Você acha que ABS é só para reduzir a distância de frenagem ?

Os airbags e sistema de freio ABS já são obrigatórios nos carros feitos no Brasil há algum tempo. Você tem ideia de quão importante eles são?

Por Andre Willis27/08/20 às 07h30

Depois que o freio ABS e airbags se tornaram obrigatórios no Brasil, muitos passaram a entender o funcionamento desses dois dispositivos eletrônicos de segurança.

Em relação aos freios ABS, muitos já entenderam que ele atua quando o motorista pisa com força no pedal do freio, evitando o bloqueio das rodas e que elas saiam se arrastando pelo asfalto.

Ou seja, o  freio ABS reduz a distância de frenagem evitando uma batida mais à frente.

Porém, o ABS tem uma outra vantagem que poucos conhecem e também fundamental para evitar o acidente. É que ao impedir as rodas de se bloquearem e se arrastarem pelo asfalto, o ABS dá ao motorista o controle do automóvel, as rodas obedecem quando ele vira o volante.

Então além de reduzir o espaço de frenagem, o motorista tem condições de se desviar do obstáculo à frente. O que seria impossível se as rodas estivessem se arrastando.

Luz do sistema de freio ABS acesa no painel de instrumentos do carro
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário