Motor de táxi pode durar bem mais que o de um carro particular

Ao contrário do carro particular, o motor de um táxi chega rodar dia e noite, sem parar. E, sim, essa é uma condição benéfica

placa taxi no teto de veículo com cidade desfocada ao fundo
Por Boris Feldman
Publicado em 22/08/2019 às 06h15

É verdade que o motor de um táxi, apesar de muito mais solicitado que o de um carro particular, tem grandes chances de maior durabilidade?

Pois é isso mesmo: o motor do táxi pode durar bem mais que o de um carro particular. Isso porque o momento de maior desgaste de um motor acontece quando ele é acionado depois de algumas horas sem funcionar.

Não é o que acontece com um carro particular? Noite inteira parado, aí o motorista liga, roda alguns quilômetros; dia inteiro parado, aí liga de novo, e mais alguns quilômetros de volta para casa. E cada vez que se liga o motor depois que ficou horas parado, até o óleo vir lá do cárter para lubrificar o propulsor, já houve um grande desgaste entre as partes que se atritam.

E é exatamente o que não acontece no táxi. Pois alguns rodam noite e dia sem parar, outros rodam o dia inteiro. Mas cada vez que se liga e desliga, o óleo não tinha escorrido lá para o cárter.

taxi brasil rio de janeiro shutterstock
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mister Gasosa 22 de agosto de 2019

Outras variáveis que entra nessa conta dos taxistas são:
1. taxista geralmente anda de maneira a economizar combustível, logo eles andam em rotações brandas se comparadas a quem tem pé de chumbo; Isso é muito fácil perceber… que carro dura mais um que anda em um autódramo ou um de taxista zeloso?
2. taxista zeloso geralmente segue a risca o que manda o manual do proprietário no que se refere a prazo de troca de óleo e usa o óleo especificado sempre;
3. taxista zeloso usa combustível de qualidade, pois sabe que o barato pode sair muito caro. Um taxista perto de casa queimou junta de cabeçote e perdeu o cabeçote do seu GM Cobat porque o etanol não prestava, ele disse que agora aprendeu a lição, combustível tem que ser de qualidade e não barato.
Por fim conheci um taxista que rodou 800.000 km com um Omega 2.2-L sem nunca abrir o motor. Ele enjoou do carro e vendeu.

Avatar
Deixe um comentário