Hyundai 1.6: morte anunciada…

O novo motor 1.0 turbo da Hyundai passará a impulsionar o Creta e também o HB20. O que deve indicar o fim da vida dos antigos motores 1.6

creta 1 6 desfazendo
Motor 1.6 vai equipar apenas a geração antiga do Hyundai Creta (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 10/09/2021 às 21h32
Atualizado em 16/09/2021 às 22h41

A Hyundai acabou de lançar uma nova geração do Creta. Uma das alterações foi na motorização: ao invés dos motores 1.6 e 2.0, ela passou para um 1.0 de três cilindros, turbinado e manteve o 2.0. O motor 1.6 vai equipar apenas a antiga geração, enquanto for produzida.


Na verdade, esse motor 1.6 está condenado, pois está sumindo também do HB20, que agora só terá a motorização 1.0:

– 1.0 aspirado com 75 cv (gasolina) ou 80 cv (etanol).

– 1.0 turbinado de 120 cv com gasolina ou etanol.

VEJA TAMBÉM:

E o HB20 com motor 1.6?

A opção 1.6 será mantida apenas na versão fantasiada de aventureira, o HB20X. Ou seja, um motor em fim de linha…

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
32 Comentários
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Guilherme 16 de setembro de 2021

Mal negócio para o consumidor que vai ter que pagar mais para ter esses carros sem saber o que vão ter que enfrentar lá na frente às montadoras não sabe o que fazem para poder encarecer seus veículos.

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Rodolfo 13 de setembro de 2021

Esse 3 cilindros 1.0 turbo pode ser mais eficiente que o 1.6, mas tenho minhas dúvidas quanto:
1. durabilidade é igual?
2. manutenção corretiva, em caso de superaquecimento vou perder o bloco do motor se ele empenar e não poder dar um passe, vou poder trocar as bronzinas quando elas estiverem gastas?
3. se a turbina, os bicos injetores de injeção direta ou a bomba de alta quebrar quanto será?
Em resumo, essas questões com certeza não serão problema da maioria dos primeiros donos, pois logo que acaba a garantia ou ates disso eles compram outro carro 0 km com medo de dar manutenção ou b.o..
Daqui uns 10 anos a gente ver ver se esses motores 3 cilindros turbo são de fato melhores que os 4 cilindros 1.6.

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Polvo 15 de setembro de 2021

Quando esses carros ficarem mais rodados, a tendência é que fiquem caros de reparar, principalmente a turbina, bicos da injeção direta e bomba.

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Sergio Borges dos Santos Júnior 13 de setembro de 2021

Boa tarde Carlos! Agente fica comentando cada um vai querer falar bem do seu carro.
Mais nos todos Brasileiros estamos na mesma, só ficamos pagando muito por esses carros, que num contesto geral ficamos com o resto dos outros países.

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Renan Nogueira 12 de setembro de 2021

Um pena esse motor 1.6 aspirado é muito forte e tem um consumo aceitável! Eles conseguiram acabar com toda beleza do HB20 e agora estão fazendo a mesma coisa com a Creta. Vão cobrar um valor absurdo em um carro básico sem nada de extraordinário e com uma moyorização ridícula.
Não sou profeta mais a Hyundai já era!
Agora chegou a vez da Chery!!!

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Emmanuel Paulo Borges Gonçalves 15 de setembro de 2021

Com certeza, aqui em Campinas só existem 9 especialistas em motor turbo, ou seja pifou, dançou se. A Hyundai está ficando a igual às outras: querem vender o que interessa para eles e não para o consumidor

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Eber Nunes de Souza 12 de setembro de 2021

Estou comprando um Creta Action 2021 2022 1.6, não quero me arriscar com o turbo, a manutenção do turbo é mais cara e meu mecânico me desaconselhou a comprar o turbo o cabeçote é descartável, segundo ele.

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Leandro Nogueira 12 de setembro de 2021

Carro 3 cilindros é um negócio muito bonito na teoria. Jornalista elogia muito pq pega ele novinho e dá 2 ou 3 voltas no pátio da montadora e devolve.
Agora vai lá, compra a bucha pra vc e fica com ela até passar dos 80-100 mil km. Vibra tudo, não faz nem pra ficar trocando coxin. Foi meu primeiro e último.

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Polvo 13 de setembro de 2021

Eu também sempre achei que esses motores tricilíndricos são bons somente quando novos. Quando passa uma certa quilometragem eles vibram demais e nem a troca dos coxins resolve por completo. Ameniza, mas não resolve, pois sempre haverá desequilíbrio de forças dentro do motor. O arcaico motor família I da GM prova que é possível ter bons motores com consumo contido de combustível. O mais racional, a meu ver, seria desenvolverem motores de 4 cilindros de alumínio para redução do peso e injeção direta e aspiração natura e, adoção de turbo para versões superiores.

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Rodolfo 14 de setembro de 2021

Na Alemanha segundo o artigo abaixo os carros com 9 anos de uso tem incentivo fiscal para serem trocados por 0 km e viram sucata. Então será que esses motores 3 cilindros são projetados para durar no máximo 10 anos?
Vi um vídeo no Youtube que se for trocar pistões de um motor desses se deve fazer o balanceamento dinâmico do conjunto virabrequim, pistões e bielas, será que a maioria dos mecânicos sabe disso? Pois caso contrário o motor perde o balanceamento e pode desintegrar em uma determinada rotação ou desgastar prematuramente ou tirar o conforto devido ao excesso de vibração ou quebrar coxins precocemente.
Fonte:
Artigo: Estamos testemunhando o início do fim da era do antigomobilismo?
Autor: Alexander Gromow
Site: Autoentusiastas

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José Rosa Gonçalves 12 de setembro de 2021

Tá difícil acompanhar a evolução tecnológica.
Meu cretta 1,6 tem 06 meses e estão dizendo que o carro já está ultrapassado. Kkkkkkk.
Sem contar os novos carros elétricos no mercado.

