É possível um motor 1.6 consumir menos combustível que o 1.0?
Até pouco tempo atrás, era comum alguns carros 1.6 terem o consumo de combustível um pouco melhor do que os carros 1.0. Será que atualmente ainda é assim?
É verdade que um motor 1.6, em determinada circunstância pode ter um consumo inferior ao de um motor 1 litro? Sim, essa afirmação foi verdadeira no passado. Isso quando nós tínhamos aqueles carros, chamados populares, com os antigos motores 1.0 ou 1 litro. Eles tinham pouca potência e obrigavam o motorista a pisar fundo no acelerador, para se obter um mínimo de desempenho. E, aí o consumo aumentava e poderia até ser superior ao de um motor maior, 1.6.
Porém, nos últimos três ou quatro anos, surgiu uma nova ideia, o downsizing, a redução da cilindrada. E os motores 1 litro de 3 cilindros, que já equipam a maioria dos nossos compactos, são muito mais eficientes, oferecem maior potência e menor consumo. Além disso, mesmo carregados, não andam se arrastando pelas estradas.
Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Elio David
22 de setembro de 2020
Ja tive um Ford Ka Zetec 1.0 2009, um Fiesta Zetec 1.6 e tenho hj Um New Fiesta 2015 1.6. O Ford Ka era o mais beberrão (8km/l) ja o Fiesta consome 12 Km/l.
Alguém por gentileza poderia me falar sobre o consumo do Fox Imotion? Tenho um 2011/12 que me assusta no consumo. Com etanol faz 4.66 e gasolina 5,5. O que pode estar errado? O mecânico já fez análise no aparelho e os parâmetros não acusam anormalidades.
A anormalidade é o motorista. Pede pra sua mulher dirigir o seu carro durante 1 semana. Se o consumo melhorar, você pode ter certeza que o problema é com a sua condução.
Concordo com o Marco. Tenho um Peugeot 208 1.6 e minha esposa tem um HB20 1.0. Meu Peugeot, comprovadamente, é bem mais econômico que o HB20 beberrão dela (principalmente se abastecido com etanol).