[Vídeo] Carro movido a água é possível?

"Fake news" não é só na política! A internet tem um monte de notícias furadas e uma delas é sobre um carro movido a água

abastecendo tanque de carro movido a agua
Encher o tanque com água? Só na fantasia de algumas pessoas (Arte: Ernani Abrahão | AutoPapo)
Por Boris Feldman
Publicado em 04/04/2018 às 16h00
Atualizado em 01/10/2021 às 15h36

Fake news” não é só na política! A internet tem um monte de notícias furadas sobre a indústria automobilística e uma delas é sobre um carro movido a água: devido a uma reação química, seria possível separar o hidrogênio da molécula de água. É possível? Só a teoria…

Boris Feldman fala sobre o assunto:

VEJA TAMBÉM:

Tá pensando que fake news é só na política? Ledo engano! Entra na internet, que é a melhor e maior fonte de asneiras de todo o tamanho que eu conheço, que você vai encontrar lá uma série de “recomendações” pra economizar gasolina, pra mudar o chip do carro, mais desempenho menos consumo… Tem de tudo!

Carro movido a água?

Agora tem também, e teve até matéria de televisão no Espírito Santo sobre isso, do carro movido a água. Ou você põe a água pra reduzir o consumo da gasolina ou do álcool.

Mas como é essa história da água? Carro é movido a água? É! Por quê? Porque da água – água não é H2O?- da água você tira o H2, que é o hidrogênio. O hidrogênio é combustível e faz o motor funcionar sem dúvida nenhuma.

Só que tem um probleminha: para você colocar o tanquinho d’água no carro, pra água tirar o hidrogênio e fornecer energia pra fazer o motor funcionar, ou reduzir o consumo, você tem que ter muita energia elétrica. Você acaba com a sua bateria em poucas horas. Em resumo: a conta não fecha.

O que você gasta de energia elétrica é muito mais do que a energia que você obtém com aquele hidrogênio sendo queimado no motor. Entendeu porquê essa história do carro movido a água é uma pi-ca-re-ta-gem?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
205 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jorge 8 de março de 2022

Eu percebi que seu argumento é bem raso, falou ser uma picaretagem mas só apontou o alto gasto de energia, até onde eu sei os carros possuem alternador que produz energia enquanto o veículo está ligado, e seria nesse momento que seria utilizada a energia. Nos aponte mais argumentos que tenham fundamentos, por favor.

Avatar
ricardo 6 de abril de 2022

O alternador precisa da energia do motor para gerar eletricidade, isso é física básica, busque informações.

Avatar
Luciano 11 de junho de 2022

Bom, realmente, a internet está queimando os bons caras, segundo estudei por um bom tempo, e fiz minha própria célula de hidrogênio, alguns meses estudando e testando, tem muitos detalhes, principalmente no líquido e nos materiais usados e na forma de fazer a célula. Bom, fiz a minha célula e instalei no meu carro, vou fazer mas outros testes, ver o consumo de gasolina. Quem sabe se tudo der certo vou comercializar, mas para poucos e não em escala industrial. Lembre-se nós detalhes que estão o sucesso. Outra coisa, como disse, dos testes, o líquido é o segredo, pois minha célula não esquenta, não entope, e gasta muito poucos amperes. E não corroe as placas.

Avatar
ricardo 6 de abril de 2022

Se for da forma que você pensa seria mais simples mover o carro com motores elétricos alimentados pelo alternador.

Avatar
Renato Rosa 15 de setembro de 2023

FATO!

Avatar
Niel 20 de julho de 2022

Pela primeira lei da termodinâmica a energia total de um sistema fechado é conservada. Se você usa energia da bateria pra fazer hidrólise, essa energia deve vir de algum lugar, no caso vem da gasolina que faz girar o motor e carregar a bateria (carregar bateria também aumenta o consumo do combustível).

A energia pra quebrar a ligação covalente entre o hidrogênio e o oxigênio da água (liberando o gás hidrogênio) é exatamente a mesma energia liberada depois que o hidrogênio e recombinado ao oxigênio. Essa é a energia em forma de eletricidade utilizada nos carros a hidrogênio. Queimar hidrogênio libera muito menos energia do que recombinar com oxigênio. Portanto não faz o menor sentido usar hidrogênio queimado, muito menos usando hidrogênio hidrolisado com bateria carregada à motor de combustão interna.

Avatar
Marcius 4 de agosto de 2022

Bom dia a todos, quero parabenizar a todos que postaram seus comentários.. penso que devemos levar em consideração que há uma motivação forte para que este projeto de funcionamento de um motor a hidrogênio não aconteça. Quase tudo gira em torno do petróleo, empresário e governos etc, jamais irão financiar pesquisas a respeito deste tema. Acho até que a ciência já tem como, e como tantos projetos que iriam beneficiar o meio ambiente e a população ja foram engavetados, é só mais um. mas é isso… vai tirar muito destes que ganham verdadeiras fortunas por meio do petróleo.

Avatar
REGIS JORGE GOMES 23 de janeiro de 2022

Só vi aqui definição dos diversos problemas envolvidos na hidrólise, que é coisa bem antiga.

Resumindo tudo, a questão é gerar hidrogênio de forma barata e poder armazenalo de for,a segura.

*

Avatar
Wagner 9 de janeiro de 2022

Carro movido a hidrogenio já existe e é um protótipo superesportivo de uma marca japonesa. Só nao tenho o link.

Avatar
Jonas 18 de dezembro de 2021

No sistema a água, será preciso combustível para virar o carro tipo gasolina,álcool, gás etc… Pois se precisar de combustível , não vejo nenhuma vantagem, teremos que comprar combustível caro de qualquer maneira, deveria ser como o GNV, que funciona sozinho

Avatar
Armindo Vaz Filho 15 de março de 2022

A idéia é acrescentar o hidrogênio à gasolina na injeção do combustivel, de modo a aumentar a eficiência da queima da mistura, conseguindo maior quilometragem por litro.

Avatar
Robson Barbosa 10 de abril de 2022

Nem GNV funciona sozinho meu caro, recomendação do fabricante é usar em conjunto com outro combustível, mesmo que pouco. Nesse caso, a diferença seria o baixo consumo no combustível atual, mas não tenho comprovação, confesso que só vi a teoria, não pude ver na prática ainda. Penso em comprar um desses para testar se realmente funciona. O investimento é baixo e se funcionar, vale a pena, se não funcionar não será uma grande perda.
Para ajudar deveríamos ter aqui as opiniões verdadeiras de pessoas que compraram e usaram.

