Rodas maiores custam ao bolso e ao conforto

Alterar o tamanho da roda do carro só pela estética pode custar caro. Veja aqui quais as verdadeiras consequências dessa prática

Por Boris Feldman 04/01/21 às 21h31
roda do carro mudar tamanho
Roda maior só por causa da beleza estética pode te custar caro... (Foto: Shutterstock)

“Eu vou comprar um carro”, diz um leitor, “que tem roda com aro de 15”, porém o visual do carro ganha muito com rodas de 16” ou 17”. Posso trocar?” Poder, pode. Mas você tem que observar que o diâmetro total roda + pneu não pode ser alterado acima de 2% ou 2,5%.

Isso quer dizer que:

Quando se aumenta a roda em uma polegada, você tem que compensar, reduzindo a altura do pneu também em uma polegada.

Com vantagens e desvantagens: Primeiro: quanto mais baixo o perfil do pneu, mais estabilidade. Porém, maior a probabilidade de ele se danificar numa dessas crateras asfálticas.

Além disso, quanto mais baixo o perfil, menos ele absorve as irregularidades do piso e mais desconfortável ficará o carro.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Joao 5 de janeiro de 2021

Todas as matérias colocam “que matéria horrivel” kkkk

Avatar
Phillipe 4 de janeiro de 2021

Que horrível essa matéria

Avatar
ronaldo 5 de janeiro de 2021

Isso deveria ser feito apenas pelas concessionarias.

Avatar
Deixe um comentário