Motor frio? Cuidado pois o carro pode ter sido vítima de uma picaretagem

Mecânico alegou problemas na válvula termostática por conta do motor do carro estar frio? Fique atento e não caia em picaretagem!

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Válvula termostática do carro em detalhe fora de sua carcaça (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 31/07/2020 às 07h30

Você compra um carro usado aparentemente em ótimo estado, mas ao rodar com ele percebe que em algumas situações, por exemplo numa longa descida na estrada ou nos dias mais frios, o ponteiro da temperatura cai um pouco, indica a água um pouco mais fria.

Ou de manhã ao sair com o carro, o ponteiro custa a chegar na temperatura normal, às vezes nem chega.

Sabe o que pode ser isso?

O dono anterior levou o carro superaquecido, fervendo, para a oficina e o mecânico tirou a válvula termostática; alegando ser desnecessária e “evitando o custo de uma nova”.

E o problema está aí: o motor trabalhando abaixo da temperatura ideal sem a válvula termostática, aumentando o consumo e contaminando o óleo do cárter com os gases da combustão.

Válvula termostática do carro em detalhe fora de sua carcaça
Tirar a válvula termostática é pedir para ter uma baita dor de cabeça (Foto: Shutterstock)
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Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
15 Comentários
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Ricardo 6 de janeiro de 2024

No caso dos motores AP que só tem 1 válvula termostática dentro da bomba dágua é muito importante quando a válvula fecha para resfriar a agua forçando a passagem pelo radiador, agora quando em viagem a válvula não vai fechar nunca pq como o Bóris falou a agua fica mais fria, então em viagem tanto faz ter ou não ter a válvula no motor AP. Se existisse outra válvula que fechasse a passagem para o radiador faria sentido o que ele disse, como não há só posso dizer que se trata de mais um auto-papo furado e mais uma pi.ca.re.ta.gem dizer que a válvula interfere em agua fria

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Gaspar Pinto da Silva 20 de junho de 2021

Bom dia!
Notei esse problema no Clio 1.6 16v (2005)2006) da minha esposa. Fiz a troca por uma válvula nova e está funcionando perfeitamente. Agora percebo que a temperatura sobe bem mais rápido para o nível ideal de funcionamento do motor e o ar quente agora funciona perfeitamente.

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Renato Cabral 1 de dezembro de 2022

Não sei se alguém me vai responder. Comprei um peugeot 207 1.4hdi van e de facto o ponteiro não subia a temperatura e admirei me com os consumos que estavam um pouco altos… hoje fiz uma viagem longa, cerca de 100 km ida e volta e qual a minha surpresa ao fazer esse trajecto e a temperatura sempre baixa… quando chego a casa dos meus pais pesquisei na net e vi que assim fazia com que o consumo fosse mais alto.
Apenas quando voltei e cheguei em casa o ponteiro da temperatura subiu e subiu até meio. Agora a minha questão é se devo comprar um termostato novo ou não

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Cleber 3 de agosto de 2020

A temperatura baixa muito quando descemos uma serra com a temperatura externa muito baixa pois quando o veiculo esta engatado e em movimento, o combustivel é cortado. Aliado a isso, se o motorista estiver com o ar quente ligado, a temperatura irá baixar radicalmente.

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Gaspar Pinto da Silva 20 de junho de 2021

O Clio da minha esposa fazia a mesma coisa.

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Carlos 2 de agosto de 2020

Eu tenho um uno 2008 ele sempre anda abaixo da temperatura ..olha q é revisado em autorizada .e sempre acompanhei as revisões. Segundo mecânicos se o carro estiver com um bom fluido e operando normalmente dificilmente ele irá alcançar a temperatura média. Desde q o motorista conduza o veículo de forma correta ..pois é um conjunto q influencia no aquecimento do motor .desde o óleo. Água. E motorista ..

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WESLEY Moreira mendonca 3 de novembro de 2020

Isso é estranho, pois o motor Fire costuma ter um ótimo controle de temperatura. O Palio Fire do meu amigo, por exemplo, o ponteiro fica sempre cravado na metade, indicando a temperatura ideal, caindo um pouquinho na rodovia (bem pouquinho). O meu Palio Fiasa, quando comprei, estava sem válvula, aí o ponteiro nunca chegava no meio. Coloquei uma valvula da MTE, melhorou um pouco mas ainda assim caia muito na rodovia. Coloquei válvula e cavalete original Fiat, agora sim, ponteiro cravado no meio, caindo bem pouco em rodovia. E atinge a temperatura ideal de trabalho com no máximo 5 minutos de funcionamento!

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Wiliam 1 de agosto de 2020

Oque acontece com o carro se nao tive ?

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lian souza 1 de agosto de 2020

no mais básico consumo fica elevado pois seu carro demora mais pra atingir a temperatura de trabalho até mesmo não atingido caso vc ande em pista de alta velocidade

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WILSON CASSONE 1 de agosto de 2020

Tenho um Focus 2008 automático 2.0 16V desde zero. Está com 165.000 km e está com esse problema, quando na estrada tem uma descida muito longa, o ponteiro da temperatura baixa bastante. Já foi substituída a válvula solenoide uma vez. Será que ela pode ter travada aberta???

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Gustavo Sarzi 1 de agosto de 2020

Quando o carro pega a estrada é normal a temperatura abaixar , pois com a velocidade do carro faz muito vento refrigerando mais o motor . Vc andando em uma velocidade 80 a 100km/h e normal a temperatura abaixar pois acontece oq eu citei acima.

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Rone 1 de agosto de 2020

A válvula é justamente para manter a temperatura de trabalho do veículo já peguei temperatura de 5 graus e a temperatura nunca caiu

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lian souza 1 de agosto de 2020

ele fazia isso quando novo? é normal baixar um pouco mas a valvula serve exatamente pra evitar que baixe muito

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João Bosco 1 de agosto de 2020

Na minha opinião isto e mais um jeito de ferrar com o brasileiro .alimentar o preço da gasolina

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Joel 1 de agosto de 2020

Caro Boris,
Meu ex FLUENCE teve esses problemas e depois passou, em determinadas situações, apresentar altas temperaturas, mas sem de fato estar superaquecido!
Para minha surpresa, esse carro que deveria ter duas válvulas termostaticas, só estava com uma!
E eu o comprei 0km e nunca havia mexido nessa parte!
Como justifica isso?

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