Comprar pneus: confira o DOT antes de fechar negócio

Os pneus são importantíssimos para o automóvel, portanto, é necessário ter cuidados na hora em que for comprá-los.

pneu prazo validade dot
Por Boris Feldman
Publicado em 16/02/2020 às 08h00
Atualizado em 18/02/2020 às 17h11

Ao comprar um jogo de pneus que tem custo elevado, recuse ofertas com os preços lá embaixo, porque com segurança não se brinca.

Então, atenção para três economias que você não deve fazer nessa hora, a primeira: comprar pneus remold, ou remoldados. Pois são perigosos, mesmo ostentando a etiqueta do Inmetro. A segunda é o pneu ressulcado – operação praticada por muitos borracheiros que aprofundam os sulcos do pneu careca.

E, finalmente, o pneu no estoque da loja, porém já fabricado há quatro ou cinco anos e que vai expirar dentro de dois a três no máximo. O pneu aparentemente está novinho, mas se o DOT (quatro dígitos que indicam a semana e o ano de fabricação gravados na lateral do pneu) indicarem que ele já foi fabricado há mais de dois anos, recuse-os! Pois é sinal de que estão encalhados na loja.

pneu prazo validade dot
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
135 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
PAULO RENATO 20 de fevereiro de 2020

ÓTIMA MATÉRIA. BONS COMENTÁRIOS.

Avatar
André 19 de fevereiro de 2020

Nunca vi isso, pneu não tem validade.
Existe garantia dentro do período de 5 anos constado na NF de compra.
O DOT semana e ano é somente para identificar caso não tenha nota, o prazo de garantia passa a ser analisado pelo DOT do pneu. Pois cada fabricante têm seu próprio termo para análise dentro desses 5 anos.
Pneu não é produto que se come pra ter validade.
Deve-se observar que borracha degrada, mais as propriedades da borracha vai se descaracterizando com o uso.
Pneu produz muito pois o consumo é muito maior do que pode se imaginar.

Avatar
Mateus de Souza 4 de outubro de 2020

Segunda várias fontes conceituadas, pneus tem validade de 5 anos, após esse período pode ser usado mas com maiores riscos até o limite de 10 anos. Já vi comentários de gente que colocou pneus novos e começaram a se decompor na estrada… detonaram a revenda, mas certamente ou é má fabricação ou estavam “vencidos”. Uma pesquisada no Google basta para ver estas informações. A borracha se degrada com o tempo e pode começar a se destruir, portanto, não é seguro.

Avatar
Willian 14 de agosto de 2021

Lamentável que VC pense como um jumento disvairado. Lógico que pneu tem validade . Vai estudar vai..pra VC não passar vergonha e *

Avatar
jhon 19 de fevereiro de 2020

viigiiii mariaa.. eita.. uai.. oceis ta aki pra ver a materia ou fkar percuranu erru nu modis di iscrivinha.. iiiii.. ainda beim ki eu sei iscrivinha diritim neehh.. i ningueim memu vai pricura vee ki eu num errei memu im nada nu iscrivinhamenmeto kkkkkk.. otima materia.. parabens.. xau xau pessuar..

Avatar
José conrabo 21 de junho de 2020

Iço mesmu vamu iscreve curetamenti e queim vinhe inche o saco nóis mandar se lascas

Avatar
nelson nicolau reis 24 de novembro de 2021

as pessoas andam muito “enfezadas”

Avatar
Júnio Alves 19 de fevereiro de 2020

Acho importante aprender ou descobrir novas informações, então muito obrigado por compartilhar! Só torno me cético, quando as informações são dadas por alguém que insiste em dizer que o combustível brasileiro é um dos melhores do mundo com tanta veemência, e como um “bom especialista”, no estilo Globo de especialização, sem o mínimo conhecimento prático da física pratica e mecânica aplicada ao dia a dia…

Avatar
Sebastião Gonçalves Silva 19 de fevereiro de 2020

Vc tem que procurar entender a matéria e não ficar procurando erro de caligrafia

Avatar
Ej Sernes 19 de fevereiro de 2020

Não se pronuncia “pineu”, e sim, pneu, aqui se fala português, então se pronuncia (peneu) mesmo estando escrito, pneu). Muita gente escreve também: a genti, e não é assim, então é, a gente. A televisão ajudou desde 1954, porém “emburreceu” muitos desde então, onde avós passam a burrice para os netos e tais até hoje.
Não escrevo perfeitamente, mas tento melhorar sempre. Parem de corroer a lingua portuguesa que é mais rica que a inglesa e outras. Vergonha.

Avatar
Vc tem que procurar entender a matéria e não ficar procurando erro de caligrafia 19 de fevereiro de 2020

Vc tem que procurar entender a matéria e não ficar procurando erro de caligrafia

Avatar
Junior 19 de fevereiro de 2020

O correto é “erro de ortografia”. Não é a toa que você acha bobagem escrever corretamente.

Avatar
Junio Alves 19 de fevereiro de 2020

E você tem que aprender que o “1/2 certo” não existe. Se assim o fosse, para quer ir a escola então?

Avatar
Eu 19 de fevereiro de 2020

Vcs tem q escrever certo mesmo bando de burros ou nem escreve.

