100 mil prejudicados pela Caixa?

O seguro obrigatório DPVAT, que hoje é gerido pela Caixa Econômica Federal, era uma grande maracutaia que prejudicou seus contribuintes

Aproximadamente 100 mil pessoas aguardam a indenização do seguro DPVAT
Aproximadamente 100 mil pessoas aguardam a indenização do seguro DPVAT (Foto: Divulgação)
Por Boris Feldman
02 de julho de 2021 07:32

Bilhões e bilhões de reais que nós, contribuintes, pagávamos pelo seguro obrigatório DPVAT eram, comprovadamente, desviados pela seguradora Líder, que o administrava.

A SUSEP (Superintendência dos Seguros Privados) decidiu então transferir a gestão do DPVAT para a Caixa Econômica Federal, que se responsabilizou pela indenização das vítimas dos acidentes ocorridos a partir de 1º de janeiro deste ano.

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Entretanto, a Caixa Federal não tem a menor competência nem conhecimento para administrar este seguro. Resultado: dezenas de milhares de vítimas de acidentes de trânsito, há quem diga que chegam a 100 mil, aguardando a indenização a que têm direito.  Então, o DPVAT que era uma grande maracutaia, virou uma grande trapalhada.

Resposta da Caixa Econômica Federal:

A CAIXA foi contratada pelo Governo Federal para o pagamento do seguro DPVAT pela sua experiência na implementação de políticas publicas; pela presença nacional, com mais de 4.200 agências em todo o Brasil; e pela tecnologia aplicada na prevenção e redução de fraudes. Além disso, o processo é totalmente gratuito para o solicitante, sem a necessidade de intermediários.

• Até o momento, do total de solicitações recebidas pelo banco:1. 68% já foram pagas ou estão com pendência de correção ou complementação de documentos pelo solicitante; 2. 25% estão em primeira análise ou tiveram complementação de documentos pelo cliente recentemente, todas dentro do prazo legal; e3. 7% foram indeferidas por não se enquadrarem no previsto em Lei.

• Todos os pedidos de indenização estão sendo analisados no prazo previsto de 30 dias e, atendendo aos requisitos legais, o pagamento é realizado de imediato.

• A administração do pagamento do seguro DPVAT é um processo técnico onde, sob gestão da CAIXA, os solicitantes ou seus representantes legais podem realizar o pedido sem a necessidade de qualquer intermediário.

• O corpo técnico da CAIXA responsável pelas análises é composto por mais de 300 colaboradores, além de diversas outras áreas do banco que prestam apoio, como atendimento, conformidade, etc.

• Caso não tenha condições de realizar o pedido por meio do aplicativo DPVAT CAIXA, o interessado ou seu representante legal pode se dirigir a qualquer uma das 4.200 agências do banco e realizar o processo com o acompanhamento de um empregado CAIXA.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
4 Comentários
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waifunacion 11 de outubro de 2021

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seo google pdf 27 de setembro de 2021

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Reid Ovitt 30 de agosto de 2021

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Felipe 15 de julho de 2021

Comentando aqui, não achei a outra notícia.
Atualização, três meses para receber a indenização. Mais rápido que a Líder. A idéia é saber lidar com o App, se não consegue acessar tem que ir na agência, não tem jeito, arruma o cadastro e vai. Depois enviar os documentos umas três vezes, conforme o solicitado. O dinheiro caiu no Caixa tem, daí como passou de 5.000 volta na agência pra transformar em poupança normal a tal conta, depois vai embora. Resolvido e indenizado. Toma seus papudo. Vão aprender a ler e ver o que pede no APP corretamente! Ótimo site! Parabéns!

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