o som é grosso, pedia ajuda sff

Avatar
Marcos 5 de dezembro de 2022

Tenho um prisma 1.4 ano 2010 e ele apresenta um problema que os mecânicos ainda não descobriram mesmo porque não é toda hora que acontece. Ele costuma perder potência de repente então para o carro desligo a chave depois de alguns religo e a potencia volta novamente, porém de uns tempos para cá ele persiste com potência baixa. Já foi trocado corpo borboleta, sonda lambda, velas, cabos etc .
Alguém poderia ter uma dica, será que pode ser o catalizador ????

Avatar
Antonio Magalhaes da Fonseca 20 de dezembro de 2022

Eu também já tive um Prisma 1.4 e passei por um problema semelhante, e o defeito estava no cabo terra da bateria que estava com mau contato. Apos troca-lo não teve mais o problema.

Avatar
André 26 de novembro de 2022

Tenho um HONDA JAZZ DE 2010 1200CC de 68cvs com 250mil. Comprei-o recentemente e há coisa de 2 meses, comecou a por acender a luz de injeção ja foi por 3 vezes ao mecanico do stand, pois ainda esta na GARANTIA. E o caralizador conyinua intupido. Para além dos consumos altos, nao sinto qualquer diferença.
O que posso eu fazer pra resolver tal problema?
Agradeco qualquer sugestao.

Avatar
Josafa da Silva Oliveira 8 de setembro de 2022

Olá boa noite então no meu caso tá difícil de descobrir oque é já fiz cabeçote,já conferimos ponto, já troquei a sonda já fiz de tudo e meu catalisador não para de ficar em brasa oq o senhor poderia me indicar a fazer desde já agradeço

Avatar
Sergio 9 de maio de 2023

Pode ser a descarga entupida

Avatar
Paulo Henrique 7 de março de 2024

Quando o catalizador começa a entupir dão esses diagnóstico no seu comentário, troca o catalizador.

Avatar
José 11 de julho de 2022

Boa noite alguem me sabe dizer porque razão a audi alrrod 2.5 tdi acende aluz da injeção e nao passa das 3 mil rotaçoes. Obrigado.

Avatar
Adriano 30 de janeiro de 2023

Amigo pode ser o sensor de detonação

Avatar
João Farias Benedito 14 de março de 2023

Tenho um Punto 1.4 8v 2010. Toda partida a frio fica oscilando muito a marcha lenta e se tentar sair com elea sim que liga, morre. Já troquei cabos, velas, bobina, limpeza de bicos, sonda… e nada de resolver. Será que pode ser catalisador? Ele tá bebendo muito.

Avatar
Sergio 9 de maio de 2023

Revise catalizador e todo sistema de descarga

Avatar
Raphael Handel 25 de março de 2022

Tenho um corsa 2000/2001, muitas vezes parece que depois que o motor esquenta ele começa a ficar amarrado, não anda, e por outro lado se antes de eu andar com ele deixar ele esquentar bastante ele até desenrola um pouco, já troquei muita coisa mas ele não anda como antes , já fazem 3 anais que passa nos mecânicos e ninguém acha o que é, alguém poderia me ajudar a resolver ……obrigado

Avatar
Alexandre Villela Carneiro 31 de janeiro de 2022

Bom dia, minha Ranger 2014 cabine dupla diesel perdeu potência e eu observei um pó branco na saída da descarga, pode me informar o que pode ser. A luz que ascendeu no painel foi a de emissão de poluentes válvula DPF a da injeção não escondeu. Aguardo resposta, obrigado.

