Por que o ponteiro “estanca”?

O motivo de o conta-giros não atingir a faixa vermelha vai muito além da própria rotação do motor; Você sabe quais são os outros fatores?

Limite de rotação não é o único motivo!
Limite de rotação não é o único motivo! (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
14 de fevereiro de 2022 07:32

Por que cargas d’água, por mais que você pise no acelereador, chega o momento em que o ponteiro do conta-giros “estanca” e não sobe mais? O motor não aumenta a rotação e o carro não aumenta a velocidade?

Ahhhh… existem alguns fatores que determinam esse limite.

O mais óbvio é a própria rotação do motor, que não pode entrar na faixa vermelha sob pena ser danificado.

Mas existem outros limites, como por exemplo o dos pneus. O carro não pode ir além de determinada velocidade, pois aquela é a limitada para o modelo de pneu que o equipa.

VEJA TAMBÉM:

Existe também um limite de velocidade. Fábricas europeias entraram em um acordo para limitá-la em 250 km/h. Mas os automóveis esportivos não respeitam este acordo.

E existem outros limites impostos pela própria mecânica de cada modelo, determinados pela engenharia da fábrica.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ivo Fontes 15 de fevereiro de 2022

Aaahhhh… mentira. Aparentemente estanca… mas só “aparentemente”.
Eu já consegui acelerar para dentro do vermelho (mais do que um par de vezes) cerca de +300rpm para dentro do vermelho, e não fui mais porque fiquei com receio de rebentar o motor. Fui à autoestrada e acelerei até ao máximo em horizontal e quando apanhei a descida, continuei prego ao fundo e entrou no vermelho. Já fiz em carros automáticos e em manuais, embora que tivesse sentido que nos manuais entram com mais facilidade.

Avatar
Deixe um comentário