Avatar
Gladstone 3 de dezembro de 2021

Porque não existe posto de hidrogênio? Ou bateria com esse combustível? vc vai usando e garregando o refil.

Avatar
Gilmar 9 de maio de 2022

Segundo de amigo meu que é engenheiro químico, oa Hidrogenio apenar de ser facil e barato ser produziso, é muito volátil(explode muito fácil) daí o problema, ter um tanque com hidrogenio, é muito arriscado. teria que ser um cilindro daqueles bem grosso, e pesado, mesmo assim ainda teria grande risco de explosão.

Avatar
Antonio Paulo Granchi 2 de dezembro de 2021

Muita discussão e muita GENTE AINDA NÃO ENTENDEU QUE O KIT É SÓ INFORMAÇÕES NO PAPEL QUE O CARA TA VENDENDO. o SISTEMA todo com mão de obra sai bem caro. Não é qualquer um que instala. Tenho um amigo mecânico e já vários e estão todos rodando. Outra coisa não faz 300 quilômetros com um litro, para isso ocorrer é outro sistema e nesse caso usa-se a Soda Caustica (ou Hidróxido de Sódio- NaOH) e deve ser 97% de pureza (carbocloro), e a agua a ser adicionada ao processo deve ser destilada, água da chuva ou água desmineralizada. Eu acredito na sabedoria dos brasileiros.

Avatar
Flávio Roberto 2 de dezembro de 2021

Bom dia, o fato é que um motor a explosão tem uma eficiência em torno de 30%, isso quer dizer que, dos 100% de energia produzida pelo motor, em torno de 70% dessa energia é necessária para que apenas o restantante (30%) se converta em movimento.

É verdade que para gerar uma quantidade de energia gasta-se energia.

Outro fato é que o carro movido a água não é novidade, na década de 70 ou início de 80 (não lembro) o fantástico mostrou uma reportagem de um engenheiro que fez um sistema para rodar o carro com água (mistura de água + gasolina). Simplesmente esse “cara” desapareceu.

Fato é que é possível sim fazer uma mistura de água + gasolina para mover um carro. Mas do jeito que estão anunciando na Net como um passe de mágica isso não é possível.

Outro fato é o monopólio do combustível de fósseis, cara, não é simples derrubar eles.

Carro elétrico também é antigo, década de 70 com o engenheiro brasileiro Gurgel, que fez o primeiro carro elétrico. Não foi pra frente pq bateu de frente com esse monopólio já citado.

Somente agora q a eletricidade está descontando nas casas, carros, etc.

Vamos ver como vai ser num futuro próximo.

Avatar
Jose Rissati Acosta 8 de abril de 2022

Melhor comentário,.acho w o carro a água e possível,mas teria q ter um estudo mais viável e robusto, além de que já há escassez de água no mundo, a não ser q aproveitaram água do mar, aí também teria q ter um estudo das consequências como por exemplo se haveria falta de oxigênio no planeta, sem contar com o monopólio do petróleo que é o pior inimigo de novas tecnologias e compram todo mundo. Mas acho q no futuro teremos carro com energia solar,tira o teto solar e coloque placas de energia solar, enquanto vc anda o carro recarrega as baterias feitas de tráfego. Aguardem.

Avatar
Nelson 11 de novembro de 2021

E continua sem ninguém, que instalou, falar que deu certo fica só no papo, as autoridades deviam tomar providencias !!!! será que aparecerá alguém e dar a cara a tapa ? fica só nesse mimimimimi !

Avatar
Robson Barbosa 10 de abril de 2022

É simples Nelson, instala você e nos mostra os resultados. Cobrar resultados sem tomar atitude não vai trazer nenhuma mudança. Estou a ponto de comprar pelo menos para testar, se isso acontecer eu posto o resultado, mas pode ter certeza, jamais vou vir aqui cobrar que alguém faça o teste para mim saber o resultado.

Avatar
jose roberto ferreira ribeiro 8 de novembro de 2021

Uns 3 anos atrás montei esse gerador no meu carro, acontece o seguinte.vc mistura soda cáustica na água passa pelo gerador que e um tipo de resistência dentro de uma embalagem. Daí sai o hidrogênio. Acontece q a qtde de hidrogênio q gera não e suficiente para fazer motor ter torque suficiente para andar do com esse combustível.
E facil pega esse kit coloca no carro e testa, tenta andar só com hidrogênio. De repente esse inventor descobriu algo magico

Avatar
Robson Barbosa 10 de abril de 2022

Mas a ideia desde o início, pelo que entendi, não é trocar o combustível e sim economizar o combustível, ou seja, digamos que com um tanque cheio, se andava 500 Km e com o auxílio do kit se ande 5000Km. Isso seria uma economia ou não. Acho que essa sempre foi a ideia passada. Resta saber de pessoas que instalaram, se realmente funciona, se teve benefícios ou não.

Avatar
Claudemir Reichemback 8 de novembro de 2021

eu acho, que se a globo não publicou, é verdadeiro………..

Avatar
Itamar Alves Taveira 5 de novembro de 2021

Atenção:
Comprei um kit desses e nunca recebi. Depois me disseram ser. Curso.
Eu quero meu dinheiro de volta….isso é golpe puro.

Avatar
Adilson Bandeira de Andrade 5 de novembro de 2021

Sei de uma coisa, engenheiros, jornalistas, comentaristas e yotubers, todos são pagos para opinar e desacreditar qualquer experiência na Internet. As grandes companhias e a indústria automobilista, não vão dar crédito para a invenção de um mecânico de fundo de quintal. O brasileiro precisa ser estudado pela NASA. Junten-se, façam grupos e com suas experiências e desacertos, vão conseguir quebrar o Sistema.

Avatar
Valter 19 de novembro de 2021

Para se retirar hidrogênio da água vc gasta mais energia do que vc consegue produzir, isso termodinâmica, não existe milagre na produção de energia

Avatar
RICHARD BLADE 18 de fevereiro de 2022

WHY I REINFORCE, THE BROTHER’S COMMENT ABOVE BRAZILIANS LIKE BREASTFEEDING IN AMERICANS. IT’S NOT THE BRAZILIANS THAT HAVE TO BE STUDIED BY NASA, IT’S THE COMPANIES THAT HAVE TO HAVE BRIL IN THE FACE AND TRAIN THEIR EMPLOYEES BY NASA!!!!!!