Avatar
Renan 18 de fevereiro de 2020

Algumas verdades e bobagens ao longo da matéria. Sou verificador técnico de pneus da Michelin e posso dizer que o pneu antigo bem estocado pode ter 5 anos parado com tranquilidade.
Um pneu rodando está suscetível a altíssimas temperaturas, pressão alta, pistas irregulares, suspensão com anomalias, etc, que danificam muito mais que o passar do tempo.
Resumindo, um pneu bem armazenado por 5 anos, vale mais do que um pneu de DOT novo rodando por 1 dia.

Avatar
Cezar 19 de fevereiro de 2020

Avisa lá q tenho um jogo de artlheiro 175/70R13. Com a banda verde amarela. Dot xx7 ou seja 97, franceses.
Ganhei, mas, e a coragem de montar no carro. Na época, um mico.
Mas pra museu até q serve…

Avatar
ANDRADE 18 de fevereiro de 2020

Adorei as informações obrigado.

Avatar
Lorivaldo 18 de fevereiro de 2020

Pneu por pneu somente não diz nada. pode-se comprar o melhor do mercado se não observar coisas como manutenção correta da suspensao alinhamento balanceamento, calibragem correta você estará jogando dinheiro fora. O dia a dia Nas ruas não é uma fórmula 1. Picos de velocidade que você costuma dirigir, tipo de pavimento buraqueira Brasil , se seco ou molhado.
A meu ver, Pneu novo de qualquer marcas em tamanho de acordo com o fabricante em qualquer carro com até 100 cavalos de potência não vão ter interferência nenhuma pra melhor ou pior no coeficiente de segurança desse veículo.

Avatar
Zito Barata 18 de fevereiro de 2020

Em suma pergunto eu,o carro saiu da garantia ñ presta mais,ñ é confiavel,qts acidentes vc conhece que o pneu estava com mais de cinco anos e foi a causa ???

Avatar
Angelo 19 de fevereiro de 2020

A Vida é sua. Portanto faça a segurança da maneira que achar melhor.

Avatar
Mateus de Souza 4 de outubro de 2020

Exatamente! E outro fator, que a maioria esquece; direção defensiva. Povo acha que pneu top Michelin, ABS e 4 airbags pode-se andar como quer na estrada, cometendo loucuras. Já vi no noticiário acidente com BMW supersegura com 8 airbags e o motorista morreu. Prudência, povo!

Avatar
Vitor hugo 18 de fevereiro de 2020

Acharia muito mais fácil se o código fosse mês/ano (ex.09/19),

Avatar
Jorge Ribeiro Luis 18 de fevereiro de 2020

Essa informação está parcialmente correta.
DOT não quer dizer a validade do pneu. É uma certificação americana, assim como existem outras europeias, E-mark por exemplo, ou mesmo INMETRO no Brasil.
Ou seja, não tem relação nenhuma com a data de fabricação inscrita na borda no formato (semana/ano). Está apenas próxima.
Apesar de muita gente não observar é de suma importância obedecer esse prazo uma vez que uma falha no pneu pode ser fatal.

Avatar
Dalton 18 de fevereiro de 2020

Mas se está próxima , tem relação…

Avatar
Cesar Cuice 18 de fevereiro de 2020

Você está parcialmente correto, não é a data de validade e sim a fabricação, e por lei todos os pneus tem 5 anos de validade.

Avatar
Mateus de Souza 4 de outubro de 2020

Mas é o que a matéria diz. Conta-se com base no DOT 5 anos para saber quando vence.

Avatar
Ozair 18 de fevereiro de 2020

Se estou comprando um pneus qual você me recomenda pra alta temperatura por qual número é mas indicado partir de que número

Avatar
Guido 18 de fevereiro de 2020

O que significa DOT W5W4 em pneus de pickup ?

Avatar
Alexsandro Cândido de Alcântara 18 de fevereiro de 2020

Pelo que sei quanto maior o treadwear, melhor o pneu. Por exemplo o treadwear da figura dessa reportagem é 280. Mas se vc achar um pneu com essa numeração maior, com certeza ele é melhor.

Avatar
José Borges 8 de julho de 2020

Errado. Quanto maior o treadwear, menor o desgaste mas, em compensação, menor a aderência na pista também. Para maior segurança, é preciso uma boa aderência, isto é, um treadwear menor.
Então, é um compromisso: para cidade e condução mansa, um treadwear maior significa um pneu que dura mais. Para estrada e condução esportiva, é preferível um treadwear menor, mas a vida útil do pneu será menor.

Avatar
Ronaldo 18 de fevereiro de 2020

Só tenho uma pergunta, aonde está escrito que o pneu tem validade de 5 anos à partir da data de fabricação? Existe alguma resolução do CONTRAN que Versa sobre este assunto? ou alguma norma do Inmetro?.

Avatar
Waldir de Oliveira Lopes 18 de fevereiro de 2020

Se pneus são itens de segurança o governo podia cobrar menos impostos.no Paraguai no valor de um pneu no Brasil da pra comprar quatro , ai brasileiro não dá conta

Avatar
Nilo Sebastião Marques de Souza 18 de fevereiro de 2020

Todo produto fabricado a base de borracha tem prazo de validade de 5 a 6 anos. Anéis de borracha, o’ rings e ou outros produtos que contenham borracha e estejam em severas condições de estocagem (quarto escuro, temperatura de 20°c mantido por condicionador de ar) pode ter um prazo de 10 ou 15 anos de validade.

