Ford mata mais um: fãs desconsolados

Quando a Ford anunciou sua saída do Brasil, ela afirmou que a produção do Troller seria mantida. Porém, o desfecho da história não foi esse...

Troller teve a sua morte decretada em outubro
Troller teve a sua morte decretada em outubro (Foto: Troller | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 21/10/2021 às 07h32

A fábrica do jipe Troller no Ceará foi adquirida pela Ford, não pelo produto, mas para abocanhar incentivos fiscais e deixar de pagar centenas de milhões de reais de impostos em sua fábrica de Camaçari, na Bahia.

Como o governo do Ceará exigiu que se mantivesse a produção do Troller, ela foi aperfeiçoando o jipe que acabou criando uma legião de fãs.

Quando a Ford anunciou, em janeiro deste ano, que iria fechar todas suas fábricas, os fãs do Troller respiraram aliviados, pois ela afirmou que só ele seria mantido em produção. E, em seus planos, que venderia a fábrica até o final deste ano.

Vários candidatos apareceram. Mas, não é que a Ford descumpre sua promessa quase ao final das negociações com um pretendente e resolve não ceder nem a marca e nem o projeto?

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Claro que assim – só levar galpão e máquinas – foi uma ducha de água fria na fervura e ninguém mais se interessou.

Resumo da ópera é que o Troller, um dos únicos bem sucedidos projetos de origem nacional, teve sua morte decretada na semana passada.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
8 Comentários
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Sir.Alves 27 de outubro de 2021

ADEUS ao verdadeiro off-road esportivo! Talvez o único que tinha um preço menos extrapolado… #OdioDaFord.

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Juca 24 de outubro de 2021

Esse é o famoso capital estrangeiro no qual o governo quer entregar os principais ativos da União

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Vinicius 27 de outubro de 2021

E viva ela: a multinacional boazinha. S2

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Fabio 22 de outubro de 2021

Só compra um Ford agora, quem quiser colocar no meio da sala, bem paradinho. Já era deficiente na reposicao de peças quando tinha fábrica aqui, imagina agora!! A não ser que a pessoa queira conhecer a China….kkkk

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Paulo 21 de outubro de 2021

Aqui no Brasil essas empresas multinacional fazem o que quer e o nosso governo não faz nada compro pode deixar uma marca nacional como a Troller pode ser fechada dessa maneira é muita injustiça com o nosso país, os caras vem aqui e fazem o que quiser, tinha que ter um lei de proteção para os produtos nacionais e exigir que a Ford seja obrigada a vender ou continuar a fabricação, não pode deixar morrer assim, e o nossos governantes não fazem nada.

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Strady 21 de outubro de 2021

A Volkswagen fez o mesmo com a DKW-Vemag; a Dodge (Chrysler) com a International; Chrysler com a Simca; A Volkswagen, novamente, com a Chrysler.
Tantos nos Estados Unidos quanto na Europa, existe uma avalancha de marcas que desapareceram.

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Paulo 21 de outubro de 2021

Bye bye Ford. Já foi tarde.

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Eduardo Teixeira Kull 21 de outubro de 2021

A Ford até poderia estar no seu direito, MAS QUE ELA FOI CANALHA, FOI. No fim, ela deu um jeito de matar um modelo que poderia, SIM, competir com os seus 4×4 importados, embora eu duvide que a Troller fosse abrir mão da motorização Diesel. No fim, foi também uma tentativa de matar a opção a Diesel. Gostaria, quem sabe, que a Great Wall comprasse esta fábrica e ali fizesse o Tank 300, que no momento não tem motorização Diesel, mas que o modelo tem sido elogiado pelo seu comportamento no fora de estrada, lá isso tem.

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