Avatar
Wanderley Sgober 5 de novembro de 2021

Bom dia.

Vc já fez o teste.

Quando fizer me avisa.

Obrigado.

Avatar
Adelmo Ribeiro da Silva 31 de outubro de 2021

Pelo pouco que conheço de Química, funcionária, só que de forma absolutamente anti econômica, gastando várias vezes mais energia do que a obtida com a hidrólise.
Isso para não falar na dificuldade e no risco de eventual armazenamento do hidrogênio, SE fosse obtida, já de forma anti econômica, sua extração da água.
Contudo, tanto mais no ambiente de alta dos preços dos combustíveis em que nos encontramos, há gente demais disposta a acreditar em tudo quanto é asneira!

Avatar
Alan 27 de outubro de 2021

Bem no caso eu uso mais de 600 amperes no meu carro devido ao meu som, então esse sistema poderia funcionar perfeitamente no meu carro, já que tenho energia de sobra nele, ou não ????

Avatar
Vítor José Guerreiro Marum 14 de dezembro de 2021

De onde é que você tira essa amperagem toda?

Avatar
Waldo Schel 27 de outubro de 2021

O que me preocupa é essa onda de carros movidos a hidrogênio. Agua já é um bem natural que está se tornando escasso, e ainda querem decompo-la para queimar nos carros. Esse mundo está perdido mesmo.

Avatar
Syllas Valadão Ferreira 1 de novembro de 2021

agua nao é escasso. veja os oceanos…

Avatar
Eduardo 2 de novembro de 2021

Água está acabando ? Como assim? A água não evapora e cai em forma de chuva? Não é ? Ou seria água limpa ? Pega um balde com esterco molhado e deixa evaporar que a água da chuva vira limpa ! O problema é a geração e segurança do Hidrogênio.

Avatar
Jaconia Germano 2 de novembro de 2021

Entro aqui nos comentários pra ver alguma relacionada com o sistema, e vejo esse comentário. É d
e puxar a calça pela pescoço.?

Avatar
Marco Antonio 27 de outubro de 2021

Não tenho conhecimento para opinar sobre este assunto. tenho visto muita propaganda sobre a maravilha desta solução.

Cheguei até aqui procurando informação, mais percebi depois de todos os comentários que li que existe muitas divergências ainda sobre este assunto.

Vou esperar mais algum tempo antes de tomar a decisão. Não estou desmerecendo nenhuma informação aqui postada, pelo contrario tudo isto é importante,
eu creio que mais cedo ou mais tarde teremos um resultado positivo sobre este assunto. Obrigado a todos.

Avatar
Gilberto Alves 9 de novembro de 2021

Boa….Eu da mesma forma, também esperava mais informações porém sem sucesso.

Avatar
Jorge dalcin 26 de outubro de 2021

Quero p micro onibos
Ten?

Avatar
tomaz turbano 10 de novembro de 2021

Quero para micro ônibus , tem ? ?????

Avatar
Rogerio Ferreira Da Silva 24 de outubro de 2021

Bom dia Boris

Pq vc não vai direto na fonte e faça um vídeo com um teste carro desse, pra provar que realmente não e possível rodar com carro movido a água. Postar um vídeo daria muito mais credibilidade a sua matéria. Falar contra e a favor tem várias matérias sobre isso. O Negócio e provar na prática.

Avatar
roberts 28 de outubro de 2021

canal high torque youtube faz o teste real na prática e ñ eh novidade ñ funciona kkkk

Avatar
Vítor José Guerreiro Marum 14 de dezembro de 2021

Do único teste que foi feito não dá para se tirar uma conclusão. Pelos comentários que vejo no YouTube percebo que uns funcionam e outros não. A razão de ser assim não sei.

Avatar
Arildo 8 de novembro de 2021

Eu concordo que usaria muito mais energia da bateria senhor Boris, mas, o que o alternador faz no carro? Ele produz energia que é armazenada na bateria poxa, logo, se trabalhasse com um alternador mais potente e uma bateria auxiliar pronto ! Está resolvido esse problema de consumo de energia não é mesmo?

Avatar
Vítor José Guerreiro Marum 14 de dezembro de 2021

Para o sistema funcionar, a energia elétrica tem que saír só mesmo do alternador. Uma bateria auxiliar não serve para nada. O problema é que esse alternador mais potente não tira energia do nada: quanto mais energia ele produzir, mais energia é tirada do motor, e, assim continua tudo na mesma quanto à energia.

Avatar
JURACI DE ALMEIDA 23 de novembro de 2021

Tem vários vídeos depoimentos no Tik Tok

Avatar
Paschoal Muniz 21 de outubro de 2021

Um site denominado Verdade ou mentira é intermeado com notícias de um post sobre como usar água num carro a gasolina ,alcool ou diesel para economizar combustível. Como assim. Isso já está provado que não é viável. Com isso tira a credibilidade do site Verdsde ou mentira.

Avatar
Cirilo 19 de outubro de 2021

Não vão liberar de imediato essa tecnologia, ela existe e tem fácil acesso, oq estão fazendo é um experimento social e analisando a reação do gado! Assim eles expõem meias verdades, até finalmente um dia anunciarem q “descobriram” a fórmula secreta e venderem em larga escala para nós!

Avatar
Lígia 11 de novembro de 2021

e venderem bem mais caro, por sinal, além de que o preço da água também irá disparar rsrsrsrs

Avatar
Humberto Rigotti Sodré 15 de outubro de 2021

Aos que acreditam que essa ideia seja viável, é melhor voltar ao segundo grau e rever aquelas aulas de Física que já se esqueceram ou nunca entenderam. Não existe máquina com eficiência maior ou igual a um, não existe nem moto continuo, tão lembrados?

Avatar
Sérgio 8 de outubro de 2021

Boa noite pessoal, muito bom esses bate papos,vejo que o interesse das pessoas por coisas novas ,aconselho a todos assistirem o vídeo do carro movido a ar comprimido , pesquisem no Google se puderem , é com Cesar trally

Avatar
Ailton Junior 6 de outubro de 2021

Coloquei no meu, não funcionou.

Avatar
Professor 25 de junho de 2022

Isto é que dá, não fazer o segundo grau completo…..o bolso que sofre…..