Avatar
Anderson 18 de fevereiro de 2020

É borracha mano, kkkkk tudo derivado disso tem validade

Avatar
Altair 18 de fevereiro de 2020

não sei quem que publicou esse anúncio em que pneus tem 2 anos de validade.
Isso e a mentira até por que tenho uma frota de 30 carros de cargas leves e em todos uso pneus remolde da marca Camargo. E a durabilidade e de 25.000km a 30.000 e sem contar o custo benefício.

Avatar
Jorge Roberto 18 de fevereiro de 2020

Como agente lê dot pode explicar aguardo

AutoPapo
AutoPapo 18 de fevereiro de 2020

Olá, Jorge. Já viu esse link?
https://autopapo.uol.com.br/noticia/dot-do-pneu-codigo-mudou

Obrigado e abraço

Avatar
cezar 18 de fevereiro de 2020

nunca li tanta bobagem junta, “jisuis”, quanta falta de informação.
remold
pneu com a borracha original raspada tanto na banda quanto nas laterais onde é aplicada uma nova camada de borracha e vulcanizada.
problemas:
é como fazer cirurgia plástica. a carcaça continua velha e cansada. perde-se todos os dados originais do pneu, como marca, modelo, medida, dot, treadwear, etc . mas que parece novo, parece.
perigos:
apesar de terem a mesma medida padrão, ex. 175/70r14, cada marca ou modelo, tem seu método construtivo e materiais específicos, assim sendo, posso estar montando 4 pneus iguais, sendo um de cada marca , “medida” e idade, ocasionando reações diferentes na rodagem, em curva ou em tração.
em carcaças importadas também é possível a utilização de pneus “de neve”, utilizados em países de clima frio, devidamente preparados para aquele fim com materiais adequados ao frio e não ao nosso inverno tropical.
traduzindo, gato por lebre ou nota “falsa” de 15 reais.
usado na europa, com rígido controle de fabricação.

recapados
é raspada toda a banda de rodagem e preservada a lateral onde é mantida toda a informação do produto.
muito usada na tração e “carretas” de veículos de carga, ônibus e maquinas agrícolas e fora de estrada.
no caso de ônibus e caminhões, não é permitido seu uso na dianteira (muito embora empresas de ônibus urbanos o façam).
pode ser “a quente” onde a borracha é submetida a calor e pressão e o material toma a forma de um molde metálico, ou…
“a frio” onde a banda de rodagem pronta, já com o desenho, é vulcanizada a uma carcaça raspada.
em qualquer caso pode ser mudada a destinação de uso, posso comprar pneu direcional e depois recapar como tração, ou semi reboque, etc etc

novos
o prazo de garantia de 5 anos contra defeitos de fabricação. caso seja constatado o defeito nesse prazo, a fábrica bonifica sobre o percentual restante da banda de rodagem.

anything else?

Avatar
Marco Vilarinho 18 de fevereiro de 2020

Hein

Avatar
josenesio pedrosa costa 18 de fevereiro de 2020

Concordo contigo amigo , de uma hora pra outra até água mineral passou a ter validade..rsrsrsrs . Imagina pneu …brincar com segurança…e outras pressões psicológicas para manter a indústria nacional com o preço lá ” em cima ” em detrimento do consumidor que deseja comprar no Paraguay ou importar diretamente…uma vergonha pro nosso país…e pra quem escreveu este artigo ridículo…

Avatar
JOAO CARLOS DA SILVA 18 de fevereiro de 2020

Perfeitamente correto parceiro ?

Avatar
Douglas 19 de fevereiro de 2020

What a class!!!!
Thks Man, it helped a lot.

Avatar
Claudio 18 de fevereiro de 2020

Se pneus remold são perigosos, porque não se proíbe esta prática?

Avatar
Silvio 18 de fevereiro de 2020

Porque há os irresponsáveis do estado, governantes e legisladores,e os inocentes que buscam por preço.

Avatar
Wanderley 18 de fevereiro de 2020

Meus remold estão ótimos, só vou ao mercado!

Avatar
Walfredo Elias 18 de fevereiro de 2020

Pelo mesmo motivo que não proibem cigarro por provocar cancer.

Avatar
Luan 19 de fevereiro de 2020

Pq se fosse proibir tudo que é perigoso, o que seria permitido? Uma coisa o pneu remoldado é perigoso para carros de passeio, já que esses chegam a velocidades elevadas, agora para caminhões e ônibus são uma forma mais barata e durável, com risco mínimo pois não atingem velocidades acima de 140km/h

Avatar
Bruno 18 de fevereiro de 2020

Opala, Variant, Fusca e vários outros carros antigos que passavam décadas com os mesmos pneus estão rindo dessa matéria.

Avatar
Zito Barata 18 de fevereiro de 2020

EXATO…ISSO É PRA VENDER PNEU !!!!!!!!

Avatar
Luan 19 de fevereiro de 2020

O pneu escamado e rindo dos outros. Depois pobre morre e dizem que é por falta de sorte. ?

Avatar
Douglas Charles Cunha 18 de fevereiro de 2020

Bom deixar claro que pneu não tem data de validade, o que tem data de validade no pneu é a garantia, que é 5 anos.

