Passar com o carro elétrico em trecho alagado dá curto-circuito?

Existem vantagens e desvantagens quando se passa com um carro elétrico num trecho alagado. Mas afinal, existe o risco de ser eletrocutado?

carro eletrico pista enchente portal
Baterias e motores dos carros elétricos são completamente blindados e à prova d’água (Foto: AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
Publicado em 20/11/2022 às 17h02

Um leitor do AutoPapo comenta que passou outro dia por um trecho alagado e ficou preocupado ao imaginar o que poderia acontecer se ele estivesse passando por ali com um carro elétrico. Uma porção de baterias muito potentes, com cabos elétricos para todo lado: se entra água, eu, no mínimo, seria eletrocutado, não é?

VEJA TAMBÉM:

Mas é claro que não. Fosse verdade, já teria muito motorista aí pelo mundo virado carvão. Por um simples motivo: baterias e motores dos carros elétricos são completamente blindados e à prova d’água.

E em relação ao carro a combustão, tem até a vantagem de não ter o escapamento, que pode puxar água para dentro do motor e provocar um senhor estrago. Mas o carro elétrico está sujeito aos mesmos problemas dos atuais: se a água chegar a seu interior, vai danificar tapetes, estofamentos, tecidos e congêneres.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Kaamanga 30 de maio de 2023

Não dá curto-circuito mas apaga. Procurem se informar.

Avatar
Deixe um comentário