Tem que amaciar o motor? Sim! E mais

Outros componentes do automóvel, como as pastilhas, discos e lonas precisam de cuidados nos primeiros 1.000 km

AMACIAR o MOTOR E FREIO PASTILHAS MANUTENÇÃO
Amaciar o motor e outras peças significa 'maneirar' nos primeiros 500 a 1000 km (Foto: FreePik| AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 11/07/2024 às 07h02

Num carro zero ou com o motor retificado, a maioria dos motoristas obedece a regrinha básica de amaciar o motor. Isso significa dar uma  maneirada nos primeiros 500 a 1000 km para que as peças que se atritam, como os pistões nos cilindros fiquem bem assentadas.

VEJA TAMBÉM:

Mas quase ninguém se lembra de amaciar outros componentes que também funcionam com atrito entre si. Bons exemplos são os componentes do freio, como as pastilhas, discos, lonas e tambores.

Essas partes trabalham por atrito e, por isso, precisam ser assentadas para máxima eficiência do sistema. Então, para evitar um aumento de temperatura excessivo no sistema, evite pisar com muita força no pedal do freio nos primeiros 200 a 300 km.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Tobias 14 de julho de 2024

Carros modernos não necessitam amaciamento, apenas ajuste das peças. 500 km resolvem isso. Neste período evitar passar das 4 mil rpm ou fazer viagens longas. Foi isso que li em sites especializados.

Avatar
Deixe um comentário