Óleo: trocar o escuro?

Existem algumas dúvidas em relação a troca do óleo do motor. Uma delas está relacionada à sua coloração: se está escuro, devo trocar?

Óleo do motor se troca por quilometragem ou pelo prazo vencido
Óleo do motor se troca por quilometragem ou pelo prazo vencido (Foto: iStock)
Por Boris Feldman
14 de outubro de 2021 07:32

“Parei o carro no posto para abastecer”, diz um leitor nosso, “o frentista examinou o óleo do motor e disse: está muito escuro, viu? Já passou da hora de trocar”. E o nosso ouvinte disse que ainda não tinha rodado mil quilômetros, nem dois meses, depois da última troca.

Será que o óleo colocado não era de boa qualidade? Ou, quem sabe o motor do carro está com problema?

Negativo: o problema está na desonestidade do frentista que atendeu nosso leitor, querendo se aproveitar de que a maioria dos motoristas não entende bulhufas de automóvel. E por isso não faz a menor ideia de que o óleo está limpinho, quase transparente, apenas quando novo dentro do frasco.

VEJA TAMBÉM:

Mas depois que roda alguns quilômetros ele fica mesmo escuro, quase preto. O que é muito normal, sinal de que ele está cumprindo suas funções.

Você sabia que o AutoPapo também está presente em suas redes sociais favoritas? Clique e confira:

TikTok YouTube Facebook Twitter

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Júlio Lima 16 de outubro de 2021

Tenho um Siena hlx 1.8 2010 ,rodo muito pouco,estou trocando o óleo a cada 12 meses, está certo? ,qual óleo devo usar?

Avatar
Rodolfo 14 de outubro de 2021

Quem diz a hora certa de trocar o óleo é o manual do proprietário, sendo que ele discrimina “uso severo” e “uso normal”. Eu me enquadro no “uso severo”.
Uma vez fui na ideia de um ex-professor meu de Engº Mecânica, que disse que o óleo poderia rodar o dobro do indicado no manual do proprietário (Gol ano 1990 – 1.8AP – Gasolina). Na primeira tentativa o motor começou a fazer barulho ao dar a partida, e então o mecânico teve que trocar todas as bronzinas de mancal e de biela.
O mecânico me disse: “Aqui é São Paulo-SP, trânsito pesado… troque com 3.000 km, não faça isso de rodar 5.000 km com óleo mineral”.
Moral da história: A teoria é uma, mas a prática é outra. Pena que não fui atrás do meu ex-professor para ela pagar a minha conta das bronzinas.

Avatar
Deixe um comentário