Híbrido plug-in: qual a diferença?

Afinal, qual a diferença do carro híbrido para o híbrido plug-in, se os dois possuem o motor a combustão e elétrico? Eu te explico!

Uma das maiores diferenças entre híbrido comum e o plug-in está na autonomia da bateria
Uma das maiores diferenças entre híbrido comum e o plug-in está na autonomia da bateria (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/10/2021 às 21h32

Leitor quer saber a diferença entre híbrido e híbrido “plug-in”. Definição de carro híbrido é aquele tracionado por dois motores, um elétrico e outro a combustão.

No caso do híbrido simples, sua bateria somente é carregada pelo próprio carro quando o motorista reduz a marcha, tirando o pé do acelerador, ou freando.

No híbrido “plug-in”, ele tem também os dois motores, a combustão e elétrico. E também recarrega a bateria quando o motorista tira o pé do acelerador ou freia. A diferença está num cabo que liga sua bateria à tomada na parede, ou num ponto de recarga, e, neste caso, o carro tem a bateria completamente recarregada.

VEJA TAMBÉM:

Então, a grande diferença entre os dois é que o híbrido “plug-in” tem uma bateria de muito maior capacidade que lhe permite, depois de recarregado durante a noite, rodar 50 ou mais quilômetros sem acionar o motor a combustão.

O híbrido simples não roda mais que alguns poucos km e logo tem que entrar em ação o motor a combustão.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Maria 5 de dezembro de 2023

Estava até interessada nesse SUV do Yaris, mas com esse motor elétrico para plugar, dá não.

Avatar
Diógenes 9 de julho de 2023

Neste mundo moderno que vivemos onde a velocidade de mudança das tecnologias são muito grandes, me parece que está demorando muito para o desenvolvimento de um sistema de armazenagem de energia mais eficiente, que venha a permitir uma autonomia que realmente convença o consumidor que vale a pena investir num carro “eletrico”, seja ela puro, hibrido ou hibrido plug-in. O que me parece é que a autonomia dos carros “eletricos” atuais é demasiadamente pequena e num país como o Brasil, com diferenças regionais brutais, esta tecnologia deverá demorar ainda um bom tempo para se consolidar. Imagine você dirigindo um carro destes pelo norte ou nordeste do Brasil, onde haverão poucas estações de carregamento.

Avatar
Edson 9 de outubro de 2021

Hibrido ‘tradicional'(patente da toyota) tem gerenciamento sinérgico(motor a combustão e elétrico são casados) eliminando a necessidade de plugar.

Avatar
Deixe um comentário