Avatar
Gustavo o herege 18 de fevereiro de 2020

Pneu é tudo igual… O segredo é andar mais no sapatinho…

Avatar
Israel Antonio da Silva 18 de fevereiro de 2020

Ninguém merece pneu remold,além de ser de.pessima qualidade na primeira curva a borracha fica no asfalto sem falar que em dias quentes derrete.kkkkk

Avatar
Pink 18 de fevereiro de 2020

É cada comentário…

A matéria está correta. Muita gente ai falando que não tem problema porque usa pneus velhos sem acontecer nada.

Fale para um Aidético que a Aids não existe porque você faz sexo há trinta anos sem camisinha e nunca pegou nada.

É cada uma…

Avatar
Moisés Laert Pinto Neto 18 de fevereiro de 2020

Há interesses de mercado na ideia de “validade”, mas todo produto perde qualidade com o tempo.

Avatar
Ale 18 de fevereiro de 2020

Tudo haver …para quem roda pouco ..ou não se tanta condições financeiras para manter um veículo .. infelizmente..se roda com esse tipo de produto .baixa qualidade.

Avatar
Jack 18 de fevereiro de 2020

Verdade muitos especialistas

Avatar
Alexsandro 18 de fevereiro de 2020

So uso frizadinho tem 30 anos que usonunca deu ruim quem tem muito dinheiro compra zero e quando tiver meiao me vende q eu comprokkkkkkk

Avatar
Marcelo Timotio da Silva 18 de fevereiro de 2020

o mesmo cuidado tem que ter com bateria de carro…. preste atenção na hora de comprar uma bateria nova…. ela pode estar vencida e a pessoa não percebe…. ela tem validade de 5 anos…. e pode estar encalhada faz tempo…. e lógico que o vendedor sabe… mais quem compra não percebe a malandragem que a loja faz pra vender mesmo vencido….

Avatar
Marcelo Junqueira Karkow 18 de fevereiro de 2020

Como podemos identificar a data de fabricação de uma bateria?

Avatar
Roberto de Luna 18 de fevereiro de 2020

Amigo, na carcaça da bateria na parte superior (Parte de cima), fica a data de fabricação da bateria.

Avatar
Marcos 18 de fevereiro de 2020

E os pneus que aparecem aquelas bolhas nas laterais? Por que isso acontece? Alguém sabe responder? Qual o risco que isso pode causar?

AutoPapo
AutoPapo 18 de fevereiro de 2020

Olá, Marcos. Tudo bem?
Temos uma matéria sobre o assunto: https://autopapo.uol.com.br/noticia/bolha-no-pneu-e-bomba-relogio/

Obrigado e abraço

Avatar
Joao Carlos 18 de fevereiro de 2020

O pneu com bolha é falha na estrutura pode ser desde o aquecimento na fabricação ou resistência dos matérias .
O que implica é a força de atrito no seu coeficiente todo atrito tem seu coeficiente que é calculada a sua estabilidade máxima e com a bolha altera , não garantido estabilidade em uma curva, ou resistência em freiar , pois duas força são exercidas, em fim, e em resumo o fabricante calcula todos os fatores de um carro em padrões e situações normais saindo disso o risco se eleva , a exemplo simples um raio de uma curva a uma determinada velocidade é determina por um placa de velocidade máxima na estrada isso tudo é calculado em condições normais , pois entre o asfalto e o pneu que é calculado sua força de atrito .

Avatar
cezar 18 de fevereiro de 2020

affff, qta bobagem, percebe-se que vc é um especialista em macarronada queniana com pitadas de areia do saara.
Bolha na lateral do pneu é o rompimento da carcaça interna, que pode ser causada por impacto contra buracos ou meio fio, baixa pressão e/ou rodagem com o pneu vazio.
bolha na banda de rodagem, pode ser causada por oxidação da carcaça, que é de aço (nylon nas laterais), e mais comumente por reparos mal feitos, onde penetra água e oxida a lona metálica.

Avatar
Jorge Monteiro 18 de fevereiro de 2020

EXISTE UM EFEITO QUE SE CHAMA DESLOCAMENTO, JUSTAMENTE UM ERRO DE FÁBRICA QUE SÓ PERCEBIDO DEPOIS DE UNS QUINHENTOS QUILÔMETROS PERCORRIDOS E MESMO ASSIM O CONSUMIDOR PODE PEDIR A TROCA DE IMEDIATO.

Avatar
HELTON DANTAS RIVETTI 18 de fevereiro de 2020

Duvido!!!!! Leva qualquer pneu com deslocamento de talão pra ver se eles dão garantia… A pessoa antes de colocar um comentário, deveria ter noção aí menos do que comenta… No dito vulgar, porrada com pneu em buraco, quina ou resvalo, causa o deslocamento tanto no piso, quanto no talão. Porém no piso é mais difícil devido a maior quantidade de lonas e borracha. Deslocamento na banda de rodagem tem garantia… No talão não tem. (E assim mesmo, na hora da análise, se houver marca de impacto na parte interna do pneu, você não terá a garantia nem da banda de rodagem. Agora pesquisa.

Avatar
EDSON PEREIRA DE SOUZA 18 de fevereiro de 2020

Quem sou eu para comentar sobre PENEUS aí só tem especialista, nota 10 a todos.

Avatar
Jack 18 de fevereiro de 2020

Verdade muitos.

