Um sofisticado sistema que… te deixa a pé!

O sistema de prevenção de incêndio foi uma dor de cabeça para alguns motoristas no passado porque, muitas vezes, não liam o manual. Entenda

Sistema de prevenção de incêndio já deixou muito motorista de cabeça quente
Sistema de prevenção de incêndio já deixou muito motorista de cabeça quente (Foto: Montagem AutoPapo | Ernani Abrahão)
Por Boris Feldman
13 de setembro de 2021 07:32

Existe um sistema chamado FPS (Fire Prevention System) um sistema de prevenção que evita o incêndio no caso de um impacto, um acidente, uma capotagem. Em carros mais antigos, o sistema era mecânico, muitas vezes acionado (indevidamente) pelo tranco provocado por um buraco na estrada. Que podia ser desativado, mas o motorista não sabia como.

Bastava apertar um botãozinho, que ele não sabia onde estava porque não tinha lido, óbvio, o manual. Por falta desse conhecimento, muita gente perdeu tempo e dinheiro chamando reboque na estrada – à toa – pois o carro parava, sem combustível, algumas dezenas de metros depois do buraco.

VEJA TAMBÉM:

Em carros mais modernos continua existindo o sistema de prevenção de incêndio, porém já é eletrônico e automático. Passado o perigo, volta o fluxo na linha de combustível.

Por via das dúvidas dê uma espiada no manual do seu carro.

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fabio 13 de setembro de 2021

Eu acabei de verificar no manual e também não achei nada relativo a este assunto e meu carro é de 2015!

Avatar
R0M 13 de setembro de 2021

Sempre li todos os manuais dos meus carros e nunca encontrei nada sobre isso…

Avatar
jo 13 de setembro de 2021

eu tbm

Avatar
Deixe um comentário