Recall branco: que bicho é esse?

Recall branco: ele é a mesma coisa do 'recall normal', aquele reparo gratuito feito no carro ao levá-lo em uma concessionária?

Por Boris Feldman09/10/20 às 07h30

Recall tem cor?  Sim, deve ter já que existe um tal de recall branco (…) que muita gente não faz sequer ideia do que vem a ser.

É o seguinte:

Se a fábrica percebe um problema provocado por uma falha na manufatura, no projeto ou na qualidade de um componente e que envolve segurança ela é obrigada a realizar publicamente o recall.

Ou seja, chama esses carros de volta às concessionárias para serem reparados gratuitamente. Entretanto, podem ocorrer outros problemas no automóvel que não envolvem segurança. Neste caso, a fábrica não é obrigada a disparar um recall.

Ela simplesmente instrui suas concessionárias para, assim que o carro for levado para a revisão, que a oficina aproveite e faça também o reparo. Este é o “recall branco”. É por isso que, muitas vezes, os donos dos carros envolvidos nesta operação sequer ficam sabendo deste reparo.

Automóvel branco suspenso pelo elevador durante recall na concessionária
Recall branco é mais simples do que o ‘recall comum’ que é já é conhecido (Foto: Shutterstock)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Fernando B 11 de outubro de 2020

    Creio que poderia ter citado um exemplo, pelo menos

Avatar
Deixe um comentário