Chave presencial veio para facilitar, mas pode dar em divórcio

Na ânsia de modernizar os veículos, engenheiros e marqueteiros costumam escorregar ao lançar “novidades” como a chave presencial

037525200 1205412431
Por Boris Feldman
Publicado em 30/04/2018 às 10h08
Atualizado em 06/02/2020 às 20h42

A eletrônica provocou uma verdadeira revolução no automóvel e pode-se afirmar que, nos últimos anos, as únicas novidades da indústria são baseadas nas modernidades oferecidas pelos computadores integrados às entranhas do carro. Entretanto, na ânsia de modernizar – seja lá como for – todos os comandos e controles do veículo, engenheiros e marqueteiros costumam escorregar ao lançar “novidades” que não dizem a que vieram. Uma delas é a chave presencial.30

Na ânsia de modernizar os veículos, engenheiros e marqueteiros costumam escorregar ao lançar “novidades” que não dizem a que vieram; uma delas é a chave presencial

Chave presencial é aquela que você deixa no bolso e, para ligar ou desligar o motor, basta apertar o botão “start and stop” no painel.

Nunca entendi a vantagem da ausência desta chave no painel. É tão complicado assim fazer girar um tambor com a chave para ligar o carro?

Mas não é difícil imaginar uma de suas desvantagens. Aliás, fique atento caso seu carro tenha a chave presencial, pois ela pode provocar uma cena que já ocorreu diversas vezes na vida real: maridão chega em casa a noite e mulher vem correndo encontrá-lo, ainda dentro do carro. Ela diz que precisa do possante para umas comprinhas de última hora para o jantar.

O marido entra em casa, ela toca para o supermercado. Chega, encosta e vai às compras. Depois, ao voltar, ela entra no carro mas não acha a chave em lugar nenhum e não consegue ligá-lo. Impossível, pois a chave continua no bolso do paletó do maridão.

Ou seja, sair sem a chave, o carro sai, pois ela estava por perto. Mas depois, impossível ligá-lo com a chave a quilômetros de distância. Solução? Ligar para o marido que sai de casa para socorrê-la com o outro carro, ou de moto, táxi ou Uber…

Mas a história pode ter outro final nada feliz. Vai que, ao invés do supermercado, a mulher tenha ido ao motel se encontrar com o outro. Vai ser muito delicada qualquer explicação razoável para o juiz encarregado do divórcio…

Foto Ford | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
25 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Raul 10 de maio de 2022

Bobagens à parte, o que é sério é o fato de a bandidagem estar xlonando o sinal que a xhave emite para furtar o carro com facilidade.
Cabe às fabricantes desenvolverem algo e rápido pous a responsabilidade é deles; e não nos obrigando a tomarmos providências obsoletas comu utilizar bloqueio com alumínio.

Avatar
GUILHERME 30 de dezembro de 2021

Que reflexão fraca, machista, enfim, estúpida.
Convém ao jornalista ler um pouco mais, ganhar um pouco de cultura, para não escrever tanta bobagem em pouco espaço.
Que lástima uol.
Sou leitor diário da uol, e nunca li algo tão inútil. Escolha melhor os textos que pretende publicar, por favor!

Avatar
Roberto 8 de dezembro de 2022

Mas como você é chato! Não se pode mais fazer piada que fica “ain é machismo” ain é mimimi”

Avatar
MARCO AURELIO DOS SANTOS CEZARIO 8 de dezembro de 2021

Minha nossa, que falta de pauta meu…
Não tinha nada melhor para escrever sobre a ideia, relevância e praticidade de uma chave presencial?
Tanta coisa para se falar, não disse nada e ainda veio com um exemplo de problema que nada tem a ver com a tecnologia em si…
Pagaram por isso?

Avatar
José Carlos 20 de outubro de 2021

O melhor é a chave do Audi A4. Ela faz as vezes do botão, ou seja, vc aperta a chave contra o painel no local da ignição. Se toda chave presencial travasse o carro após alguns longe do carro, ok mas isso não acontece. Realmente não vejo essa vantagem toda da chave presencial. Sensor de ponto cego é outra coisa que fica inutil no carro que tem retrovisor com espelho convexo. Parafernalia inutil igual a função de estacionar o carro sozinho que só serve para mostrar para os amigos que o carro tem isso. Tenho carro em casa com chave presencial porque não tem escolha, mas prefiro ainda do meu A4. Coisas inúteis para justificar o preço absurdo dos carros.

Avatar
Márcia Dias 18 de julho de 2021

Acho o máximo chave presencial, eu prefiro nada de ficar ligando carro com chave. Agora o fato que a colocação de ir ao motel e complicar a vida isso cabe mais para os homens… Achei nada legal esse machismo imperado na postagem. Mesmo porque traição não está ligado a inovação do carro. Ok

Avatar
Grégory 5 de agosto de 2021

Nada haver, isso tem nos dois lados… Só home é mandado pra guerra, porque mulher não? Querem tanto igualdade que quando tem algo igual é machismo… Sem cabimento…

Avatar
Paulo 7 de abril de 2021

Esse Boris é um ultrapassado, várias matérias dele contra avanços tecnológicos. Esse é do tempo da carro a vapor.
Já passou da hora de se aposentar.