Avatar
Alexandre 2 de outubro de 2021

Imaginem um veículo elétrico: agora pensem que seria possível recarregar a bateria do veículo “apenas” andando com o veículo, obtendo a energia da ”rodagem” das rodas e das frenagens. Assim, teríamos um veículo com energia ”eterna” não é mesmo??? CLARO QUE NÃO!!! Sempre você terá que recorrer a uma fonte externa para recarregar a bateria do veículo, pois ela se ”dissipa”. A energia que não é aproveitada diz-se que é dissipada, não podendo, por este motivo, ser mais utilizada. O mesmo acontece com o veículo movido a água, pois para se ”retirar” o hidrogênio da água exige-se muita energia. Recargas externas na bateria serão constantes.

Avatar
Julio 13 de outubro de 2021

Bom Dia !
Alexandre , bom dia ! E quanto ao alternador do veiculo ? Ele não seria suficiente para gerar esse energia ?

Avatar
Humberto Rigotti Sodré 15 de outubro de 2021

Vc está certo, não existe máquina com eficiência maior ou igual a 1!
Quem inventou isso nunca estudou Física, não fez o segundo grau, se fez, foi reprovado!

Avatar
cezar 26 de outubro de 2021

Meu amigo, então vamos recolher os carros elétricos da obtidos da Toyota, muito informado você. Pesquisa os lançamentos. Vais te surpreende, o mundo evolui. Porque é o Zé ruela que consegue chegar a um resultado favorável, não vale nada. Se funcionar e começar a a ter muitos adeptos com serteza vão abafar este rapaz. Fizeram isto com o álcool, estão encarecendo o GNV e vai por aí.

Avatar
Syllas Valadão 1 de novembro de 2021

o Toyota Prius usa gasolina como fonte de produção de energia elétrica, que é usada no motor eletrico em situações especificas, por exemplo, andando devagar. Se precisar de força o motor a gasolina é acionado, e ao mesmo tempo recarrega a bateria. No caso do carro eletrico ja existem “pelicolas” fotovoltaica que envolvem todo o carro como se fosse uma pintura, recebem energia do sol e transforma em energia recarregando a bateria. A fonte de energia sempre vem de algum lugar.

No caso desse kit pra hidrogenio eu nunca testei. Ja fiz eletrolise quando criança e ja pensei que isso daria certo, mas nunca testei em um carro. Pelo visto aqui ninguem testou também. Nao posso dizer que nao funciona.

quando brincava com eletrolise me lembro que um dos polos em contato com a agua pra separar o hidrogernio do oxigenio simplesmente oxidava. Eu usava cobre como polo, nao sei que metal estão usando. teria que ser um que nao oxida. Compre o kit e nos conte o que vc achou.

Avatar
Syllas Valadão 1 de novembro de 2021

no meio de tantos comentários contra, alguem aqui ja testou pra garantir que nao funciona. Eu adoraria ver um video provando que nao funciona.

Avatar
Leonardo Silveira 4 de novembro de 2021

Não estou discordando mas,um carro só usa a energia da bateria para ligar…Depois de entrar em funcionamento a energia para manter tudo funcionando vem do alternador que,no caso produz a energia necessária para manter os equipamentos elétricos funcionando….

Avatar
Ricardo 2 de outubro de 2021

Bom dia a todos.
Li todos os comentários alguns contra outros a favor, alguns com explicações técnicas outros simplesmente especulações, acredito que a melhor maneira de tirarmos as duvidas seria adquirir um kit desses e instalar em um carro, estive vendo no site responsável pela venda que hoje o valor é de R$ 147,00 o problema não é o valor do kit e sim a credibilidade da noticia sobre o resultado final de quem instalar.
Tenho uma sugestão aos 84 amigos que deixaram seus comentários e suas duvidas, me proponho a comprar o kit, e instalar em meu carro, isso com supervisão da instalação e acompanhamento dos resultados pelos participantes desse chat como testemunhas, sou de SP e acredito que alguns sejam de outras cidades, então entendo que nem todos possam participar dessa experiência mas os que estiverem dispostos façam contado respondendo meu comentário, podemos marcar uma data e uma oficina que fique bom para todos. Instalamos, testamos, filmamos e acredito que só assim poderemos criar uma opinião concreta sobre o tema, podemos até convidar o amigo Boris Feldman para participar da experiência.

Avatar
Osmar pio 3 de outubro de 2021

Vc tem razão vou instalar no meu e temos que ser como o velho ditado quero ver pra crer.pq isso só é bom pra nos

Avatar
Maurício de Almeida Nunes 8 de outubro de 2021

Por gentileza me dê o resultado. Pois tenho um filho que vive(sobrevive) de UBER, em Campo Grande MS. Muito irá ajudá-lo. Meu muito obrigado!.

Avatar
carlos 5 de outubro de 2021

Boa noite vc fez o teste

Avatar
Ricardo 6 de outubro de 2021

Bom dia, ainda não fiz.
Mas pretendo comprar ainda esse mês.

Avatar
Edgar Camilo 5 de outubro de 2021

Gostaria de acompanhar seu teste, boa sorte !

Avatar
Ricardo 6 de outubro de 2021

Bom dia, devo comprar o kit até o final do mês, quando for instalar te aviso

Avatar
Jeferson 6 de outubro de 2021

ola… comprou o o kit? faz um vedeo pra nós.. estamos te acompanhando. obrigado

Avatar
Ricardo 6 de outubro de 2021

Bom dia, Ainda não comprei devo comprar até o final desse mês, assim que for instalar aviso para que possa acompanhar

Avatar
Ronaldo 6 de outubro de 2021

Boa noite comprei tbm o valor e baixo comprei mesmo só pra tira essa neura da cabeça se der certo bem, se não de boa dinheiro a gente recupera vamos ver no que dá.

Avatar
Ricardo 14 de outubro de 2021

Bom dia, devo colocar o meu esse mês ainda, acho que só dessa maneira vamos conseguir desvendar esse mistério

Avatar
Adelmo Carvalho 1 de novembro de 2021

Favor me informa sobre o resultado

Avatar
Vítor Marum 24 de fevereiro de 2022

Amigo, você não compra kit nenhum com esse valor. Esse dinheiro é simplesmente para você receber uns papéis com umas instruções para aprender a instalar o kit. O kit, esse se quiser vai ser bem mais caro.

Avatar
Edson 7 de outubro de 2021

Bom dia Ricardo.
Gostaria de arriscar para conferir se realmente funciona.