Avatar
Abilio Guerra Coelho 9 de dezembro de 2021

Boa tarde amigos.
Tenho um mercedes c200 w203 compressor, vai para cinco anos que o comprei, (maldita hora), só me dá problemas. Tem pouca pressão, nas subidas em estradas secundárias morre que parece mais uma carroça puxadas a cavalos. Já o levei a várias oficinas e ainda não conseguiram nada. Inclusive na mercedes..
Se alguém já teve uma joia destas de esvaziar a carteira que diga alguma coisa. Um abraço para todos. Ah! Quanto aos consumos, o melhor é andar de taxi…

Avatar
Luiz Quintanilha 16 de janeiro de 2022

Bobinas em curto , muita das vezes não é detectada pela leitura do scanner

Avatar
Cláudio Sá 1 de setembro de 2023

Sem tirar nem por tenho um c200 kompressor só me fode na carteira maldita hora que o comprei neste momento esta me aquecer muito rapido e vai abaixo ja percorri varios mecanicos nao me sabem dizer nada, ja pensei em levar a bruxa acho que é melhor

Avatar
Lafaiete Moreira Gaspar 22 de julho de 2021

Bom dia troquei o catalisador do meu carro juntamente com flexível a sonda lambda primária e o barulho ainda continuou. O carro ficou bom, mais o barulho me incomoda muito

Avatar
Salvador 20 de janeiro de 2022

Pode ser escapamento ele tem um tipo de labirinto dentro quando enferrujam essas paredes apodrecem e fica direto aí aparecem o barulho e só vai alimentando.

Avatar
Aloísio 28 de outubro de 2022

junta desgastada ou algum empenamento e vazamento
no coletor de escape

Avatar
Wilker Candido dos passos 18 de julho de 2021

Bom dia eu tenho um corsa classic ano 2008 já troquei bicos velas cabos de velas filtro de ar filtro de combustível sensor da lanbda mais ele continua consumindo muito combustível preciso de ajuda

Avatar
Claudio 29 de julho de 2021

Amigo tenho um 207 passion 2009 1.4 eu fazia nele na cidade 10 por litro
Cai na besteira de limpar o catalizador retiraram a ceramica agora ele tá fazendo acredite ou não mas só 4 por litro
Resultado terei q tirar do bolso 800 reais pra um novo.
Um alerta e não caiam na conversa de tirar a ceramica do catalizador sem ter certeza q realmente ela ta Boa ou aumenta potência no carro
O prejuízo é bem maior

Avatar
Jonas 3 de agosto de 2022

Tive um corsa 2007, esquentava, bebia e não andava. Troquei praticamente tudo e não resolvia. No final foram olhar a polia do virabrequim. Estava fora do ponto. Estragou a chaveta da polia e ficou fora do ponto. Foi trocada a polia e também a roda fonica e está melhor do que novo. Esse é o problema dos motores chevrolet que ninguem fala.

Avatar
neverton bandeira 12 de junho de 2021

tenho um gol bola ap 95 esta com consumo elevdo de combustível.ja fiz todas trocas de vela e cabos regulador de pressão e se mantém o consumo.agora vi que catalisador ta só com um parafuso na junta.ta com folga.seria isso?

Avatar
carlos pascoal 11 de maio de 2021

Ranger rover discover diesel2004 não pega ajuda

Avatar
João Farias Benedito 14 de março de 2023

💣💣💣💣💣💣💣💣💣💣

Avatar
Bruno 6 de maio de 2021

Meu Palio está com barulho de uno e fedendo pode ser o catalisador fiz meu motor todo

Avatar
Claudio 3 de maio de 2021

Bom dia, dois caras aqui da minha rua roubaram a cerâmica do catalisador do meu carro fox, qual perigo eu corro rodando com o catalisador adulterado?

Avatar
Edina de farias 22 de setembro de 2022

Se descobre numa blits infração gravissima

Avatar
Wagner Cláudio rocha barbosa 29 de abril de 2021

Tenho um corsa quando chega a 100 por hora ele fica perdendo foca e fica com um barulho estranho tipo se como o escapamento tiversse furado ao reduzir ele dá uns pipoco oque sera?

Avatar
Hermano Caroba de Oliveira Neto Hermano 15 de julho de 2021

Meu carro esta fazendo um barulho muito forte( Corsa Classic).
Não sei onde é o barulho, porem quando passa de 100 por hora perde velocidade e acende a luz da injeção.
Troquei cabo de vela e velas também, porem continua com a luz acesa quando passa de 100 por hora e perde potencia,
O mecânico falou que precisa trocar o catalizador,
O catalisador com problema pode fazer esse barulho que comentei?

Avatar
Jonas 3 de agosto de 2022

Tive um corsa 2007, esquentava, bebia e não andava. Troquei praticamente tudo e não resolvia. No final foram olhar a polia do virabrequim. Estava fora do ponto. Estragou a chaveta da polia e ficou fora do ponto. Foi trocada a polia e também a roda fonica e está melhor do que novo. Esse é o problema dos motores chevrolet que ninguem fala.

Avatar
Jhonn 6 de novembro de 2021

Olá Wagner, pode ser a bobina que faz perder a força por não estar mandando a faísca direito para as velas, já tive um Palio 1.0 98 Motor Fiasa e tava com esse problema também, não conseguia subir nenhuma ladeira com o carro, nem de 1º marcha que ele não aguentava, testa isso, é uma possibilidade.

Avatar
Paulo Henrique 7 de março de 2024

Catalizador, só trocar.

Avatar
Jair 23 de janeiro de 2021

Tenho um HB20. Ano 2014 m 2015. Tem pequeno defeito não pega friu rápido. Levei no mecânico falou que e catalisador.mas isso intere na partida do carro.corro 5 anos nao pode ser catalisador

Avatar
Leandro oliveira 16 de fevereiro de 2021

Bom dia. Estou com esse mesmo problema, meu carro é um voyage. Você conseguiu resolver o seu caso?? Se sim, qual diagnóstico deram pra você??
Estou desesperado, pois ainda n solucionei o meu

Avatar
Zaron Pacheco Gonçalves 12 de dezembro de 2020

Fui na oficina pois meu carro perdeu força passaram o escanear e deu que tinha problema aintrocaram vela bobina limpesa de bico e TBI TUDO BEM.TROCARAMNTUDO E NADA AI E A VOMBA DE CASOLINA TIRAMRAM MECHERAM NA BOMBA naonteocaram a bomba mas o CARRO FUNCIONOU BEM SAI PRA Ir NO CENTTRO 20km de onde moro mais ficou um cheiro de.gasoli a no carro insuportável no meio.do caminho.falhou de novo perdeu força e nao andou mais mas neste.periudonque ele.foi fazendo força o catalizar o catalizar.explodio parecia uma.bomba arregaçou toda a surdina aí oficina me resgatou levou carro de volta pra.oficina dando socos e.batendo co. Um a chave em cima da bomba pro carro andar Sim que ele andou alguns quilómetro e não.andou mais perdeu força total e teve que ser rebocado na ofici a trocaram a bomba e.o carro FUNCIONOU bem.soncpm.barulho de carro sem.silenciador o que eu quero saber porque explodir o catalizador ?

Avatar
Vanda Lourenço 25 de julho de 2020

Tive problemas com o catalizador do meu Fox e o mecânico retirou o favo e o carro ficou com barulho e normais?

Avatar
José Cauende 23 de maio de 2020

Meu carro suzuki celeiro, o catalizador está tão quente nem uma brasa, e quase que faz chama. O que faço.

Avatar
César Caldeira Cardoso 17 de maio de 2020

Tenho uma S10 2014 flex com GNV com todas as revisões em dia. Em uma viagem recente para Florianópolis rodando no etanol o carro começou a falhar até parar. Depois de 20 minutos parado voltou a funcionar normalmente. Inicialmente apresentava problema só no etanol, porém agora apresenta o mesmo problema rodando com GNV. Levei na concessionária em Florianópolis e no Rio, na empresa que instalou o GNV e ninguém descobre o defeito. Todos dizem que é um defeito intermitente e muito difícil de detectar.

