Qual é o melhor combustível para abastecer antes de viajar

Etanol ou gasolina? Eis a questão! Na hora de colocar o carro na estrada, qual deles é o combustível ideal para estar no tanque?

iStock 514643632
Por Boris Feldman
Publicado em 27/10/2018 às 07h30

Gasolina ou etanol? Essa dúvida sempre paira sobre os condutores na hora de viajar. Se você vai viajar para votar em sua cidade natal, saiba qual é o melhor combustível para abastecer antes de viajar.

[TRANSCRIÇÃO]

É verdade que ao viajar com um automóvel flex recomenda-se o abastecimento com a gasolina? Ainda que o motorista tenha o hábito de encher sempre o tanque com etanol? É verdade, sim, e não há nenhum problema em de repente mudar o combustível no tanque. E esta recomendação se faz em função da autonomia do carro na estrada. Ou seja, como o seu consumo é cerca de 30% inferior ao do etanol, o carro vai rodar 30% a mais com a mesma quantidade de combustível no tanque.

E a vantagem é que o carro vai pedir para parar menos vezes para abastecer no posto. Se a viagem tiver uma extensão de 300 a 400 quilômetros, às vezes é até possível fazer todo trecho da estrada sem parar em um posto. Com a vantagem de evitar o abastecimento em postos cuja qualidade e credibilidade seja uma incógnita.

qual é o melhor combustível para abastecer antes de viajar
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Emerson 28 de junho de 2019

Achei bem sem sentido a recomendação. Autonomia importaria se a pessoa fosse atravessar um deserto como ocorre na Argentina, mas no Brasil que tem uma cidade a cada canto. Um carro com etanol faz tranquilamente 400 Km sem parar. Enquanto que com gasolina faria 500. Acho essa diferença irrelevante. melhor abastecer qual tiver o menor preço.

Avatar
Sidney 28 de outubro de 2018

Na verdade a adulteração do etanol é mais perceptível do que a da gasolina, pois se a gasolina for adulterada adicionando mais etanol do que o permitido, os veículos Flex não sofrerão quaisquer danos e ou sinais desta adulteração, tendo somente o consumo elevado. Já se o etanol for adulterado, provavelmente você vai perceber esta adulteração, ficando mais fácil perceber que foi enganado.

Avatar
Deixe um comentário