Avatar
Edson 18 de fevereiro de 2020

Meu carro e 2012 estou usando o estepe original a uns 3 meses vão catar lata

Avatar
Luís 18 de fevereiro de 2020

Eu também fiz exatamente isso que vc narrou porém num Belo dia o pneu que era estepe sem uso e vencido explodiu em uma curva
Tive muita sorte, estava na estrada mais de 80km velocidade

Avatar
Alexandre Gonçalves Souza 18 de fevereiro de 2020

Bom dia!!
Sou reparador particular e com pouca frequência sou autorizado a fazer compra de pneus para meu clientes ,aprendi algumas coisas sobre dot de pneus e gostaria de receber uma tabela se for possível esclarecendo sobre temperatura e desgaste dos mesmos !! Atensiosanmente já te agradeço!?

Avatar
Renildo Pimenta Martins 18 de fevereiro de 2020

Vcs estão dizendo que data de pneu não tem nada a ver. Comprei dois pneus e coloquei na dianteira do caminhão fiz a manobra com eles e depois 2 anos fui reforma Los .comprei em 2015 e eram 2017 a reformadora o refúgou por causa da data . foi que descobri que eles foram fabricados em 2011 vcs tenham uma resposta pra mim ?

Avatar
Nonato Duarte 18 de fevereiro de 2020

Bom dia à todos! O dot do pneu é importante de mais, por tanto, as renovadores não recapam (as de responsabilidade) pneus com mais de cinco anos de fabricação. Na hora da compra vejam o dot: ex: 3319 foi fabricado na semana 33 de 2019.

Avatar
Paulo 18 de fevereiro de 2020

Agora você explicou como ler o DOT, matéria não explicativa e incompleta. Obrigado

Avatar
Luis 18 de fevereiro de 2020

???? obrigado por explicar melhor que a reportagem.

Avatar
Douglas 18 de fevereiro de 2020

Péssima matéria, falta explicações científicas. Tenho pneus originais fabricados em 1970 que funcionam perfeitamente. Não sei como o google me indica ler esse lixo.

Avatar
Luis 18 de fevereiro de 2020

É, borracha se desgasta né? Quando se trata de veiculos a legislação põe prazo de validade por segurança de quem ocupa o veiculo, os pneus de 1970 vão funcionar, mais experimenta fazer um testes que exija performance do pneu, tipo um desvio abrupto, uma freiada brusca, ai tu ve se o pneu vai resistir….

Avatar
Jack 18 de fevereiro de 2020

Verdade matéria nada a ver

Avatar
Antonio 18 de fevereiro de 2020

Tenho no carro pneus Goodyear instalados em 2015, foi fabricado no final de 2014. Como rodo pouco estes pneus estão com 28.000 km. Como os pneus no meu caso rodam +- 60.000 km, deduzo que terão 10 anos,quando precisarei trocar (obs. Estão na traseira) digo isto pois o anterior rodou 65.000 km. Enfim , tudo é uma questão de se colocar pneus de boa marca .

Avatar
Mozak 18 de fevereiro de 2020

A validade é 5 anos, portanto já estão vencendo e vc vai ter que substituí-los mesmo com pouca rodagem.

Avatar
Ivanilda 18 de fevereiro de 2020

E muito importante ler esse tipo de comentarios,estamos sempre aprendendo .Parabens a voces

Avatar
Vander 18 de fevereiro de 2020

Cada um deve fazer oq acha melhor ne. Eu por exemplo vou sempre comprar qualquer produto que esteja mais próximo da data de fabricação e não da validade. Se tratando de segurança acho plausível pecar para mais…

Avatar
Flávio Rogério de Oliveira 18 de fevereiro de 2020

Já aconteceu isso comigo, precisei comprar um pneu usado pra estepe, só que onde fui não tinha nem pneu usado no momento e o borracheiro me falou que tinha um pneu que era estepe de outro veículo e que nunca tinha sido usado, até aí tudo bem e o borracheiro me avisou que tinha um problema, que o pneu tava vencido mas como era pra estepe quebrava meu galho. Mas.quando precisei usar ele não deu conta do recado e o pneu se desmanchou por inteiro na rodovia. Então pneu vencido mesmo que seja novo nunca mais.

Avatar
Adriano santos 18 de fevereiro de 2020

Seu caso e até interessante devido ao borracheiro ter lhe avisado da validade vencida pq aqui na região empurram os pneus mais antigos de fabricação no cliente sem pena nem piedade

Avatar
Jean 18 de fevereiro de 2020

Os pneus do meu carro tem 8 anos .E o carro trabalha todos os dias…Porem só está com esses anos devido ser michelin

Avatar
Jose Lopes dos Santos 18 de fevereiro de 2020

Tenho um fiat 147,viajo cada 2 meses dirigindo ele para os estados unidos, indo e votando,faço isso a 30 anos,so troquei os pneus dele 2 vezes,o estepe nem usei ainda.

Avatar
DENIS EDUARDO IABLONOVSKI 17 de fevereiro de 2020

O jornalista preta um desserviço com uma informação distorcida.
Todo o pneu tem 5 anos de garantia, a contar da data da emissão da NF, pois pneu não possui validade.
Pneus com DOTs de 2 anos não representam nenhum risco a dirigibilidade e a segurança do motorista.

