Tá na esquerda? Tem que dar passagem para quem vem atrás!

Muitos motoristas não sabem exatamente qual é a utilização correta da faixa da esquerda em rodovias com mais faixas de tráfego

Por Boris Feldman 11/12/19 às 17h30
farol baixo rodovia foto jose cruz agencia brasil

Outro dia o piloto César Urnhani fez uma ponderação, no seu programa de televisão, que bate exatamente com o que eu penso. O tema é a respeito dos motoristas que insistem em andar na faixa da esquerda nas estradas de duas pistas com três, quatro faixas wm cada uma.

Se você chega mais rápido e ele está abaixo da velocidade máxima, ele nem tem desculpa nenhuma para não te dar passagem. Mas alguns idiotas argumentam que: “eu estou aqui na velocidade máxima, não tenho que deixar ninguém me ultrapassar”.

Em primeiro lugar, porque ele não é polícia e não tem que fiscalizar o que os outros estão fazendo.

Em segundo lugar, ainda que ele esteja na velocidade máxima, o código de trânsito diz objetivamente que numa pista com mais faixas., a da esquerda é para as ultrapassagens.

Então qualquer motorista que esteja nessa faixa, tem que dar passagem para quem vem atrás.

leaf faixa
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
25 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Patrícia 14 de julho de 2021

Na estrada, pela lei, pista da esquerda onde tem mais faixas é SOMENTE para ultrapassagem.
Quem usa esta faixa continuamente para chegar mais rápido, e ainda muito acima da velocidade está errado duas vezes.E muitas vezes três, porque não espera o carro da frente conseguir passar para a outra caixa com segurança e fica pressionando, colando atrás.
Faixa da esquerda é para ultrapassagem e ponto, e não para vir laaaaaaaa de traz querendo passar por cima de todo mundo (mas é o que acontece e as pessoas se sentem no direito de sair empurrando desrespeitosamente um carro que por vezes está apenas esperando oportunidade para ultrapassar com segurança.
Muito complicado isso. A lei é clara, mas cada um pega o ponto que lhe interessa e acha que tem razão. No Brasil se convencionou, independente da lei, que o espertinho que anda a 200km na esquerda direto tem prioridade e este se acha certo. Tudo muito complicado.

Avatar
Ricardo 28 de maio de 2021

Se é lei dar ultrapassagem pra quem vem mais rapido, temos que dar. Porem sabemos que é de tamanha incompetência criar uma lei que protege quem anda fora da lei. porque pedir passagem para um carro que ja esta na velocidade maxima da via, é ir de contra a outra lei que diz que tem que respeitar a velocidade da via.

Avatar
Azeitona Preta 20 de maio de 2021

Mó galera hipócrita aqui, só olham a parte da lei que lhes interessam. Só digo que se encontrar comigo e estiver acima da velocidade só vai ultrapassar quando EU der passagem, afinal vocês não são policiais para me fiscalizar. E se reclamar piso no freio…

Avatar
Motor 12 de março de 2021

Se eu stou na faixa da esquerda no limite da pista ninguém tem nada que ultrapassar se for em caso de emergência o cara liga alerta pisca farol aí sim tem algum motivo para ultrapassar caso contrário ele tem que respeitar a velocidade limite e pronto ou vai corta pela direita se já não ta respeitando a velocidade limite e siga o seu caminho e ponto

Avatar
Rogerio 1 de abril de 2021

Vc é um imbecil egoísta

Avatar
Marcelo 12 de abril de 2021

Você irrita o trânsito e provavelmente deve ser o tipo de cara cheio de complexos que irrita todo mundo, se continuar assim sua vida será continuará muito ruim…

Avatar
Victor 23 de julho de 2021

Os condutores podem transitar pela esquerda, não é proibido, mas apenas com o objetivo de efetuar uma ultrapassagem. Após realizar a manobra, deve voltar para a faixa da direita”, explica Eliane Pietsak, pedagoga e especialista em trânsito.

Ainda segundo a especialista, mesmo se o veículo de trás estiver acima da velocidade, é dever do condutor dar passagem ao condutor apressado. “Se um carro se aproxima do seu e pede passagem, não cabe ao condutor da frente decidir a velocidade que o outro deve trafegar, mesmo que este esteja cometendo uma infração por excesso de velocidade. A fiscalização deve ser feita pelo órgão competente, não cabe a nós, condutores que trafegam pela via, julgarmos a conduta do outro motorista”, explica a especialista.

