Pneu run flat: saiba o que é e quais são suas (des)vantagens

Tecnologia equipa muitos modelos vendidos no Brasil, mas nem todos os consumidores entendem o perigo de usá-lo em nossas ruas e estradas

run flat tire
Por Boris Feldman
Publicado em 14/05/2018 às 11h30
Atualizado em 10/02/2020 às 16h24

O pneu run flat já é uma realidade em diversos carros importados. Até mesmo alguns brasileiros, como o EcoSport, já adotam a tecnologia. Saiba como o componente funciona, a vantagem que ele proporciona para os donos de automóveis e sua grande desvantagem – que não está exatamente no pneu, mas onde ele roda.

[TRANSCRIÇÃO]

O que é o pneu run flat?

Run flat quer dizer, em inglês, “que anda vazio”. Ou seja, se o pneu normal esvazia, murcha, perde pressão por qualquer motivo, não dá pra você continua rodando com ele – por isso que tem o pneu sobressalente, é diferente do run flat. Isso porque o run flat tem uma construção especial com as laterais reforçadíssimas de modo a suportar que o carro continue rodando mesmo que ele esteja sem pressão.

Vantagens e desvantagens

As vantagens são:

  • não ter que trocar o pneu quando fura; e
  • não ocupar espaço no porta-malas.

A desvantagem do run flat é custar mais e não ter sido projetado para o Brasil, mas para as estradas de primeiro mundo. Aqui, se ele passa por uma dessas crateras asfálticas, ele rasga e adeus run flat. A solução é chamar o reboque e trocar o pneu.

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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
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José Carlos 15 de maio de 2018

Acredito que o custo ficaria muito alto pela grande quantidade de borracha!

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Marcio Amicis 14 de maio de 2018

O que é um pneu Run Flat? É um pneu duro para c@rr@lho. Hahahaha.

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Fabio Sousa 14 de maio de 2018

Porque a indústria de pneus não desenvolve um composto de borracha que permita a construção de pneu macico que tenha a característica dinamica igual ao pneu convencional, óbvio que respeitando as características de aderência e resistência ao desgaste.

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