Como evitar a aquaplanagem e não virar ‘passageiro ao volante’

Circunstâncias como velocidade e as condições do pneu do carro podem influenciar diretamente no fenômeno da aquaplanagem

carro poca dagua trecho alagadoshutterstock 408849331
Por Boris Feldman
Publicado em 20/11/2019 às 06h15

Um leitor do AutoPapo diz estar preocupado com a aquaplanagem. Já leu sobre o assunto, viu um carro outro dia deslizando sem controle sobre essa lâmina d’água no asfalto e ele quer saber: como evitá-la?

Então, para começo de conversa: se você sentiu seu carro deslizando igual um esqui sobre a lâmina de água no asfalto, esquece, não há o que fazer. Não freie, não acelere, não vire o volante… E reza! Pois as rodas e os pneus perderam contato com o asfalto.

Mas para evitá-la, a primeira dica é velocidade: reduza para 90 km/h, 80 km/h que você jamais será pego pela aquaplanagem. Além disso, quanto mais finos os pneus do seu carro, mais difícil do fenômeno te pegar também. Finalmente, quanto mais profundo os sulcos dos seus pneus, menor a chance do carro aquaplanar.

carro poca trecho alagado shutterstock aquaplanagem

Foto Shutterstock

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário