Como evitar o choque na porta quando descemos do carro?
Existe um jeito de parar de tomar aqueles choques chatos na hora de descer do carro - e não tem nada a ver com o sistema elétrico
Por Boris Feldman 09/09/18 às 08h00Existe um jeito de parar de tomar aqueles choques chatos na hora de descer do carro - e não tem nada a ver com o sistema elétrico
Por Boris Feldman 09/09/18 às 08h00Entenda o que leva o fenômeno a ocorrer, e como evitar de tomar o choque na porta do carro. O Boris explica!
[TRANSCRIÇÃO]
Nessa época de clima mais seco, é comum o fenômeno do choquinho. Ou seja, quando o motorista ou passageiro sai do carro, pisa lá fora, e coloca a mão na maçaneta para fechá-lo, ele leva um pequeno choque na porta.
E muitos pensam tratar-se de um problema elétrico do carro, de algum equipamento em curto, por exemplo. Mas não é nada disso. Trata-se da eletricidade estática que vai se acumulando na roupa com o movimento do carro.
Esse fenômeno depende do tipo do estofamento e do tecido da roupa, e não é difícil evitá-lo. Basta, ao descer do carro, manter a mão apoiada em qualquer parte metálica do automóvel. Com isso, essa eletricidade estática é descarregada assim que se toca com o sapato no chão, evitando-se o choquinho na maçaneta.