Kia: o híbrido mais barato e que “veleja”…

Marcando território no mercado brasileiro, Kia apresentou o seu utilitário esportivo híbrido mais barato do mercado, o Stonic

Kia Stonic é o híbrido mais barato do mercado
Kia Stonic é o híbrido mais barato do mercado (Foto: Kia | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 30/11/2021 às 07h32

Na verdade, é um “meio híbrido” (mild hybrid). A Kia, coreana irmã da Hyundai, resolveu fortalecer sua presença no Brasil e acaba de apresentar o utilitário esportivo Stonic, mais ou menos com as mesmas dimensões do Hyundai Creta, mas carregado de modernidade tecnológica, principalmente no motor que terá sistema híbrido. Aliás, por R$ 150 mil, será o mais barato híbrido do mercado.

O motor a combustão é o mesmo 1.0 de três cilindros, turbo, de 118 cv, do HB20, que recebe reforço de um motor elétrico.

Este sistema é chamado “meio híbrido”, ou seja, o motor elétrico não traciona diretamente o carro. Mas, com uma sofisticada tecnologia, reforça a potência do motor a combustão e ainda reduz o consumo, pois o alternador faz também o papel de motor elétrico.

VEJA TAMBÉM:

Além disso, um inédito sistema permite o carro “velejar” em algumas descidas. Veja neste portal detalhes desta tecnologia.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Alessandro 1 de dezembro de 2021

Saudades do meu classic vhc 2004, fazia 15km/l de gasolina na cidade e 18 na estrada… As vezes tenho a impressão que a evolução tecnológica só tem mesmo o único objetivo de majorar (E MUITO) os preços dos carros…por exemplo o classic citado eu comprei zero km por R$21.000,00…com direito ao kit dignidade (ar consicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas) hoje um carro similar não sai por menos de R$ 90.000,00 sem entregar a mesma eficiência… Lamentável.

Avatar
Gabriel Cotias 27 de março de 2022

No ano 2004, vc gastou 80,7 salários mínimos (260 reais) pra comprar seu Classic.
Em 2022, pra comprar um carro de 90 mil vc precisa de 74,2 salários mínimos (1.212).

Avatar
Solon Rosa de Souza 1 de dezembro de 2021

Carro mixuruca, meu carro a gasolina faz mais do que isso, aliás, um monte de carro que não é hibrido tem o desempenho melhor que esse da reportagem.

Avatar
Firmino Batista santos 30 de novembro de 2021

Como pode ser concorrente com um motor tao fraco com 118vc??

Avatar
Osmane Damianse 30 de novembro de 2021

Um híbrido que faz 13 km/l!!! Vai fazer história!!!

Avatar
Firmino Batista santos 30 de novembro de 2021

Alem do mais o consumo nao é tao baixo, o acord tem 250vc e faz 19km por litro

Avatar
Osmane Damianse 30 de novembro de 2021

Acho que vc não entendeu!!! O híbrido mais barato do Brasil é o Kia Stonic e custa 150 mil com um consumo de 13 km/l com álcool ou gasolina. Agora o Honda Acoord faz 25km/l e se vc é um privilegiado e pode comprar, vá lá e pode encomendar pq realmente é um carrão!!!

Avatar
Deixe um comentário