Avatar
Ricardo 14 de outubro de 2021

Bom dia Edson.
Assim que for instalar o meu, aviso qual foi o resultado

Avatar
Tomaz da Rocha Francisco 7 de outubro de 2021

Não é o kit 147 e sim um manual de instalação que na verdade são vídeos por sinal vem mal feitos, funcionar funciona porém a questão da bateria não sei lhe informar

Avatar
José Chagas 8 de outubro de 2021

Aceito a sua proposta. O que preciso fazer?

Avatar
Ricardo 9 de outubro de 2021

Amigo bom dia, devo comprar o kit até o fim desse mês, assim que comprar entro em contato para avisar sobre a instalação

Avatar
Alecsander 14 de outubro de 2021

Bom dia Ricardo vc fez o teste? Como podemos acompanhar ?

Avatar
Orlando Baia 11 de outubro de 2021

Bom dia Ricardo, VC fez o teste?

Avatar
Ricardo 14 de outubro de 2021

Bom dia amigo, ainda não fiz, devo compar. o kit esse final de mês

Avatar
Ricardo 14 de outubro de 2021

Bom dia amigo, ainda não fiz, assim que comprar aviso

Avatar
Julio 13 de outubro de 2021

Ricardo , bom dia ! Eu topo .

Avatar
Ricardo 14 de outubro de 2021

Bom dia Júlio.
Vou comprar o kit esse mês, te aviso quando for instalar.

Avatar
DAVI Duz 14 de outubro de 2021

Bom dia Ricardo! Pode me avisar por favor sobre a instalação? Tenho muito interesse no produto!!! Obrigado!

Avatar
Antonio Cesar Barbosa Silva 20 de outubro de 2021

Bom dia, Ricardo.
Tenho muito interesse em ter um acompanhamento dessa situação. Qualquer novidade você pode me contatar por e-mail?
Grato.

Avatar
Esmael Monteiro da Silva 21 de outubro de 2021

Concordo com vc eu comprei um aqui vou estalar e testa se der positivo recomendo aos amigos.

Avatar
Domingos 24 de outubro de 2021

Oi boa tarde vc feiz o teste mim conta com foi o resultado?

Avatar
Pablo 27 de outubro de 2021

Vc instalou o kit , deu certo

Avatar
Nilton Cubas 17 de novembro de 2021

Boa noite .recebeu o kit ? Conseguiu faZer o teste .

Avatar
Suzana Ribeiro Faria 23 de outubro de 2021

Eu vou comprar o kit e fazer a instalação para fazer o teste , Afinal NÃO é um só CARRO , mas são vários os testemunhos estou entrando em contato com pessoas que compraram e que postam resultados. Vejo aqui e até na própria matéria a persuasão para dizer que NÃO FUNCIONA , porém não vejo falarem em TESTES como você fez. É igual ao NIÓBIO que tanto falaram e hoje temos a primeira BATERIA de NIÓBIO que é carregada em 6 MINUTOS aí quem não acreditou vai falar Oque AGORA ?

Avatar
Professor 25 de junho de 2022

O Brasileiro aboliu a própria lei universal da termodinâmica…..não se admira que se vote no bolsocaro…..

Avatar
Domingos 24 de outubro de 2021

Gostei da sua colocação, e gostaria de saber se vc feiz o teste e qual foi o resultado? Obrigado

Avatar
Reginaldo 27 de outubro de 2021

Vou fazer…. Comprei hoje…

Avatar
Nilton Cubas 17 de novembro de 2021

Boa noite .comprou o kit e já recebeu !

Avatar
Rogerio 28 de outubro de 2021

Tenho interesse em participar desta pesquisa, como podemos realizar contato?

Avatar
Rogerio 28 de outubro de 2021

Tenho interesse em participar desta pesquisa, qual sera a forma de contato

Avatar
Ricardo 29 de outubro de 2021

Tô dentro… Li tarde… mas se puder me informar, agradeço!!

Avatar
Adelmo Carvalho 1 de novembro de 2021

Bom dia! Excelente ideia. Gostaria muito de saber 9 resultado deste experimento pontual.

Avatar
Alexandre 2 de novembro de 2021

Tenho interesse

Avatar
Wanderley Sgober 5 de novembro de 2021

Bom dia.

Vc já fez o teste.

Quando fizer me avisa.

Obrigado.

Avatar
Kassiano barboza de Oliveira 4 de dezembro de 2021

Boa noite, os testes foram bons ?

Avatar
Vítor José Guerreiro Marum 14 de dezembro de 2021

Acho que os 147,00 é apenas para o que eles chamam curso: uns papéis explicando como se faz a instalação. O kit esse é bem mais caro.

Avatar
francisco 18 de dezembro de 2021

Cadê, é verdade ou mentira esse kit ?

Avatar
Amaury estorillo 21 de março de 2022

Boa Ricardo! Excelente proposta, por morar em SC não poderei estar nessa, mas, sugiro que os interessados façam adesão; até por quê se o grupo for mesmo superior a 80 membros, ratear o custo vai dar r$ 2,00 (dois reais) pra cada um!…atitude e postura experimental ” tira cisma”, ok vou buscar fazer o mesmo por Aki! Forte abraço a todos.

Avatar
Portugues 1 de outubro de 2021

Oi Boris,com hidrogênio o carro anda e bem, quando a conta não fecha é porque ou tem demais ou de menos,um alternador gera uns 25 amperes, amplie a amperagem para não sobrecarregar a bateria o problema que estou enfrentando é a temperatura mesmo trabalhando com dois volts no reator e também o ponto do combustível que trabalha muito atrasado é mais energético que a gasolina a queima e muito rápida causando imperfeições na lenta kkk a alta está ótima .
Abraços

Avatar
Vítor Marum 2 de outubro de 2021

E como é que é possível ampliar a amperagem do alternador sem o sobrecarregar? O que é o mesmo que dizer: sem sobrecarregar o motor, pois a energia que o alternador debita, é-lhe fornecida pelo motor.
Já agora uma coisa: qual é o consumo de água? É que se for da ordem do que se diz em certos vídeos, 2000 km/l, 1000 km/l, 600 km com apenas 200 ml, se for desta ordem pode ter a certeza que o que está a saír da água não é hidrogénio. Será outro gaz, combustível também, mas muitíssimo mais potente.

