Velocidade real é a do velocímetro ou do GPS?

Qual o dispositivo que indica a velocidade do carro é mais confiável: o velocímetro, item do próprio automóvel, ou o sistema de GPS?

Por Boris Feldman15/05/20 às 20h31

Qual a velocidade é mais confiável: aquela marcada pelo velocímetro ou pelo GPS? Quem indica a velocidade do carro mais precisamente é o GPS. Na verdade, a velocidade marcada pelo velocímetro está sempre sujeita a variações.

E aliás, pode saber que o ponteiro ali no painel sempre marca um bocadinho a mais do que a velocidade real do carro. Então se o automóvel está rodando a 100 km/h, o erro admissível do velocímetro é de até 5%.

É um percentual que varia: se o ponteiro marca 100 km/h, o carro deverá estar entre 95 km/h e 100 km/h. Porém ele não marca para mais, quase sempre a distorção é para menos.

Painel do Honda Civic SI 2018, com o velocímetro em detalhe calculando a Velocidade do carro
O GPS é mais confiável para saber a velocidade real (Foto: Honda | Divulgação)
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    ROGERIO 23 de setembro de 2020

    EXISTEM VARIOS ESTUDOS, MATERIAS E ATÉ DECLARAÇÕES DE ALGUMAS MONTADORAS SOBRE O ASSUNTO. EM RESUMO, UM DOS PRINCIPAIS MOTIVOS PARA O “ERROS DOS PONTEIROS” É EXATAMENTE DAR UMA SENSAÇÃO DE MAIOR EFICIENCA DOS MOTORES AOS MOTORISTAS. ALGUMAS MONTADORAS (COMO A TOYOTA) TEM EM SUAS FICHAS TECNICAS A ESPECIFICAÇÃO “VELOCIDADE REAL” QUE MOSTRAM A VELOCIDADE REAL QUANDO O PONTEIRO MARCA 100KM/H. DO MAIS, OS TESTES JA FEITOS E DIVULGADOS MOSTRARAM QUE O GPS ATUAIS, TEM MAIOR PRECISÃO MESMO QUE COM ALGUMAS DIFERENÇAS. ATÉ OS MARCADORES DIGITAIS TEM SEUS ERROS DE AMOSTRAGEM.

  • Avatar
    17 de maio de 2020

    Errou:
    “É um percentual que varia: se o ponteiro marca 100 km/h, o carro deverá estar entre 95 km/h e 100 km/h. Porém ele não marca para mais, quase sempre a distorção é para menos.”
    Ele marca para mais. Se a velocidade é 95km/h e ele marca 100km/h, ele marca para MAIS!

  • Avatar
    Jose 16 de maio de 2020

    Meu kwid não tem esse papo de tanto a mais não…o q marca no painel é o q da no radar de multa

  • Avatar
    ARY ROCHA FILHO.DIVINOPOLIS.MG 16 de maio de 2020

    POR QUE O VELOCÍMETRO MARCA MENOS ???

  • Avatar
    Luiz 16 de maio de 2020

    O velocimetro é mais preciso, pois a constelação de GPS tem o conhecido erro de “clocking”, o qual dá um erro proposital de localização de alguns metros. Este erro é corrigido em alguns aeroportos pelo uso do DGPS. O que proporciona erroes de posição em centímetros.

Avatar
Deixe um comentário