Avatar
Gustavo 30 de julho de 2021

– Segundo o artigo 301 do Código Penal brasileiro, qualquer cidadão tem o poder de anunciar a prisão de uma pessoa que cometa flagrante delito. Não é necessária a presença da autoridade no momento do flagrante, basta o simples anúncio.
Se pela lei eu posso dar voz de prisão por delitos e por outra lei eu devo dar passagem, tem que ver qual lei vale mais que a outra.

Avatar
Marcos 2 de fevereiro de 2021

Muito complexo mas : Qual o problema em dar passagem na faixa esquerda para quem vem atrás com mais velocidade ?
por várias vezes fiquei atrás de um camarada que estava passeando,Eu indo para o trabalho…O cara a menos de 40 km onde a velocidade máxima é 60 km…..dei farol,buzinei,gritei,implorei,ascendi velas,não teve jeito…O cara não anda e não deixa quem precisa andar passar ! complicado de mais isso,O ego fala mais alto.

Avatar
Na lata 25 de outubro de 2020

Aí você para pra analisar… tanto o autor desse blog quanto alguns “pilotos” apressadinhos, chamando quem respeita a velocidade máxima da pista de idiotas! Realmente é o país que protege bandido e mantém o cidadão de bem refém; portanto roubem, matem, trafeguem em alta velocidade sem motivo plausível, que babacas se achando inteligentinhos, magistrados safados e leis ridìculas como essa vão te garantir a impunidade nessa república das bananas.

Avatar
Lucas 29 de março de 2020

Me tirem uma duvida, existem 3 faixas: Esquerda ultrapassagens, central e direita para caminhões. Ok? ate ai tudo bem.
estou na central e uso a esquerda para fazer ultrapassagens, porem a fila de carros na central é longa, isso me obriga a permanecer por mais tempo na faixa da esquerda, nesse momento aparece um Corno e cola na minha traseira desrespeitando a distancia de segurança.
quem é o errado?
– Eu? exercendo o MEU direito de fazer uma ultrapassagem da maneira que “EU” acho mais seguro
Ou o outro motorista?

Uma vez eu fui tão sacana que estava ultrapassando uma fila de caminhoes e um porsche colou na minha traseira e ficou jogando luz alta.
olhei no retrovisor, era um babaca que aparentava ter uns 25 anos.
fiquei tao puto com isso que pisei no freio e diminui a velocidade de 110km/h para uns 60km/h fiquei por uns 2 minutos ou mais ate conseguir ir na faixa central e dar passagem para o “rapaizinho”
isso foi tão errado, mas foi tão gratificante

Avatar
Renato Cunha 13 de maio de 2021

Faça isso na frente de uma carreta carregada com 40 toneladas que não tem como segurar no freio !!! Sabe aonde vai acordar né ? O que custa dar o direito de ultrapassagem quando tiver a oportunidade de passar para a direita? Isso poupa vidas e evita acidentes.

Avatar
Santiago 2 de março de 2020

Não são poucas as vezes em que eu sou “barrado” por esses indivíduos que se comprazem em represar o tráfego atrás de si – e na maioria das vezes o fazendo a velocidades bem abaixo do limite local da pista.
Mais uma faceta da má educação no transito, em que, sob a mascara de “estar respeitando a lei”, certos idiotas se realizam na pirraça de atrasar o dia dos outros ao se redor.

Avatar
Gustavo 30 de julho de 2021

Claramente escrito por alguém que anda acima do limite de velocidade, sempre na esquerda, dando farol e seta o tempo todo.

Avatar
Arnaldo 12 de dezembro de 2019

Falando em dar passagem, há cerca de dois meses. Estava parado em um semáforo e ouvi uma sirene típica da polícia. No retrovisor, notei uma SUV preta com com as luzes sinalizadoras típicas da polícia se aproximando. Ocorre que havia uma viatura da polícia militar estacionada logo após o cruzamento. De repente a SUV desligou a sirene e as luzes sinalizadoras. Pensei: aí tem. Dias depois, coincidência ou não o jornal bom dia São Paulo noticiou a prisão de sequestradores que utilizavam uma SUV preta dotada de sirene e luzes sinalizadoras para sequestros relampagos se fazendo passar por policiais.
Hoje a caminho da ZL (Zona Leste de São Paulo) um GM cobalto bege, ligou essa parafernália porque queria passagem no meio do trânsito porque queria passar.