Avatar
Flávio Rogério de Oliveira 18 de fevereiro de 2020

Já aconteceu isso comigo, precisei comprar um pneu usado pra estepe, só que onde fui não tinha nem pneu usado no momento e o borracheiro me falou que tinha um pneu que era estepe de outro veículo e que nunca tinha sido usado, até aí tudo bem e o borracheiro me avisou que tinha um problema, que o pneu tava vencido mas como era pra estepe quebrava meu galho. Mas.quando precisei usar ele não deu conta do recado e o pneu se desmanchou por inteiro na rodovia. Então pneu vencido mesmo que seja novo nunca mais.

Avatar
Eduardo 18 de fevereiro de 2020

Todo produto tem validade. Não se discute aqui a validade comercial, que começa a partir da emissão da NF, mas sim da validade intrínseca aos materiais empregados. Mesmo que não seja utilizado, os materiais se deterioram com o tempo.

Avatar
Fabio 17 de fevereiro de 2020

Pneus vence quando fica parado,são 5 anos quando fica fora de serviço, porque na formulação dos compostos de borracha que vai em um penus o serviço mecanico de atritos com o solo faz os pneus aquecerem e a pigmentaçao que na formulaçao entra em reaçao e migra para superfície para proteger da açao do tempo como chuva, sol e principalmente a camada de ozônio.
Todo composto de borracha quando parado sem exercerem a função que foi projetado vence devido, a ação do tempo.

Avatar
Cristian Carlos Vicco de Castro 17 de fevereiro de 2020

Boa noite
Independente da data do dot quando comprasse o pneu que tenha a nota fiscal a garantia dos pneus são a partir da data da venda .

Avatar
Luizantonioribeirodasilva 18 de fevereiro de 2020

Nao da para comprar pneu remolde eu nao quero mais

Avatar
Ronaldo 18 de fevereiro de 2020

Os pneus tem sim prazo de validade pois a borracha bdo que são fabricados sofre a influência de vário s fatores,inclusive da própria luz,sendo assim a borracha pode ressecar e causar problemas e até mesmo como são estocados influencia na durabilidade do mesmo
Os

Avatar
Moisés Torres Filho 17 de fevereiro de 2020

Não seria plausível que, se realmente tem validade, essa data fosse inscrita em alto relevo no pneu, assim como a data de fabricação?
E as demais borrachas do carro, por exemplo, retentores de válvulas, anéis de vedação de eixos, borrachas da suspensão e todas as outras, também só valem por 5 anos?
Alguém tem a lei que fala da validade dos pneus para que de possam sair do achismo?

Avatar
Rrrrr 17 de fevereiro de 2020

Sim pneus tem tempo de validade que são de 5 anos ,digo isso porque trabalho na Pirelli

Avatar
Moisés Torres Filho 17 de fevereiro de 2020

Mas onde está a lei, ou as empresas de pneus falam isso para venderem mais pneus?
Como foi dito, a garantia não se conta a partir da data de venda?
Como pode a empresa dar uma garantia para um pneu vendido perto do vencimento?

Avatar
Anderson 18 de fevereiro de 2020

Pois é..e não é questão de lei dizendo quanto tempo de validade há, e sim química, a borracha se deteriora com o tempo independente da data escrita na nota fiscal.

Avatar
Michelalves 17 de fevereiro de 2020

Isso só na teoria mesmo,na prática ninguém tá preocupado com isoo,só pensa no preço,não pensa na segurança,as vezes pneus dentro da validade se não foi bem armazenado ele pode vir dar problema,tipo escamação na banda de rodagem veias latetais, deslocamentos na estrutura da carcaça, tudo isso pode acontecer por mal armazenamento..e tbm existem várias marcas Ching ling q e só por Deus,.mas bom armazenamento influência muito na durabilidade do seu pneu para que tu tenha um bom desenpenho…

Avatar
Marcio 17 de fevereiro de 2020

Boa tarde, ja usei pneu remold, no começo vai bem depois do segundo balanceamento, ja era, não conseguem mais fazer balanceamento, não sei se é verdadeira a informação q vou passar mas foi o q me disseram, segundo o técnico da oficina disse q remold em roda de liga leve, geralmente acontece isso, ele também não soube me explicar o porq, se alguem souber me explique

Avatar
Walmir Santana 17 de fevereiro de 2020

É totalmente sem fundamento afirmar que pneus remold não prestam apesar da certificação Inmetro, primeiro porque os mesmos testes para certificação de um pneu novo são os mesmos aplicados aos pneus remold. O que ocorre é que muito fabricantes de pneus remold após serem certificados não seguem a normatização a qual estão sujeitos lançando no mercado pneus de baixa qualidade. Uma dica, pergunte ao vendedor qual a garantia do pneu…se ele disser 6 meses ou 1 ano, fuja da compra…pneus remold de qualidade dão pelo menos 2 anos de garantia ou 40 mil km, eu só conheço uma marca com esta garantia a GS tire.

Avatar
Nonato Duarte 18 de fevereiro de 2020

Nos pneus remoldes geralmente eles não colocam o dot às vezes por serem pneus com mais de cinco anos. Selo do Inmetro também se falsifica. Por isso tem q ter muito cuidado!