Avatar
Eduardo 6 de dezembro de 2020

“Nunca entendi a vantagem da ausência desta chave no painel. É tão complicado assim fazer girar um tambor com a chave para ligar o carro?”?!? Quem escreveu esse texto??? Não foi por preguiça que se criou essa facilidade, mas praticidade e segurança. Quem escreveu essas baboseiras aí nunca viu um carro com chave presencial, pois se você sair com o carro e a chave não estiver no interior do veículo, o carro AVISA!
Chave presencial é de uma praticidade tremenda.
Recomendo pra pessoa que escreveu isso, fazer uma simples pesquisa de campo, vá dirigir alguns carros com esse padrão de chave, vá CONHECER sobre o que você se propôs a escrever.

Avatar
Lucas 23 de setembro de 2020

Essa matéria foi a mais inútil que eu já li na vida! Acredito que aconteceu isso com o autor e ele veio aqui dar seu exemplo, por isso essa revolta! Ou pior ainda, não pode comprar um carro com chave presencial e está com inveja.

Avatar
marcelo 12 de setembro de 2020

Com certeza absoluta,a chave presencial nunca será perfeita como a chave a tambor, é só rodar a chave do carro e funcionar e quando chegar ao destino ela está lá presa e você sempre lembra em desliga lá.

Avatar
Fauno Alves Mendonça 2 de setembro de 2020

Matéria de quem tem inveja de coisa boa! A chave presencial é absolutamente útil.

Avatar
Manuel 14 de fevereiro de 2020

…que absurdo…esculhambar algo indiscutivelmente tão útil…que matéria inútil di meda…eu hein!

Avatar
Fauno Alves Mendonça 2 de setembro de 2020

Coisa da UOL. Bando de sem noção. O mecanismo é excelente e extremamente útil.

Avatar
Flavio Santos 26 de janeiro de 2019

Nesse caso tem mais é que se lascar mesmo! Ahahahaha

Avatar
Júlio Cesarr 29 de julho de 2018

Interessante a matéria que mostra evolução do sistema de ignição. Gostaria de saber se os carros com chave presencial também fornecem chave reserva presencial e qual seria o tempo de vida útil desta chave reserva ?

Avatar
HAROLDO 22 de outubro de 2018

Tem sim. Discordo da materia. Paea mim a chave presencial é uma maravilha. Se pudesse não compraria um carro sem esse recurso. A praticidade é grande de não precisar procurar chave no bolso ou na pasta.

Avatar
Jorge 6 de dezembro de 2020

Vem sim. A reserva também é presencial. E é uma coisa extremamente útil e versátil!

Avatar
EVANDRO CARLOS DE ARAUJO 8 de junho de 2018

Boris, ouvi seu comentário na CBN hoje, que me deixou boque aberto, falar que a chave presencial é ruim, por conta de motoristas desatentos, pra mim é um pouco ridículo, o condutor deve ter atenção e não utilizar a chave de forma errada, se passa o carro pra esposa como você menciona e sai com o carro sem a chave, ao perceber que as chaves ficaram em casa e o carro não funciona, já é tarde, mas isto é um problema de mau uso, e não que o sistema não é bom, resumindo, comentário infeliz.

Avatar
Eduardo 6 de dezembro de 2020

Eu não conheço carro que tenha esse tipo de chave, que não emita um aviso se você se afastar da chave com o veículo em funcionamento! O sistema tem sensores pra evitar esse tipo de erro, pois de fato as pessoas esqueceriam, mas essa situação que ele inventou é muito improvável de acontecer.
O sistema também não deixa você travar o carro com a chave dentro (pois alguns modelos você trava e destrava o carro na maçaneta da porta com o dedo, pressionando um botão ou ao puxar a maçaneta).
Outra aspecto de segurança, é que alguns modelos ainda tem uma função excelente, por exemplo, caso você chegue no seu destino, saia carro e se esqueça de travar o veículo, após certa distância de afastamento (que eu me lembre uns 4 metros no máximo), o sistema detecta que a chave não está dentro do veículo e nem nas proximidades e ativa as trancas (e alarme se houver)! Olha que maravilha né? Até os avoados estão seguros com um sistema desses, oras. E pros carros que tiverem fechamento automático dos vidros, o sistema também faria isso, você não corre o risco de sair, esquecer o carro com as janelas abertas e quando voltar seu carro está depenado ou em dia de chuva, alagado hahahahaha.

Avatar
Roberto 6 de maio de 2018

Depois de uma matéria dessa, ridícula, que credibilidade tem para eu ler outras.

Avatar
Gerson Aranis luza 1 de maio de 2018

Enfiar uma lata no carro para fazê-lo ligar é coisa arcaica. A mesma coisa é ladrão levanta seu carro! Isso já deveria ter acabado no século passado

Avatar
Igor 30 de abril de 2018

Caro Boris, a grande importância da chave presencial, além da comodidade, foi verificada nas lesões causadas pela chave comum em acidentes.

Avatar
Guilherme 30 de abril de 2018

Parabéns, essa foi a matéria mais inútil desse site

Avatar
Maycon 30 de abril de 2018

Que matéria ridícula. Comodidade da chave presencial é indiscutível. Só falta criticarem a direção elétrica dizendo ser coisa para preguiçoso! Bola fora heim!

Avatar
Deixe um comentário