O grilo da caixa de marchas não é defeito
Esse barulhinho metálico pode surgir na caixa de transmissão, assim como nos câmbios automatizados de dupla embreagem
Por Boris Feldman 14/03/18 às 17h00Esse barulhinho metálico pode surgir na caixa de transmissão, assim como nos câmbios automatizados de dupla embreagem
Por Boris Feldman 14/03/18 às 17h00Alguns barulhinhos do automóvel desafiam a engenharia automobilística há tempos. O grilo da caixa de marchas é um desses ruídos. O mais frequente deles é um barulho metálico que surge quando o câmbio está desengatado, ou seja, quando o carro está em ponto morto.
Basta pisar na embreagem, mesmo sem engatar uma marcha, que ele desaparece. Quando se tira o pé da embreagem, o barulhinho aparece de novo.
Você vai à concessionária e a oficina tenta te convencer que aquilo não é nada – e não é nada mesmo. A explicação é que, em algumas caixas de marchas, existem peças livres que giram e batem umas contra as outras quando ela está em ponto morto.
Com a embreagem pressionada, elas se separam e o barulho desaparece. Nem todos os carros apresentam este ruído, pois o projeto do câmbio varia de um para o outro.
Então, não é defeito? Não. A caixa sempre vai fazer esse barulhinho e nada mais, não há nenhum inconveniente mecânico, nenhum desgaste. Apesar disso, já houve fábrica que “instruiu” a concessionária a revestir a caixa de marchas com uma manta especial para abafar uma parte do grilo.
É um paliativo que reduzia um pouco o incômodo, mas não resolvia nada.
Outro barulho incômodo é de alguns câmbios automatizados de dupla embreagem, como o DSG dos carros do grupo Volkswagen, como o Passat e o Golf.
Quando o carro está andando devagar e sobre um piso irregular, como um calçamento de pedra, surge um ruído metálico que incomoda, e o motorista chega a imaginar que há algum componente solto, quase caindo.
Entretanto, esse barulho é considerado normal, pois os câmbios de dupla embreagem são muito complexos, a ponto de se poder considerar que tratam-se de duas caixas de marchas acopladas em uma só.
Por isso existem algumas situações em que componentes muito próximos e rodando livremente podem bater uns contra outros e provocar o “barulhinho” que tanto incomoda. Neste caso, não há embreagem a ser pressionada para verificar se esta é realmente a origem do ruído, como no primeiro caso. Porém, também não há risco de problemas mecânicos.
O meu “nao era nada” está me custando uma caixa nova ?
Tenho uma new Tucson 13 mil km o barulho de grilo de aproximadamente 1 segundo faz toda hora que a marcha é reduzida, exemplo 5º para 4º, 4º para 3º . Chega de ser chato o barulhinho e tipo um choquinho… eu percebo toda hora.
Eu ouço o barulho do câmbio DSG do meu Passat Highline 2017/2018. Começou com uns 3.000 Km. Era ouvido quando passava por um quebra-molas. O carro ficou três dias na concessionária e disseram-me que o ruído vinha do câmbio, mas era normal. Com 8.000 Km, fiz uma viagem de 2.200 Km. pela BR 040 e na volta o barulho aumentou. Ouve-se perfeitamente em baixa velocidade, em qualquer piso. Parece suspensão de ônibus chacoalhando.