Híbrido, plug-in e elétrico: você sabe qual é a diferença entre eles?

Você sabe por que alguns carros híbridos possuem um cabo para recarregar as suas baterias na tomada enquanto outros não?

iStock 807833316
Por Boris Feldman
Publicado em 23/12/2018 às 07h30

Hoje em dia ouvimos falar muito em carros híbridos, elétricos e plug-in. Mas, você sabe quais são as diferenças entre eles?

[TRANSCRIÇÃO]

Você sabe por que alguns carros híbridos possuem um cabo para recarregar as suas baterias na tomada? É porque esses são os chamados híbridos plug-in, com a possibilidade de recarregar suas baterias com a corrente elétrica.

Já os híbridos comuns, não contam com esse dispositivo e a sua bateria só se recarrega com a regeneração de energia, quando o carro é freado. Essa é a diferença do híbrido para o híbrido plug-in, mas ambos contam com o motor a combustão e um outro elétrico.

Mas não tem carro elétrico, com um motor para recarregar suas baterias? Tem também. A maioria dos carros elétricos é recarregado somente na tomada, mas alguns deles tem um pequeno motor a combustão, que aciona um gerador para recarregar emergencialmente a bateria e evitar a pane seca: o carro parado na rua, sem energia para movimentá-lo.

híbrido
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jaime Mutaliano 11 de março de 2021

Eu tenho um carro Toyota alphard híbrido 2.4 de 2004. A bateria Panasonic 12/55 já não carrega. Comprei uma bateria coloquei e não arranca. Já não sei o que fazer.

Avatar
reges 19 de janeiro de 2019

boa noite estou com uma duvida tenho um toyota ALPHARD 2.4 CC 4 CILINDROS ATUALMENTE ESTA COM 225.000 KM MUITA GENTE FALA PARA USA UM OLEO MAIS GROSSO 10w 50 mas no manual do propietario diz para usar oleo 5 w 40 qual usar?

Avatar
Adriano 3 de fevereiro de 2019

Povo sempre tem essas ideias que motor mais rodado precisa de oleo mais grosso. Embora isso possa ser verdade em alguns (chevettes), quando o carro tá com as vedações em dia, ele trabalha com o óleo especificado pela montadora. Na pior das hipóteses, ele pode pingar um pouco igual fusca velho, o que vai fazer o óleo baixar. Mas se o motor estiver redondinho e colocar um óleo mais grosso, certeza que vai zoar filtro, bomba e outros componentes mais cedo do que deveria.

Avatar
Deixe um comentário