Avatar
Luis Roberto 1 de outubro de 2021

Sou engenheiro elétrico. Vou tentar falar de forma leiga sobre o fato. Quando um alternador, dinamo ou qualquer outro tipo de gerador não esteja alimentando alguma carga ele gira livre. Não precisa de esforço para girá-lo. Quanto maior o consumo de uma carga que ele alimenta, maior é a força necessária para fazê-lo girar. Mais “pesado” fica para poder girar. Isso se deve a força que as linhas do campo magnético precisam fazer para deslocar os elétrons. Essa força extra precisa ser provida pelo motor, e isso consome mais combustível. A energia que foi utilizada para quebrar a molécula de água é sempre um pouco maior do que a energia obtida com a queima do hidrogênio, que converte novamente hidrogênio e oxigênio em água. Pois um motor aproveita a energia da expansão de gases quentes, mas parte da energia se perde com o calor da queima, que não é aproveitado pelo motor. Essa energia (calor) é literalmente jogada fora pelo sistema de resfriamento do motor (radiador). Por isso que gerar hidrogênio com eletrólise para combustível sempre será menos eficiente do que os ganhos obtidos. Agora, gerar hidrogênio através de reação química é outra história. Como não se gasta energia do motor para gerá-lo, a energia que a queima do hidrogênio gera é livre. Pode-se utilizar alumínio em pó + gálio para isso. O problema é o custo desses materiais, e uma vez que são adicionados a água a reação não pode mais ser contida.Se o hidrogênio não for utilizado ele se perde.Pelo fato do átomo de hidrogênio ser muito “pequeno” comparado com outros gases, ele não pode ser armazenado pressurizado, pois até as paredes dos cilindros não conseguem segurá-lo. O gás vai literalmente escapando aos poucos.

Avatar
Nadiel Fernandes Lima Maia 2 de outubro de 2021

Sim amigo , vc tem total razão. Uma forma da eletrólise nos automóveis funcionar de verdade é tendo uma fonte externa de energia que não consuma do próprio alternador / bateria. Existem muitas formas, mas uma simples e barata é colocar um painel solar em cima do teto do carro ( lógico que é com ter uma carro grande e com teto o mais reto possível para facilitar a instalação ) A energia do painel solar não afetará logo irá gerar realmente uma economia, apesar de ser bem pouca.. estimo cerca de 10% se tiver tudo bem instalado. Agora usar eletrólise usando a bateria do carro e alternador ou sai no zero a zero ou o carro vai andar bem menos.

Avatar
Alecsander 14 de outubro de 2021

Resumindo se colocar o aparelho vpara ter energia solar não daria serto?

Avatar
Jailson Santos 29 de setembro de 2021

Bom dia . Sei que na internet existe muita picaretagem assim como também quem não queira perder seus lucros. Ficamos nós no meio sem ter certeza de nada . Se tiverem algum contexto exato sobre o assunto tenho certeza que não será só eu o interessado. Se tiverem algo de concreto alguém que use e possa passar uma informação exata me contacte.

Avatar
Professor 25 de junho de 2022

Bastaria ter feito o segundo grau completo com atenção, que não passaria por este perrengue….

Avatar
Professor 25 de junho de 2022

Bastaria ter feito o segundo grau completo com atenção, que não passaria por este perrengue atual….kkkk

Avatar
Maurício Silverio 23 de setembro de 2021

Felizmente, no YouTube, você pode aprender a fazer o seu próprio módulo de geração de eletrólise, “separação de oxigênio e hidrogênio” da água e colocar no seu carro, na minha opinião, o melhor sistema e aquele que utiliza copo de plástico do filtro de água, quando ao consumo da bateria, melhor obter, no próprio YouTube as dicas de melhor montagem, para evitar esse problema, ou seja, número de placas de chapa inox 360, acopladas no recepiente que permita um consumo de energia igual ou até menor que o consumido pelo motor a combustão, quanto ao fato da “opinião” de que a energia consumida possa ser maior que a energia produzida, é só uma opinião, que na prática, pode ser superada, visto que a alimentação do dínamo pelo motor em movimento, quando adequado ao consumo de energia produzida se iguala ao consumo do motor original do veículo, única ressalva nessa aplicação deve ser tomada em relação para a bomba de combustível para que ela continue funcionando em retorno ao tanque de combustível, visto que fechando o fluxo de combustível ao ponto de ignição essa bomba vai apresentar defeito, melhor e fazer esse combustível do tanque fazer um retorno para bomba de gasolina continuar trabalhando evitando o esforço que fatalmente vai ocasionar problemas, com relação as opiniões contrárias, melhor alternativa é seguir os vídeos de montagem, existem vários, inclusive, para conseguir adequação correta da energia de consumo necessário para geração eletrólise, boa sorte.

Avatar
Juares alves 21 de setembro de 2021

Quer saber mais, ver videos comente eu quero que te explico certinho

Avatar
Alecsander 14 de outubro de 2021

Bom dia !Quero ver os vídeos ?

Avatar
GILBERTO LINO PAES LANDIM 18 de setembro de 2021

Apesar de respeitar muito a opinião do Boris Feldman, não gostei desse comentário dele. Me parece que o Engenheiro poderia optar por uma fala que estimulasse mais o uso do hidrogênio, por ser um produto acessível a todos, pois obtido da água. Por exemplo: se o problema é vir a perder a bateria, porque não se produzir, além do aparelho que faz a separação do hidrogênio do oxigênio, (eletrólise) ele vir com uma bateria (bateria 02) própria para atender o consumo do aparelho, deixando a bateria própria, (a 01) para aquelas do carro intocável. O carro não poderia ser adaptado, por exemplo, com dois alternadores, um que alimentaria a bateria 01 (natural do carro) e outro que alimentaria a bateria 02 (da eletrólise)? Acredito que falta somente interesse em acabar com o consumo da GASOLINA. Mas que é possível, há! isso é possível!!! Os aparelhos que que fazem a eletrólise estão aí para provar isso e, incontestavelmente, o hidrogênio é um combustível.