Avatar
CLAUDIO RICARDO NUNES GUIMARAES 12 de maio de 2020

Já troquei as sondas e os catalisadores da Sorento e o painel continua ascendendo. Agora o mecânico disse que o catalisador dianteiro pode estar com problema por ficar cinza ao aquecer. Procede?

Avatar
Augusto de Souza Ribeiro 17 de março de 2020

A luz de indicação acendeu no painel como problema no catalizador, levei na cocesionaria VW,eles trocaram uma vela quebrada dizendo que era o problema, será verdades?preciso. Saber.

Avatar
Rinaldo 24 de fevereiro de 2020

Na minha Saveiro, com 35000 km, o escapamento parece entrar em ressonância em torno de 3000 rpm. O que pode ser? O barulho interno com os vidros fechados fica muito alto.

Avatar
José Alberto Lima Ribeiro 20 de janeiro de 2020

Meu carro um prisma 2011 1.4 tá sem catalizador, coloquei uma descarga Nova, quando passo de 100km sinto um Ronco dentro do carro, será que é a falta de um catalizador.

Avatar
Bruno 31 de agosto de 2019

Bom dia
Tenho um corolla 2004, quando estou acima de 100 km/h ..
Faz um barulho grave no interior do carro.
Como se fosse descarga furada.
Não sei mais o que fazer…
Será que pode ser o catalisador?
Ainda não verifiquei essa peça…
Se alguém souber de algo.
Meu e mail é bd-scofano@bol.com.br

Avatar
FilipqFilipe 10 de setembro de 2019

Com certeza é o catalizador.

Avatar
Gizele ribeiro 24 de agosto de 2019

Devo andar normalmente com o catalizador dando sinal no painel?

Avatar
Gizele 24 de agosto de 2019

Devo andar normalmente com o catalizador dando sinal no painel?

Avatar
antonio carlos mariano 6 de agosto de 2019

agradecido pela explicação DEUS abençõe

Avatar
José Pedro da Silva Pedro 26 de fevereiro de 2019

Qual o perigo de viajar com um carro tendo o catalizador fazendo um barulho como se fosso o escapamento furado ? Corre o risco de ficar no prego ?

Avatar
André 24 de maio de 2019

Meu carro pende fossa na subida de uma ladeira Esso Ponde ser ó catalisador ruim ou não…

Avatar
Fabio Roberto 7 de agosto de 2019

Kkkkkkkkk seu carro está na fossa?

Avatar
caio 15 de fevereiro de 2021

as vezes sim ou não mais para saber só olhando ó poblema do carro msm as vezes pd ser no motor,É um tanto quanto difícil detectar defeitos no catalisador sem que a peça seja removida para observar o desempenho do motor sem ela. No entanto, entre os principais sintomas está o aumento da rotação do motor em marcha lenta, aumento de consumo de combustível, interrupção do funcionamento do motor após alguns minutos (caso o componente esteja entupido, gerando aumento da contrapressão no escape) e lentidão ao se pisar no acelerador.

Avatar
Nilo 6 de fevereiro de 2019

Bom dia Boris Feldman, sobre o defeito no catalisador acontece num Ônibus Agrale/Marcopolo 9L 2018, que nenhuma das situações mencionadas no seu artigo, mas as vezes sai muita fumaça branca pelo escapamento, que hoje está com 20.000 KM rodados. Esse defeito pode ser causado por mau uso do veículo ??? O catalisador entupido por acontecer isso ??? O seu fabricante se responsabiliza por um defeito no ônibus com essa quilometragem, mesmo sem ter feito as revisões periódicas ???
Desde já, muito obrigado !!!

Avatar
Elizabeth Aparecida Egrégio Da Siva 2 de julho de 2018

Gostaria de saber direito do acontecido do final pole cowper.assisti tudo esperando o finsal e nao entendi. O gugufoi espetacjlar mas parece q foi fojada uma sifuaçao

Avatar
Deixe um comentário