Nem tempo nem quilometragem: picaretagem

Afinal, o que define a troca do amortecedor do veículo? A quilometragem, o tempo, ou a forma como o veículo é utilizado? Eu te conto!

A durabilidade da suspensão varia de acordo com as condições que o veículo é submetido
A durabilidade da suspensão varia de acordo com as condições que o veículo é submetido (Foto: Renault | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 06/10/2021 às 21h32

“Amortecedor tem prazo de validade de acordo com a quilometragem ou tempo de uso?” Essa é uma pergunta frequente. A última veio de um leitor que tem os amortecedores em seu automóvel há 150 mil km e quase dez anos de uso.

E a resposta é simples: amortecedor não tem regra para expirar. Nem tempo e nem quilometragem. A rigor, sua durabilidade depende das condições a que é submetido. Se os do carro do leitor estiverem em bom estado, podem até rodar (otimistamente…) mais 150 mil km ou mais 10 anos.

Como talvez já deveriam ter sido trocados há muitos anos ou quilômetros atrás…

VEJA TAMBÉM:

Se o veículo roda sempre com excesso de peso, ou em estradas de terra, ou esburacadas, os amortecedores podem não resistir sequer a 10 mil km. Importante é que sejam verificados a cada 10 mil km.

Não acredite em fábricas e oficinas que recomendam sua troca em determinada quilometragem. Isso é pi-ca-re-ta-gem!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vinicius Moriconi Pacheco 16 de dezembro de 2021

Verdade. Tive uma Megane Grand Tour que aos 120 mil os amortecedores estavam como novos. Também: só rodou em tapetes e basicamente com uma pessoa, embora não muito magra, dentro. Como estou sempre na estrada fiz questão da troca, desaconselhada pelo mecânico. O valor não era tão alto assim para colocar minha vida em risco numa situação de emergência…

Avatar
Ricardo Garlipp 12 de outubro de 2021

É a mais pura verdade. Tive um GM Astra 2002 que trocou os amortecedores com 310 mil km. Um amigo tem uma Mercedes Benz Classe A que chegou aos 400 mil km quando vendeu. Nunca trocou os amortecedores. Meu Sandero 2014 já tem 180 mil km, mas com 80 mil já queriam trocar. Não autorizei.

Avatar
Bruno 7 de outubro de 2021

Como sabe a troca? Se for a óleo, quando estiver com vazamento…..se for a gás, quando tiver com sua ação de retorno comprometida. Simples!

Avatar
Elessandro grossi 6 de outubro de 2021

E como saber se esta na hora de trocar? Obrigado

Avatar
Deixe um comentário