Mercado complicado: demanda maior que oferta

Falta de semicondutores paralisou a produção de carros 0 km. Consequentemente, o usado teve aumento em sua demanda e valorização no preço

Vender o seu usado porque o mercado está em alta pode te deixar a pé
Vender o seu usado porque o mercado está em alta pode te deixar a pé (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
07 de outubro de 2021 07:32

Se você está pensando em trocar seu usado por um seminovo (ou até por um zero km) preste muita atenção antes de se decidir, pois o mercado passa por uma fase complicada. Por vários motivos, e o principal é a falta de semicondutores, faltam carros novos e usados no mercado.

Em primeiro lugar, não venda seu usado antes da certeza de conseguir um outro (seminovo ou zero km) num prazo razoável, pois existe uma fila de espera de até seis meses para alguns modelos.

Além disso, houve uma valorização dos carros usados e alguns já estão valendo até 20% acima da tabela FIPE ou da KBB. Pode ser o caso do seu automóvel. Confira.

VEJA TAMBÉM:

Então, se você não prestar muita atenção, corre o risco de vender seu usado por valor inferior ao que está valendo hoje de fato. Além disso, poderá pagar mais e ainda ficar “a pé” até conseguir um seminovo ou zero km. É uma situação muito delicada – e anômala – do mercado, tudo provocado pela demanda muito superior à oferta.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Emerson 9 de outubro de 2021

Minha opinião é a seguinte: se esta precisando fazer uma grana, é a hora de vender seu usado. Caso contrário, fique quieto e espere o mercado voltar ao “normal”.
Parece que quanto mais se noticiam sobre a falta de veículos no mercado, mais o povo quer trocar de carro……

Avatar
J 7 de outubro de 2021

A situação está bizarra, recentemente vendi um Ford Ka por um valor 20% maior do que quando comprei em Outubro/2020.

Avatar
Deixe um comentário