Sugiro uma matéria sobre o tema a fim de esclarecer não somente aos infratores, mas também aos motoristas em geral para o assunto. A propósito, parabéns ao blog e aos assuntos sempre muito úteis e comentados com maestria

Avatar
Marco 12 de dezembro de 2019

Se o condutor da frente desobedece a regra de trânsito por não dar passagem ( quando está na velocidade máxima permitida ), o que vem atrás, acima da velocidade permitida, também está desobedecendo a regra de trânsito. Quem está mais errado ? Ai começam os atos de valentia. Um tentando forçar a ultrapassagem e outro segurando. Em países onde as pessoas tem mais cultura e estudo que o nosso isso não ocorre. As pessoas respeitam os limites de velocidade, e ponto final.

Avatar
Washington 12 de dezembro de 2019

Só respeitar o limite da via na faixa da direita e sim está tudo certo.

Avatar
Carlos 28 de fevereiro de 2020

Faixa da esquerda deve ser usada somente para ultrapassagem e ponto final! Está no Código de Trânsito Brasileiro.

Avatar
renato cunha 1 de março de 2020

as faixas à esquerda sao destinadas às ultrapassagens e ponto final. independente da velocidade praticada, é obrigação do motorista da frente dar direito à passagem para veiculos com velocidade maior. Não sabemos o motivo da tal velocidade, talvez possa estar prestando socorro durante a viagem ou até mesmo no destino. Ademais, ainda mesmo que você estiver na velocidade máxima da via, é dever dar a passagem. Afinal de contas, no nosso trânsito, nunca sabemos quem é a “pessoa” que está no outro veículo. Desculpe-me, mas aconselho ser prudente e dar a ultrapassagem. Nossa vida não tem preço e se não o fizer, estaremos infringindo a lei de trânsito. Não custa nada cooperar e vale muito para nós. Abraços.

Avatar
Jorge Pinho 13 de maio de 2021

Nenhuma via e feita para andar acima do limite e ponto final.

Avatar
Renato Cunha 13 de maio de 2021

Caro Jorge Pinho… Cuidado ao trafegar em vias com muito tráfego de caminhões. Aconselho que reveja seus conceitos. Quem desrespeitar a lei que assuma seus riscos. Devemos dar a passagem pela esquerda e ponto final. Se não o fizer, tem que assumir os riscos pelos seus atos. Pode ficar mais complicada a vida que já é complicada em alguns casos. NÃO INFRINJA A LEI, pois um erro não conserta o outro.

Avatar
Marcos de Campos Gimenez 12 de dezembro de 2019

É um problema enfrentado em todas as estradas… acredito que boa parte da culpa é a falta de ensino por parte das auto escolas pois se vê que muitos destes “motoristas” são inseguros pelo jeito que conduzem seus veículos…

Avatar
Rodrigo 12 de dezembro de 2019

Infelizmente os governos, prefeituras ou autoridades estão mais preocupados em arrecadar dinheiro aplicando multas com radares ocultos em trechos planos e retos do que educar motoristas que se sentem donos das rodovias e fazem o que querem. Não é só faixa da esquerda, mas ausência de uso de setas ao mudar de faixas, motoqueiros entregadores na maiores da vezes que cruzam em ruas a toda velocidade onde ocultam suas placas facilmente para evitar possíveis multas. Tem muito a melhorar começando pelos próprios governantes, secretários de mobilidade que nada fazem para reeducação de “pilotos” de ruas.

Avatar
Gabriel Silva 11 de dezembro de 2019

Falando sobre a faixa de Rolamento de via rápida, a da esquerda, que é para ultrapassagem, é expressamente proibido PERMANECER nela. Quer dizer que, CTB – Lei nº 9.503 de 23 de Setembro de 1997
Institui o Código de Trânsito Brasileiro.
Art. 198. Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado:
Infração – média;
Penalidade – multa.

Avatar
A 14 de junho de 2021

Deixar de dar passagem pela esquerda, quando solicitado. Com quantos segundos tenho que dar passagem pela esquerda quando alguém solicitar? 3s? 5s? 10s? ou 30 segundos? Não proibido usar a faixa da esquerda. O que o condutor tem que fazer é sair da esquerda, assim que possível, quando solicitado.

Avatar
Deixe um comentário