Em época de chuvas, as rodas dos carros com tração dianteira podem deslizar de maneira perigosa ao sair de uma rampa íngreme. Saiba como proceder nesse tipo de situação:
Quase 100% dos automóveis nacionais têm a tração no eixo dianteiro. Um ou outro BMW ou Mercedes montados no Brasil é que podem ter as rodas traseiras tracionando o carro. Algum jipe ou SUV pode ter tração dianteira ou nas quatro rodas.
Esse comentário é porque nessa época de chuvas você pode estar numa situação de subir uma rampa forte, saindo da garagem, de um estacionamento subterrâneo, num piso molhado com o carro carregado e as rodas dianteiras, as de tração, começarem a ‘patinar’. E o carro não sobe mais, e às vezes começa a deslizar perigosamente para trás.
O motivo é que o centro de gravidade do carro se deslocou para o eixo traseiro, e as rodas dianteiras perdem atrito com o piso. A solução para isso pode ser simples: subir a rampa de marcha a ré, pois aí o centro de gravidade vai se deslocar para o eixo onde estão as rodas que tracionam o carro.
Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.
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paulo
3 de agosto de 2020
Compra uma mitsubish TR4 que vc vai ter seus problema resolvidos, pois ela tem a tração trazeira, além de ser um carro muito ágil
Esse é o mesmo problema do carro ter tração dianteira e não tiver espaço para manobrar e sair de ré.
Solucao: chama alguém para empurrar, coloca peso no capô, chama o reboque ou deixa o carro na garagem e vai de ônibus.
Esse é o mesmo problema do carro ter tração dianteira e não tiver espaço para manobrar e sair de ré.
Solucao: chama alguém para empurrar, coloca peso no capô, chama o reboque ou deixa o carro na garagem e vai de ônibus.