Avatar
Vítor Marum 9 de outubro de 2021

Se raciocinar um pouco vai perceber que colocar uma segunda bateria e um segundo alternador, vem a dar no mesmo. A bateria e o alternador juntos estão muito mas muito longe de gerar a energia necessária para fazer a eletrólise. Dependendo da eficiência do eletrolisador, a energia elétrica necessária para a eletrólise teria que ser 6 ou 7 vezes mais do que toda a energia mecânica que o motor demanda, só assim é possível produzir hidrogénio suficiente para que o carro funcione normalmente.
Não se esqueça que um motor a combustão tem uma eficiência ou rendimento muito pequeno. Apenas cerca de 25% da energia fornecida pela queima do combustível é transformada em energia mecânica. A bateria e o alternador, por sua vez fornecem, como é óbvio, uma energia muitíssimo inferior á do motor funcionando em condições normais. Portanto o mais que conseguem fazer é o motor trabalhar com o carro em ponto morto. Em alguns casos poderá movimentá-lo a passo de formiga, mas isto apenas 1,5 horas, que é o tempo que a bateria leva a descarregar.
O hidrogénio é um combustível potente sim, mas através de eletrólise não é possível produzi-lo no próprio carro em quantidade suficiente para que o carro funcione normalmente, pois como já se viu, a energia elétrica teria que ser 6 ou 7 vezes mais do que toda a energia gerada pelo motor.

Avatar
Jose Carlos ROCHA 16 de setembro de 2021

Já prestaram atenção que ninguém que comprou esse produto (e deve ser milhares) comentou gente? Aí está a resposta! Pois retiram os comentários e experiências positivas para tirar o incentivo!! Tenho convicção disso. O primeiro a criar o motor movido a água foi um Paulista n década de 90. Nunca mais ouvimos falar dele! Isso é como a pílula do câncer, nunca será aprovado!!

Avatar
Ricardo Fantini 3 de novembro de 2021

Verdade sumiram com ele

Avatar
Ricardo Antonio Fantini 3 de novembro de 2021

E aí Ricardo comprou o kit ?
Compartilhe sua experiência

Avatar
Isaias 14 de setembro de 2021

Eu nem sou mecânico só fiz auto escola e aprendi que o gerador carrega a bateria, que conversa fiada a desse sujeito lendo uma asneira de matéria dessa meu interesse cresceu viu.. Papo de boteco essa matéria estão desesperados

Avatar
Vítor Marum 3 de outubro de 2021

A conversa fiada e asneira aqui, não é do Boris, não. O gerador carrega a bateria, só que você desconhece que a energia do alternador e da bateria juntas, ficam muito aquém da energia necessária para fazer uma eletrólise que produza hidrogénio suficiente para um carro funcionar. E a bateria fica sem carga em 1,5 h.

Avatar
Luciano Assis dos Santos. 14 de setembro de 2021

Muita enrolação e nada de explicação objetiva do tal funcionamento .
Tava na cara que era furada e que iriam pedir dinheiro no final

Avatar
Rodrigo 12 de setembro de 2021

Pessoal, vamos criar um grupo no WhatsApp, para discutir sobre o assunto e colocar em prática? O que acham?

Avatar
ALDO C PRESTES 21 de outubro de 2021

Olá Rodrigo eu topo fazer parte dessa experiência.

Avatar
Paula Fernandes 26 de outubro de 2021

Acho ótima ideia

Avatar
alex 28 de outubro de 2021

Rodrigo, foi feito o grupo de whatsapp? quero parcipar.

Avatar
Professor 25 de junho de 2022

Sugiro fazerem um grupo de estudo sobre as matérias do segundo grau e leis da termodinâmica, que irá fazer economia de muito tempo….

Avatar
Jose das Coves 10 de setembro de 2021

O esquema de carro a água pode até ser picaretagem (ou não), mas essa matéria se mostra um fake de primeira linha, oh matéria mal feita, meu Deus!

Avatar
Luciano Assis dos Santos. 14 de setembro de 2021

Concordo contigo.
Muita enrolação e nada de explicação objetiva do tal funcionamento.
Tava na cara que era furada e que iriam pedir dinheiro no final

Avatar
Bruno 19 de setembro de 2021

Olá Gilson, td bem, qro saber d vc q usa o kit, se vc teve q mexer na programação da injeção do seu carro, ou só colocou e boa?!
Valeu cara

Avatar
Charles de Abreu Tavares 8 de setembro de 2021

Eu vim por causa de um anúncio no You Tube, dizendo que era possível.

Avatar
JUARES Alves 21 de setembro de 2021

Bem, sempre que aparecer alguem com um projeto de economia aparece alguem para contrariar, eu mesmo sei que existe muitos que ja compraram e não pediu o dinheiro de volta que tem como garantia de 07 dias.
Quando e fake eu mesmo denuncio.

Avatar
Roberto 2 de outubro de 2021

Eu pedi o meu reembolso em o mesmo dia depois que vi os videos e as explicações vc não aprende é nada , e não existe nenhum KIt, é aulas e ainda vc não entende nada, e ele me reembolsaram depoi de 40 depois, ainda bem que não perdi R$ 147,00 agradeço a todos aqui.

Avatar
Afranio Favoretti Fonseca 8 de setembro de 2021

Gente esse site foi pago pra criticar e desacreditar os outros em relação ao carro a água, pra que o povo deixe de se interessar pelo assunto. E daí que a bateria vai acabar em horas?? Se existe um gerador a bateria se carrega automáticamente através do gerador. Que papo furado é esse.

Avatar
Ítalo 9 de setembro de 2021

E o gerador tira energia de onde, espertão? Do próprio motor que ele tem fornecer energia? kkkk
Esses BRs não estudam nada de termoquímica e conservação de energia.

Avatar
Eduardo 13 de setembro de 2021

Ele tira da água, igual as hidrelétricas. Tem gente aqui formando em eletronica, eletrotecnica, megatronica???? Discutir com analfabeto e complicado.
O pneu de um carro rodando, é possível utilizar ele como uma fonte de geração; inclusive os carros eletricos fazem isso, quando em processo de desaceleração.

Avatar
Edberto 1 de outubro de 2021

O dínamo q usávamos em bicicleta, mas esse sistema aí com água nunca vi ninguém q usa, se fosse verdade,era isso milhares, pra mim é golpe para vender um kit q não funciona.

Avatar
Edilson 8 de setembro de 2021

Euzinho eh que nao vou pagar pra ver

Avatar
Pedro Alexandrino de Siqueira Filho 26 de agosto de 2021

Eu queria aqui uma pessoa que já tenha esse sistema instalado em seu carro falando o que esta achando ?
Estou muito interessado!

Avatar
Carlos Alberto Rossi 4 de setembro de 2021

Agora entendi o problema da crise hídrica. Logo a água vai estar no preço do combustível. Já imaginaram. Banho já era.

