Sabe quem é “dona” da chinesa JAC?

A Volkswagen possui mais da metade das ações da JAC; a marca alemã inclusive tem projetos em comum com a montadora chinesa

JAC iev 40 branco carregando com simbolo da volkswagen na parede
Volkswagen detém 75% das ações da Jac (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
06 de junho de 2022 07:32

Você já deve ter ouvido falar de uma marca chinesa que já está no mercado brasileiro há alguns, a JAC. Por sinal, a única a ter uma linha completa de elétricos: hatches, SUVs, picapes e caminhões.

VEJA TAMBÉM:

Mas o que você talvez não saiba é que a dona da JAC na China é a Volkswagen, com 75% de suas ações. Tem carro elétrico da chinesa, como o iEV40, vendido lá com o logotipo Volkswagen e a marca Sol, o E20X. E a linha chinesa já carrega uma boa parte da tecnologia alemã.

No Brasil, o modelo de sucesso da chinesa é o e-JS1, com 62 cv e autonomia de 300 km. O modelo era o mais barato elétrico do Brasil, por R$ 165 mil. Foi desbancado pelo Renault Kwid, que está chegando por R$ 143 mil.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ricardo Nobrega Soares 12 de junho de 2022

Pena que a empresa jac motors não respeita seus clientes só entrando com processo pois me entregaram um carro sem revisao e muito menos assumiram a garantia de um seminovo que comprei, não comprem nada dessa jac nem os zero km pois vcs não vão ter assistência poiseles não cumprem a garantia

Avatar
Alvaro morais 8 de junho de 2022

Melhor carro que vi tenho 2 j3 um turim e outro sedam 5 anos nunca tive problemas so troquei pastilha e disco de freio oleo amortecedor e pneus e claro compraria de olho fechado outros

Avatar
Vander Bras 8 de junho de 2022

O Boris afirma que a JAC é a única no Brasil com uma linha completa de elétricos. Pode até ser, porém um detalhe: ninguém vê esses carros circulando. Portfolio é uma coisa, Produto anunciado, vendido e circulando nas ruas é outra. AJAC segue como promessa!

Avatar
Jorge Bruno 7 de junho de 2022

300Km de autonomia é uma boa! Pensando em comprar esse JAC. Vou na concessionária me informar se for um preço bom como informado, quem sabe.

Avatar
Josué souza 8 de junho de 2022

Manda o Faustão fazer propaganda dessa porcaria de marca que é a JAC. Aqui em Manaus tenho certeza que ninguém vai encarar essa desgraça que só trouxe dor de cabeça. Tem bastante JAC aqui mas nós desmanches. Graça a Deus fiquei livre dessa porcaria.

Avatar
Polvo 7 de junho de 2022

É bem provável que com a eletrificação em massa, a maioria das montadoras de veículos fique concentrada na China. Todos querem seguir o modelo Tesla de negócio.

Avatar
Jardiel 8 de junho de 2022

Tenho um jac j6 já tô com ele dois anos adorei o carro pena que comprei de um dono que não cuidou do carro ae gastei um pouquinho mais tô satisfeito com o meu e pra frente pretendo pegar mudar de carro mais com certeza vai ser outro jac preciso dos carros bem acessível diferente dos nacionais o olho da cara 😎

Avatar
Shin ITI Funayama 7 de junho de 2022

Será que é verdade que wv e dona da JAC 75/ porcentos,só assim tomara novos rumo ?

Avatar
Deixe um comentário