Para que serve tantas marchas no câmbio automático?
Atualmente existem carros com câmbio automático de até dez marchas. Mas afinal, essa quantidade está atrelada a algo útil?
Por Boris Feldman 28/11/19 às 06h15Atualmente existem carros com câmbio automático de até dez marchas. Mas afinal, essa quantidade está atrelada a algo útil?
Por Boris Feldman 28/11/19 às 06h15Até um passado não muito distante, está lembrado que os câmbios tanto manuais, como automáticos, tinham quatro ou cinco marchas? Por que será que os câmbios automáticos mais recentes subiu o número de marchas para sete, oito, nove ou até 10?
Teve até ouvinte me perguntando se é para ganhar mais velocidade máxima. Mas a máxima de um carro não depende do número de marchas.
Na verdade, a ideia da engenharia das fábricas ao aumentar o número de marchas do câmbio automático é fazer com que o regime de rotações do motor esteja sempre o mais próximo possível do ideal daquele que oferece torque máximo. O que resulta no melhor desempenho com o mínimo de consumo e emissões.
Ou seja, o motor estará sempre numa mesma faixa de rotações. Não importa se é numa subida mais forte ou se o motorista resolver andar em velocidades mais elevadas.
Daí a vantagem do câmbio CVT que não tem marchas definidas.