Velocidade baixa e marcha alta não é combinação ideal

Fique atento ao conta-giros no painel para saber o momento certo da troca de marcha, pois isso influencia no consumo do seu carro

Por Boris Feldman 05/12/19 às 08h30
1757 novo logan dynamique 1.6 8v hi power indicador de troca de marcha

Um leitor do AutoPapo disse que fica encucado toda vez que está dirigindo seu carro com uma marcha mais alta, quarta ou quinta, em velocidades baixas, no entorno de 30 m/h.

Toda vez que isso acontece, tem uma danada de uma setinha no painel que acende. Ela sugere a ele a troca de marcha por uma mais forte, segunda ou terceira.

E ele quer saber o motivo disso. Fácil de explicar: se ele estivesse observando o conta-giros, ele ia reparar que o ponteiro estava indicando uma rotação muito baixa do motor, 1.000, 1.500 rpm.

E com toda certeza, a faixa de rotação ideal para máximo torque, que resulta no mínimo consumo e emissões, deve ser no entorno de 2.500, 3.500 giros. Que é para onde o ponteiro vai apontar se ele seguir a indicação da setinha no painel.

indicador troca marcha painel Troca de marcha
Indicador de troca de marcha da Fiat

Foto Fiat | Divulgação

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ednaldo de Oliveira Ribeiro 5 de dezembro de 2019

    Qual consumo medio na estrada e dentro da cidade, da Pickp L-200 Hpe Outdoor 4×4 diesel automatica 2008.!??????
    Obrigado

  • Avatar
    jose 5 de dezembro de 2019

    mas ha alguma consequencia drastica???

Avatar
Deixe um comentário