Avatar
maxuel do Nascimento Silva CPF Silva 17 de fevereiro de 2020

Boa tarde meu nome é maxuel.tem algum documento comprovante pelo fabricante sobre dot de pneu

Avatar
Sindomar 17 de fevereiro de 2020

Só 5 anos e já tá bom

Avatar
João 17 de fevereiro de 2020

A validade do pneu é de 5 anos após a data de fabricação marcada no pneu, como na foto 3315 significa trigésima terceira semana de 2015, a validade é devido a possível oxidação do aço que compõe a banda de rodagem.

Avatar
Itamar Benvindo 17 de fevereiro de 2020

dê atenção também au tredeher pois quando mais alto o número mais o peneu dura

Avatar
Alex 18 de fevereiro de 2020

vc quer dizer treadewear.
De fato, este índice pode indicar a durabilidade de um pneu. Entretanto, quanto mais alto este valor menor será a aderência propiciada por ele. Ainda, apesar do teste que determina este índice ser padronizado, as condições reais em que o pneu trabalhará (pressão, temperatura, tipo de piso/solo) afetarão sua durabilidade, ou seja, nem sempre um pneu com treadwear 600 durará mais que um com treadwear 420.

Avatar
Luiz 17 de fevereiro de 2020

E quanto aos pneus originaus que estão no carro pouco rodado há três anos? Têm que ser descartados?

Avatar
Luis Fernando Palaro 17 de fevereiro de 2020

A validade do pneu é 5 anos

Avatar
Mauro garcia 17 de fevereiro de 2020

Meu carro e um siena 2007 meu pneu e 175.65.14 quero botar 185 .65.14 pode ou da ruim obrigado pela dica

Avatar
PEDRO 17 de fevereiro de 2020

No seu caso aconselho a usar 185x60x14 para manter a mesma altura do pneu

Avatar
Márcio 17 de fevereiro de 2020

Boa tarde sr Mauro!!pode colocar sim.. essa medida vai ficar muito bom tanto na aparência quanto na dirigibilidade, pois se trata de um pneu + largo por conta disso seu Siena vai ter + estabilidade na pista e principalmente nas curvas.
ATT: MÁRCIO

Avatar
Marcos Pedro 17 de fevereiro de 2020

não pegando na lata ,vai gastar mais gasosa,só isso.

Avatar
Rogério 17 de fevereiro de 2020

O velho experiente, não disse que pneus vencem com 2 anos, disse que pode estar encalhado a algum tempo. Já rodei com pneu de 6 anos e explodiu! Na cidade pode rodar com até 15 anos de fabricação.50 km p/h

Avatar
Edson Sa Almeida 17 de fevereiro de 2020

Bom deixo minha opinião, sei que muitos entendem de pneus a mais de trinta anos
Comecei com meu pai em 1994a trabalha com pneus e ele já era borracheiro a mas tempo que muito de vocês aqui. E sem querer desmerecer. Lá em 94 eu já sabia da validade do pneus que era até 5 anos. Devia ao nosso clima tropical sobre a questão de dois anos isso realmente é mentira. O cliente pode compra sem medo.
Concordo sobre pneus remold.
E hoje existe uma tabela para que o pneus tenha uma rotatividade no estoque mensalmente isso facilita a venda dos pneus com mas de cinco meses.

Avatar
Gleidson 17 de fevereiro de 2020

Quando trabalhava com pneus, disseram que a validade da borracha era em torno deb5 a 6 anos, pois a partir dessa data, a borracha perde enxofre, e começa a se deteriorar! Procede?

Avatar
VINICIUS P TINOCO 17 de fevereiro de 2020

Sim, procede!

Avatar
maxuel do Nascimento Silva 17 de fevereiro de 2020

segundo os fabricantes não

Avatar
Kaodi Narlos 18 de fevereiro de 2020

Sim, procede! Visto que os pneus são fabricados no inferno.

Avatar
Alexandre 17 de fevereiro de 2020

Não procede tal informação… Segue a declaração oficial de um FABRICANTE:

https://www.pirelli.com/tyre/br/pt/news/2018/10/10/pirelli-explica-diferencas-entre-validade-e-garantia-dos-pneus/

Avatar
Máximo 17 de fevereiro de 2020

Creio que o senhoreve deve estar mal informado, ou deve estar recebendo alguma vantagem para comentário tão idiota. Todo produto pode e deve ser comercializado até a data de validade. Se eu comprar um produto dentro do último prazo de validade a nota me garante todos os direitos do consumidor. Embora você possa alegar, mas o maior direito é a minha vida, com certeza, mas só para finalizar, quem faz esse tipo de comentário não entende nada de pneus, não conhece a tecnologia, a resistência e a durabilidade de um pneu novo. Deve conhecer muito em suposições, porque na prática a realidade e outra e essa eu conheço, trabalhando a mais de 30 anos no ramo. Abraços!

Avatar
Lewis Yocara 17 de fevereiro de 2020

Seria interessante o Autopapo informar a norma verdadeira acerca validade de pneus. Existem muitas lendas no mercado sobre a validade ser de 5 anos no Brasil, embora nos EUA ou outros paises seja de 10 anos, etc.
Publicar a materia aconselhando nao comprar pneus com mais de 2 anos de fabricaçao, embora boa recomendaçao, só colabora para alimentar a falsa validade 5 anos difundida no Brasil (como outrora nadecada de 80/90 os amortecedores venciam com 30 mil km rodados).
Num pais tão grande e com tanta variedade de medidas de pneus, os lojistas são obrigadosa manter estoques para atender prontamente o cliente, nos cantos mais longinguos. E… pneus com 2 anos de fabricaçao nao pode receber a imagem de pneus encalhados como o autor da materia pode sugerir.
Pneus tem data de fabricação estampada… mas então não deveria ter data de validade estampada para eliminar a duvida do consumidor, não?
Ou esses fake news são direcionados para ajudar a industria a vender mais pneus por coaçao de falsa validade?

