Tá na esquerda? Tem que dar passagem para quem vem atrás!

Muitos motoristas não sabem exatamente qual é a utilização correta da faixa da esquerda em rodovias com mais faixas de tráfego

Por Boris Feldman11/12/19 às 17h30

Outro dia o piloto César Urnhani fez uma ponderação, no seu programa de televisão, que bate exatamente com o que eu penso. O tema é a respeito dos motoristas que insistem em andar na faixa da esquerda nas estradas de duas pistas com três, quatro faixas wm cada uma.

Se você chega mais rápido e ele está abaixo da velocidade máxima, ele nem tem desculpa nenhuma para não te dar passagem. Mas alguns idiotas argumentam que: “eu estou aqui na velocidade máxima, não tenho que deixar ninguém me ultrapassar”.

Em primeiro lugar, porque ele não é polícia e não tem que fiscalizar o que os outros estão fazendo.

Em segundo lugar, ainda que ele esteja na velocidade máxima, o código de trânsito diz objetivamente que numa pista com mais faixas., a da esquerda é para as ultrapassagens.

Então qualquer motorista que esteja nessa faixa, tem que dar passagem para quem vem atrás.

leaf faixa
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Lucas 29 de março de 2020

    Me tirem uma duvida, existem 3 faixas: Esquerda ultrapassagens, central e direita para caminhões. Ok? ate ai tudo bem.
    estou na central e uso a esquerda para fazer ultrapassagens, porem a fila de carros na central é longa, isso me obriga a permanecer por mais tempo na faixa da esquerda, nesse momento aparece um Corno e cola na minha traseira desrespeitando a distancia de segurança.
    quem é o errado?
    – Eu? exercendo o MEU direito de fazer uma ultrapassagem da maneira que “EU” acho mais seguro
    Ou o outro motorista?

    Uma vez eu fui tão sacana que estava ultrapassando uma fila de caminhoes e um porsche colou na minha traseira e ficou jogando luz alta.
    olhei no retrovisor, era um babaca que aparentava ter uns 25 anos.
    fiquei tao puto com isso que pisei no freio e diminui a velocidade de 110km/h para uns 60km/h fiquei por uns 2 minutos ou mais ate conseguir ir na faixa central e dar passagem para o “rapaizinho”
    isso foi tão errado, mas foi tão gratificante

  • Avatar
    Santiago 2 de março de 2020

    Não são poucas as vezes em que eu sou “barrado” por esses indivíduos que se comprazem em represar o tráfego atrás de si – e na maioria das vezes o fazendo a velocidades bem abaixo do limite local da pista.
    Mais uma faceta da má educação no transito, em que, sob a mascara de “estar respeitando a lei”, certos idiotas se realizam na pirraça de atrasar o dia dos outros ao se redor.

  • Avatar
    Arnaldo 12 de dezembro de 2019

    Falando em dar passagem, há cerca de dois meses. Estava parado em um semáforo e ouvi uma sirene típica da polícia. No retrovisor, notei uma SUV preta com com as luzes sinalizadoras típicas da polícia se aproximando. Ocorre que havia uma viatura da polícia militar estacionada logo após o cruzamento. De repente a SUV desligou a sirene e as luzes sinalizadoras. Pensei: aí tem. Dias depois, coincidência ou não o jornal bom dia São Paulo noticiou a prisão de sequestradores que utilizavam uma SUV preta dotada de sirene e luzes sinalizadoras para sequestros relampagos se fazendo passar por policiais.
    Hoje a caminho da ZL (Zona Leste de São Paulo) um GM cobalto bege, ligou essa parafernália porque queria passagem no meio do trânsito porque queria passar.

    Sugiro uma matéria sobre o tema a fim de esclarecer não somente aos infratores, mas também aos motoristas em geral para o assunto. A propósito, parabéns ao blog e aos assuntos sempre muito úteis e comentados com maestria

  • Avatar
    Marco 12 de dezembro de 2019

    Se o condutor da frente desobedece a regra de trânsito por não dar passagem ( quando está na velocidade máxima permitida ), o que vem atrás, acima da velocidade permitida, também está desobedecendo a regra de trânsito. Quem está mais errado ? Ai começam os atos de valentia. Um tentando forçar a ultrapassagem e outro segurando. Em países onde as pessoas tem mais cultura e estudo que o nosso isso não ocorre. As pessoas respeitam os limites de velocidade, e ponto final.

    • Avatar
      Washington 12 de dezembro de 2019

      Só respeitar o limite da via na faixa da direita e sim está tudo certo.

    • Avatar
      Carlos 28 de fevereiro de 2020

      Faixa da esquerda deve ser usada somente para ultrapassagem e ponto final! Está no Código de Trânsito Brasileiro.

    • Avatar
      renato cunha 1 de março de 2020

      as faixas à esquerda sao destinadas às ultrapassagens e ponto final. independente da velocidade praticada, é obrigação do motorista da frente dar direito à passagem para veiculos com velocidade maior. Não sabemos o motivo da tal velocidade, talvez possa estar prestando socorro durante a viagem ou até mesmo no destino. Ademais, ainda mesmo que você estiver na velocidade máxima da via, é dever dar a passagem. Afinal de contas, no nosso trânsito, nunca sabemos quem é a “pessoa” que está no outro veículo. Desculpe-me, mas aconselho ser prudente e dar a ultrapassagem. Nossa vida não tem preço e se não o fizer, estaremos infringindo a lei de trânsito. Não custa nada cooperar e vale muito para nós. Abraços.

  • Avatar
    Marcos de Campos Gimenez 12 de dezembro de 2019

    É um problema enfrentado em todas as estradas… acredito que boa parte da culpa é a falta de ensino por parte das auto escolas pois se vê que muitos destes “motoristas” são inseguros pelo jeito que conduzem seus veículos…

  • Avatar
    Rodrigo 12 de dezembro de 2019

    Infelizmente os governos, prefeituras ou autoridades estão mais preocupados em arrecadar dinheiro aplicando multas com radares ocultos em trechos planos e retos do que educar motoristas que se sentem donos das rodovias e fazem o que querem. Não é só faixa da esquerda, mas ausência de uso de setas ao mudar de faixas, motoqueiros entregadores na maiores da vezes que cruzam em ruas a toda velocidade onde ocultam suas placas facilmente para evitar possíveis multas. Tem muito a melhorar começando pelos próprios governantes, secretários de mobilidade que nada fazem para reeducação de “pilotos” de ruas.

  • Avatar
    Gabriel Silva 11 de dezembro de 2019

    Falando sobre a faixa de Rolamento de via rápida, a da esquerda, que é para ultrapassagem, é expressamente proibido PERMANECER nela. Quer dizer que, CTB – Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997
    Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
    Art. 198. Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado:
    Infração – média;
    Penalidade – multa.

Avatar
Deixe um comentário