Novos dispositivos de segurança e assistentes serão obrigatórios nos carros

Depois que o controle de estabilidade se tornou obrigatório nos modelos novos vendidos no Brasil, próxima atualização trará um novo pacote de assistentes

ITENS SEGURANÇA OBRIGAT´ROIOS CARROS
Exemplos desses itens são: assistência elétrica da direção, câmera ou sensor de ré, aviso de cinto de segurança não afivelado e redução da pressão dos pneus (Foto: Freepik | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 12/06/2024 às 07h02

As fábricas foram obrigadas a instalar vários novos dispositivos de segurança por uma exigência da legislação que entrou em vigor a partir de janeiro deste ano. Entre  eles o mais importante, sem dúvida, foi o sistema eletrônico de estabilidade.

VEJA TAMBÉM:

Esse dispositivo evita que o carro derrape lateralmente numa manobra mais brusca ao volante ou numa curva de estrada. Além desse sistema e dos outros implantados, diversos equipamentos de segurança estão sendo estudados para também se tornarem obrigatórios.

Exemplos desses dispositivos são: assistência elétrica da direção, a câmera ou sensor de ré, o aviso de cinto de segurança não afivelado nos bancos dianteiros e traseiro e também a redução da pressão dos pneus. Essas são medidas das mais importantes, mas que devem ser discutidas com os fabricantes, pois elevam os custos de produção.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Pedro 12 de junho de 2024

No Youtube tem um vídeo de um homem que testa vários carros na velocidade máxima que os mesmos atingem, dentre eles um Jetta GLI – 2.0-L TSI, que pede o controle na rodovia de pista simples após passar por uma ponte a 270 km/h. O referido carro foi para o acostamento e o assistente de saída de faixa devolveu ele para a pista. Incrível!

Avatar
Rodrigo 12 de junho de 2024

A segurança sermões será muito bem vinda, entretanto, algumas estão beirando o exagero.

A cada nova determinação de itens obrigatórios, os carros ficarão cada vez mais caros….

Carro está virando video-game, ou seja, perdendo a sua essência de máquina.

A cada novo recurso de assistência de condução, mais o povo vai ficando desatento no trânsito pois acha que o carro faz tudo…. ainda não inventaram um carro à prova de *i*d*i*o*T….

E, a cada novo recurso adicionado, não há mais diferenciação entre recursos e itens dos carros de entrada, intermediários ou Premium.

Assim, ficará cada vez mais inviável fabricar um carro de entrada, que obrigatoriamente, terá os mesmos itens de um carro superior.

Avatar
Deixe um comentário