Avatar
Nilton 17 de fevereiro de 2020

Concordo com sua opinião em “gênero, número e grau”. Esta conversa de que o pneu tem validade tão curta é pura má fé. Mais Fake que nota de três reais. Quanto aos “remolds”, se a empresa tem autorização para fazê-lo, é porque tem a anuência do Inmetro e não deve ser difamada sem comprovação. Quanto aos “ressulcados”, não há respaldo de ninguém, até onde eu saiba, portanto, é ilegal.

Avatar
Michelalves 17 de fevereiro de 2020

Sim,pneus tem sim data de validade partir da data de fabricaçã,sao de 5 a 6 ano pelas normas do Inmetro partir da data da fabricação

Avatar
Geraldo Hélio gomes 17 de fevereiro de 2020

Que mentira me mostra aonde está escrito no pneu data de validade se você chega em qualquer loja para comprar pneu eles guardam os pneus vencidos para vender para outro por fora da loja o pneu só estraga se ficar na chuva e no sol e lojico que eles inventam isso eles quer e vender pneu .

Avatar
Claudio Paixão 17 de fevereiro de 2020

Nossa se informe melhor para da sua opinião.
No BR todos os pneus tem data de validade de 5 anos acontar da data de fabricação.
Não estar escrito tipo cx de leite válido até xxx conta se 5anos da data de fabricação se vc conhece.
É chega na loja o pneu já estar com 3 de fabricação não vale apenas comprar pois vc só 2 mais 2 anos para usar o referido pneu

Avatar
maxuel do Nascimento Silva 17 de fevereiro de 2020

os fabricantes garantem a integridade do desempenho dos pneus entregues aos seus clientes. Todos os pneus fabricados estão sujeitos a condições específicas de armazenamento antes da entrega que irão garantir a durabilidade é desempenho.

Avatar
Lewis Yocara 17 de fevereiro de 2020

Conforme informaçao que nosso colega leitor Alexandre publicou nos comentarios, segue o link a respeito.
https://www.pirelli.com/tyre/br/pt/news/2018/10/10/pirelli-explica-diferencas-entre-validade-e-garantia-dos-pneus/

Avatar
Marcos Lima 17 de fevereiro de 2020

Também concordo com relação aos remoldados. Trabalhei em uma locadora que só usava remoldados e o problema que apresentava era ficar aleijado, mas raramente e era substituído por um novo.

Avatar
Idabela SCOTUZZI 17 de fevereiro de 2020

Não concordo qto aos remolds. Uso há vários anos. Procuro verificando dor, marca, inmetro ,borracha vipal. Nunca tive problemas , por isso é bom tbem não aceitar preços baixos pois as carcaças sao caras qdo boas.qto aos ressulcados que sao os riscados , realmente são perigosos pois geralmente tem a malha de aço danificada.

Avatar
Ivan 17 de fevereiro de 2020

Concordo com vc até sobre os remold dizer que não são seguros mesmo com o selo de garantia do Inmetro seria um desrespeito a uma instituição que sempre zelou por todos os produtos que ela testa e muitos de nós confiamos em um produto ainda mais qdo tem respaldo do Inmetro. Acredito que o autor da matéria tenha sido infeliz na sua elaboração.

Avatar
Katia lourenço 17 de fevereiro de 2020

Boa tarde a todos!!!Li os comentários pois estou fazendo uma pesquisa em relação a preços e qualidade e deu para perceber que todos sabem muito,mas o raciocínio é pequeno demais.EX:Carro de garagem roda pouco e independente de marcas,vai fazer vistorias o funcionário do Detran olha o estado do pneu ou vai no dot e validade?(Quando se fazia vistoria) Então continuamos cada um com seu achar e suas opiniões e de preferência sem julgamentos.Ah e mais compramos oque cabe no bolso.Tenham todos uma ótima tarde.

Avatar
Jadir Bessa 17 de fevereiro de 2020

Kátia, apenas somando aos seu brilhante comentário. É de conhecimento que o pneu tem uma saliência nos sulcos que define o grau de desgaste. Quando um policial rodoviário verifica o estado dos pneus ele se baseia apenas no grau de desgaste e não na data de fabricação ou coisa parecida. Até o momento esse tem sido meu entendimento sobre esse assunto que é muito importante pois trata-se de segurança. Por isso agradeço todas as opiniões.

Avatar
Marisa 17 de fevereiro de 2020

A garantia de 5 anos é para defeito de fábrica!!!

Avatar
RUBENS ALEXANDRE CARLOS DA SILVA 17 de fevereiro de 2020

Remold igual a lixo. Duram pouco e já logo no balanceamento dão dor de cabeça. Cansei de ver pessoas com esse tipo de lixo estourando. Ainda bem que foram banidos. Certa vez coloquei e durou 20k. Nada como por coisa de qualidade original. Segurança não tem preço.

Avatar
Deixe um comentário