Sabe quem é “dona” da chinesa JAC?

A Volkswagen possui mais da metade das ações da JAC; a marca alemã inclusive tem projetos em comum com a montadora chinesa

JAC iev 40 branco carregando com simbolo da volkswagen na parede
Volkswagen detém 75% das ações da Jac (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/06/2022 às 07h32
Atualizado em 06/06/2022 às 20h00

Você já deve ter ouvido falar de uma marca chinesa que já está no mercado brasileiro há alguns, a JAC. Por sinal, a única a ter uma linha completa de elétricos: hatches, SUVs, picapes e caminhões.

VEJA TAMBÉM:

Mas o que você talvez não saiba é que a dona da JAC na China é a Volkswagen, com 75% de suas ações. Tem carro elétrico da chinesa, como o iEV40, vendido lá com o logotipo Volkswagen e a marca Sol, o E20X. E a linha chinesa já carrega uma boa parte da tecnologia alemã.

No Brasil, o modelo de sucesso da chinesa é o e-JS1, com 62 cv e autonomia de 300 km. O modelo era o mais barato elétrico do Brasil, por R$ 165 mil. Foi desbancado pelo Renault Kwid, que está chegando por R$ 143 mil.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
12 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ADIL jOTA 15 de julho de 2023

JAC MOTORES EMPRESA QUE ME ENGANOU, NAO CUMPRIU A GARANTIA DE 6 ANOS QUE ELES FIGIRAM QUE O CARRO TINHA, TROCARAM O KIT MULTIMIDIA CASCA QUE PAGUEI NA CONSECIONARIA, RETIRARAM O KIT QUE LEVANTA OS VIDROS DO CARRO, QUE PAGUEI POR ELES, E SÓ ANDEI NESTE CARRO UM DIA 700KM A JUSTIÇA PEDIU PRA ME DEVOLVEREM O CARRO ARRUMADO COM PENA DE MULTA E NÃO FIZERAM ISSO, PAGUEI MAIS DE 3MIL REAIS DE IPVA SÓ PRA SAIR DE MINHA CASA E FAZER UM REVISÃO NO CARRO QUE FOI CONSTATADO QUE NÃO ARRUMARAM NADA, LEVEI O CARRO DE VOLTA PRA ELES ARRUMAREM E A NOSSO BELA JUSTIÇA DEU O CARRO PRA ELES NO PROCESSO E ME CONSEDEU RECEBER A MULTA DA MASSA FALIDA, AGORA SEM CARRO E SEM PODER RECEBER A TAL MALDITA MULTA, ESSA EMPRESA É FORTE FAZ O QUE QUER E NINGUEM PODE COM ELA, MAS PRA VOCE QUE VAI COMPRAR UM JAC COMPRE E SEJA FELIZ É O MEU DESEJO PRA VOCE. E NÃO DIGA QUE NÃO AVISEI. CARRO COMPRADO EM 2013 E AGORA ESTAMOS EM 2023. E NADA DE SOLUÇÃO. HOJE MANDEI IMAIL PRA CELSO MULSUMANO, SE ELE QUISER PODERA FAZER UMA BELA REPORTAGEM VAI QUE ALGUEM DA JAC VEJA E TENTE AJUDAR.

Avatar
Elias de Oliveira Cruz 12 de agosto de 2022

Comprei um agora estou satisfeito pena que outro dono era desleixado
Mas tô satisfeito tô gostando mas vou deixa do meu jeito
Nada contra a outra marca aqui no Brasil
Mas está a desejar com preço e qualidades

Avatar
adil 15 de julho de 2023

comprei um carro da jac motores em 2013 andei no carro um dia e ele deu problema na roda quase matei minha familia o carro rodou na pista e estourou os dois air bags, o parabrisa e a roda dianteira baixou o pneu, mandaram um guincho que sumiu com o carro uma semana ninguem soube onde o carro estava até eu ligar pra o guincho deles e pedir esplicações,pra encontrar um responsavel pra assimir o processo meu advogado levou mais de ano, pois sempre que a justiça enviava carta pra um local eles diziam que era em outro lugar foi o maior circo da história hoje 10 anos depois soube que ganhei na justiça e perdi o carro pra jac e mesmo assim não pagam pois alegaram falencia, e continuan vendendo carro na mesma concessionaria que comprei, e vendem a linha completa de eletricos, povo safados que não assumem a garantia de 6 anos que dão dos seus carros me deixando esse tempo todo sem solução.

Avatar
Ricardo Nobrega Soares 12 de junho de 2022

Pena que a empresa jac motors não respeita seus clientes só entrando com processo pois me entregaram um carro sem revisao e muito menos assumiram a garantia de um seminovo que comprei, não comprem nada dessa jac nem os zero km pois vcs não vão ter assistência poiseles não cumprem a garantia

Avatar
Nadilson Araújo 25 de dezembro de 2022

Comprei um T40 em 2019. Rodei já 120 mil, o carro tá zerado, nunca tive nenhum problema

Avatar
Alvaro morais 8 de junho de 2022

Melhor carro que vi tenho 2 j3 um turim e outro sedam 5 anos nunca tive problemas so troquei pastilha e disco de freio oleo amortecedor e pneus e claro compraria de olho fechado outros

Avatar
Vander Bras 8 de junho de 2022

O Boris afirma que a JAC é a única no Brasil com uma linha completa de elétricos. Pode até ser, porém um detalhe: ninguém vê esses carros circulando. Portfolio é uma coisa, Produto anunciado, vendido e circulando nas ruas é outra. AJAC segue como promessa!

Avatar
Jorge Bruno 7 de junho de 2022

300Km de autonomia é uma boa! Pensando em comprar esse JAC. Vou na concessionária me informar se for um preço bom como informado, quem sabe.

Avatar
Josué souza 8 de junho de 2022

Manda o Faustão fazer propaganda dessa porcaria de marca que é a JAC. Aqui em Manaus tenho certeza que ninguém vai encarar essa desgraça que só trouxe dor de cabeça. Tem bastante JAC aqui mas nós desmanches. Graça a Deus fiquei livre dessa porcaria.

Avatar
Polvo 7 de junho de 2022

É bem provável que com a eletrificação em massa, a maioria das montadoras de veículos fique concentrada na China. Todos querem seguir o modelo Tesla de negócio.

Avatar
Jardiel 8 de junho de 2022

Tenho um jac j6 já tô com ele dois anos adorei o carro pena que comprei de um dono que não cuidou do carro ae gastei um pouquinho mais tô satisfeito com o meu e pra frente pretendo pegar mudar de carro mais com certeza vai ser outro jac preciso dos carros bem acessível diferente dos nacionais o olho da cara ?

Avatar
Shin ITI Funayama 7 de junho de 2022

Será que é verdade que wv e dona da JAC 75/ porcentos,só assim tomara novos rumo ?

Avatar
Deixe um comentário