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Marcos 12 de setembro de 2021

Ei estava pensando em pegar um 1.6 oque vc me fala desse carro ?

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Carlos Gonçalves 12 de setembro de 2021

posso falar pq tenho um… mecanicamente é confiável e não fica devendo nada pra esses 1.0 turbo 3 cilindros, que pra mim é só mais uma modinha q vai custar caro, futuramente, ora quem comprar

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Polvo 13 de setembro de 2021

Fuja de motor 1.0 3 cilindros, a não ser que vc fique pouco tempo com o carro e compre ele 0km.

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Devair 11 de setembro de 2021

Então temos plobrema com o nosso creta só fãs 6 km na cidade e 9 na estrada no etanol , 13 km e sonho

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Marcelo 11 de setembro de 2021

Irão tirar um motor excelente tanto no consumo qto na durabilidade e de manutenção barata !!! E colocarão no lugar um motor 1.0 turbo de injeção direta de combustível, quem comprar mal sabe o qto gastará para manter um motorzinho desse, isso andando pianinho pois se socar o pé prepara o bolso !!!

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Guilherme Zanatta 11 de setembro de 2021

Pior é saber que o novo 1.0 do creta quase bebe igual ao do 1.6 beberrão.

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Luiz Fernando Ferracine 11 de setembro de 2021

Tenho um Creta 2022 1.6, pelo contrário ele não é beberrão não, você está enganado, pra mim excelente carro e um excelente motor

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Ana Sueli 12 de setembro de 2021

Tenho um Creta 2018 é o pulse plus 1,6 estou muito satisfeita, para mim foi uma excelente compra. O maior custo benefício ????

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Jean 14 de setembro de 2021

Tenho um creta 1.6 bebe muito sim .faz 6 km na cidade e 7 na estrada . Está com 12.000 km e já quero trocar por um tracker

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Jaciano Guilherme Barbosa 11 de setembro de 2021

Bom dia, tenho um 1.6 vejo com tristeza a morte deste motor no Creta agora aos dois anos tenho a certeza, que o mercado automóveis não ve a tendência do seu público e
sim o lado financeiro, perde com isso um veículo no qual certamente segurou a montadora no país na pandemia e teria no mínimo mas um ano de muita vendas já que o novo não deve mesmo impacto.

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Arlete Bezerra 12 de setembro de 2021

Concordo em não tirar o motor 1.6, e também não gostei da mudança do modelo do Creta, pois muita gente quer adquirir mas desistiu, quando viu o novo.Queria um Creta 2022 mas não do modelo novo vou mudar minha escolha!!!!?

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Sir.Alves 10 de setembro de 2021

Vai em paz motor beberrão do além… não vai deixar saudades…

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Sergio Borges dos Santos Júnior 11 de setembro de 2021

Não é um dos piores motores,mais de baixa manutenção!
Tive o HB20S agora tenho o Creta 1.6 automático que faz 13 km com 1 litro carregado na estrada.
Para poder falar que é beberrão?se tiver um Corolla que faz 17km vazio na estrada.

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Sir.Alves 13 de setembro de 2021

Amigo faz os cálculos no lápis, verás que o consumo é ruim, por que esse computador de bordo da Hyundai é muito ”generoso” nas médias. Isso vale para o 1.0 também, que sem dúvidas está no podium do maior beberrão do país na categoria 1 Litro aspirado. Abraço.

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Sergio Borges dos Santos Júnior 11 de setembro de 2021

Tive um HBS 1.6 tenho um Creta 1.6 automático que faz 13 km na estrada carregado totalmente, não é dos piores!
Se a peça que fica atrás do volante não sabe conduzir o carro, então não adianta nem carro elétrico Kkkkk.

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Carlos 11 de setembro de 2021

Acha 13 grande coisa? Faço 17km/l na estrada com meu onix 1.0 turbo, ar ligado direto e serra, saí desse 1.6 pq ele é beberão sim! Fala aí quanto faz no trânsito intenso?

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Marcelo 11 de setembro de 2021

Não dá para comparar um Onix com um SUV.

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Eraldo 16 de outubro de 2021

Rapaz tou pra ver um motor beberrão igual a esse 1.6 do creta e hb20 Deus mim livre.

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Carlos 11 de setembro de 2021

Pq não? Onix tem 1130kg e a “suv” creta tem no máximo 1350, adimitam, gamma é um bom motor mas MUITO ineficiente. Tive 2 hb20 automáticos e com o mesmo estilo de condução e treixo não passava muito de 12 não.

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Sir.Alves 13 de setembro de 2021

Até o eTorq 1.8 16v que tem significativamente mais potencia, consigo também médias de 13Km por litro na gasolina comum na estrada, e na vPower consigo 14km, e olhe que o Linea tem o mesmo peso do Creta amigo, se andar na maciota com vPower consigo até 15.5 na estrada, num motor que responde bem quando precisa. ABraço

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Nelson sulkovski 14 de setembro de 2021

Concordo tenho uma Creta 1,6 smart automática faço 14km na estrada com gasolina grid da ypiranga andando entre 120 a 150 só manter a acerelacao

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