Banguela: aumenta o consumo e… o perigo!

Mesmo em carros mais novos, o ponto morto, ou a famosa “banguela”, na descida, aumenta ou reduz o consumo de combustível?

Por Boris Feldman 14/04/21 às 21h30
marcha ponto morto banguela 1
Ponto morto nas descidas? (Foto: Shutterstock)

Ainda tem gente que teima, sei lá porquê, em jogar ponto morto nas descidas para economizar combustível. Só faz sentido se for um carro mais antigo porque hoje, com a central eletrônica, é o contrário. O ponto morto, ou a famosa “banguela”, na descida, aumenta ao invés de reduzir o consumo se o carro tiver injeção eletrônica.

VEJA TAMBÉM

Como isso já está fora de discussão, vale a pena chamar atenção de outros dois problemas ao se jogar “banguela” numa longa descida:

  • Em primeiro, é um excesso de esforço no sistema de freios por não se estar usando o freio-motor, ou seja, engatar, ao descer, a mesma marcha que se usaria para subir aquele trecho;
  • Em segundo lugar, descer de ponto morto pode ser um perigo, pois a marcha lenta pode estar irregular, o motor apagar e o carro ficar sem sistema de assistência aos freios e direção;

Banguela, jamais! Se não pela economia, pela segurança.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Eurico 27 de julho de 2021

Corsa 1.0 ano 2003 gasolina faz 21 km por litro na banguela e 15 km por litro engrenado isso na rodovia.

Avatar
Paulo 15 de abril de 2021

Só blá blá blá….

Avatar
Iron Ross 15 de abril de 2021

Quanto à segurança, não tem o questionar. Sim, piora a segurança.

Mas quanto à banguela, desafio qualquer um especialista a viajarmos em dois carros zeros quilômetros (pode ser um Corolla automático), ida e volta, tanque lacrado na ida e na volta 500km+500km. Ida com um, volta com outro, pra não dizer que o carro fez média diferente. Mantendo a mesma velocidade média similares dos veículos na viagem, ida e volta.
Quem perder na média, dá o carro zero pro outro.

Não canso de ver essa conversa de que banguela não economiza. Se o veículos fossem”roda livre”, ok… Mas não são.
Sabendo usar banguela, SIM, economiza.
Desafio lançado.
Podemos fazer.

Isso é igual o papinho de pneu novo atrás, que especialista fazem teste de laboratório… os fundamentos reais, de uso diário, requerem pneus novos na frente.

Avatar
Hamilton da Silva 15 de abril de 2021

Meu DEUS os estudos estão sendo invertidos. Como pode um carro desengrenado gastar mais combustivel? Estão pensando que todos são idiotas oque fizeram com a matemática. Aproveitem que o pt.saou do comando e façam uma reciclagem. Mas busquem a verdade primeiro não sejam Maria vai com as outras.ó

Avatar
Paulo Cesar Corrêa 15 de abril de 2021

Gostaria de saber se usar freio motor em descidas pode ter algum beneficio para a limpeza das camaras de explosão e dutos de circulação de combustivel, ou seja – pode ser benéfico para a maquina usar freio motor?

Avatar
Edson Luiz 14 de abril de 2021

Bom dia. Gostaria de saber as questoes ja que nao se economiza combustivel em uma descida com o carro no porto morto
Primeiro, se o carro descer engrenado na 5 marcha ele vai perder velocidade se nao manter a aceleracao nao é
segundo, entao, se dscer engrenado mesmo que seja pra manter a velocidade vai precisar pisar no acelerador e com isso ja gasta combustivel
e terceiro como nao se economiza combustivel se a pessoa nao esta pisando no acelerador, deixando o carro descer livre de aceleracao?

Avatar
Deixe um comentário