Avatar
Maurício Silverio 23 de setembro de 2021

É só furar um poço na sua casa que esse problema vai ser resolvido, obs, não deixa a Sabesp saber que você tem um poço em casa

Avatar
Professor 25 de junho de 2022

Se tivesse feito o segundo grau completo com atenção, ia perder o interesse nisto rapidamente….kkkkk

Avatar
Antonizio A o 31 de julho de 2021

Vimos lutar pra que isto der certo porque estes do contra nunca vai ser favor

Avatar
Eu concordo que temos que fazer alguma coisa, se um e outro for fazendo e aí muitos vão fazerem se ficar dando ouvidos a estes que não quer nada vai acontecer 31 de julho de 2021

Vimos lutar pra que isto der certo porque estes do contra nunca vai ser favor

Avatar
Liovando 27 de julho de 2021

É mentira gente!! procurem no Google sobre a eletrólise da água vcs vão ver que existem vários métodos de separar o hidrogênio e usar como combustível.

Avatar
Allex 24 de julho de 2021

Na verdade essas pessoas que Fala que e mentira e do contra pois que meter no rabo do povo brasileiro gasolina de 6 reais em quanto em alguns lugares fora do Brasil e 2.85 e com esse grande feito adeus e gasolina do demônio de cara

Avatar
Professor 25 de junho de 2022

Olhem o nível dos eleitores do bolsocaro…..ameaçam até a Lei da termodinâmica…kkkk

Avatar
Euripedes 16 de junho de 2021

Só será possível desvendar esse mistério ocultado por por forças malévolas ,se nós unimos , quero compartilhar meus estudos e minhas experiências com todos vocês ,coloquei um gerador de hidrogênio num cilindro pressorizado e estava com pressostato e regulador de pressão 4 kgf/cm2 direto na falta, a injeção acusa mistura pobre necessário abrir gat da vela ou aumentar a tensão ( tanto Staley meyer quando Roberto usavam na água para quebrar a molécula golpes de alta tensão e no máximo 300hz de frequência .o gerador tradicional foi destorcido de propósito seu modo de funcionamento , então Menas críticas e mais trabalho com as esperiencias precisamos todos nos unir).

Avatar
Silvio 22 de julho de 2021

Meu amigo, nao existe MENAS e EXPERIENCIA e com X e nao S. Tem tudo com sua resposta.

Avatar
Afranio 8 de setembro de 2021

Meu caro voce tá aqui pra corrigir os outros? Deveria olhar a quantidade de erros na sua escrita. Acho que voce vai levar um susto.

Avatar
Antônio 22 de maio de 2021

Amém… É claro que tem sempre que colocar água… Kkkkk

Avatar
Dilvo juliatti 13 de abril de 2021

Também concordo com o idrogenio
Já fis esperiencias de como produzir
E funciona muito bem.
Como o Japão e estados unidos estão fabricando . Só um exemplo carros
Com idrogenio . Uma pergunta como eles produzem esse idrogenio para abastecer esses carros que estão andando em testes.
Alguém já ouviu falar de um produto que e proibido no Brasil ele e chamado de galho. E estrado da alumínio que se produz o alumínio .
E também se retira esse produto chamado gálio esses produtos juntos mais água produzem o idrogenio sem presizarem de energia.isso esses engenheiros sabem .?……..

Avatar
Vítor Marum 4 de julho de 2021

E será que o preço desses produtos é viável? Será que também não podem prejudicar o motor?

Avatar
Marlos silva 12 de março de 2021

O governo não libera a maconha porque mais fácil produzir de que o capim para o gado já o cigarro ia liga da um trabalhão ie mais projidicial de que a maconha mais eles mata mais gera muito lucro imagine um carro a água

Avatar
Marta Larocerie 17 de julho de 2021

Marcos não é o governo que não libera. A pressão econômica, as propinas que correm nestes meios, os maiores presentes que vc vc pode imaginar, tipo casas, apts, carros, barcos, e etc, para que qq tipo de fomento à está pesquisa não seja dada. Já pensou os cartéis que refinam a gasolina, as distribuidoras e os postos no mundo inteiro quanto prejuízo teriam de imediato? Se um outro tipo de combustível fosse descoberto? Embora os inúmeros outros subproduto do petróleo iria continuar dando muito dinheiro para eles. Como exemplo os plástico, óleos parafinas, etc. o problema é que o ser humano não quer perder nada em benefício de ninguém.

Avatar
Geraldo Rocha 3 de março de 2021

Caríssimo engenheiro, com o máximo respeito, digo que o senhor está equivocado.
Um alternador de ônibus 12V fornece energia mais que suficiente para alimentar um reator de HHO para funcionar um caminhão Ford F600 a gasolina, motor V8 com 272 polegadas cúbicas de cilindrada total.
Já construi um reator de 51 placas e ele fornecia HHO mais que suficiente para um caminhão Chevrolet a gasolina modelo C60 com motor Chevrolet 261.

Avatar
Stevie wonder 18 de março de 2021

Nossa amigo… poderia compartilhar esse seu projeto comigo desse reator que vc fez. .. tenho muito interesse nesse assunto

Avatar
Antônio 22 de maio de 2021

Eu tbm tenho interesse mande notícias… Grato!!!

Avatar
Vítor Marum 8 de setembro de 2021

Só gostaria de compreender porque é que vocês todos que têm a certeza absoluta de que o carro a água (100% hidrogénio) é possível. não têm um.
“Um alternador de ônibus 12 V fornece energia mais que suficiente para alimentar um reator de HHO para funcionar um caminhão Ford F600 a gasolina, motor V8 com 272 polegadas cúbicas de cilindrada total.”.
“Já construi um reator de 51 placas e ele fornecia HHO mais que suficiente para um caminhão Chevrolet a gasolina modelo C60 com motor Chevrolet 261.”
Fantástico! Nesta descrição temos dois perfeitos moto contínuos! Que como é sabido, é coisa impossível, não existe. Mas o seu autor acha que sim.
Eu pergunto, como é que um motor de combustão que tem somente uma eficiência de 25%, o que significa que da energia que lhe é dada pelo combustível, apenas 1/4 é transformada em energia mecânica. Portanto temos 4 vezes menos energia na saída do motor do que na entrada. Então como é que se consegue ainda dizer que o alternador que apenas transforma em energia elétrica, uma pequeníssima parte da energia mecânica que o motor demanda: fornece energia mais que suficiente para alimentar um reator de HHO, o qual produziria hidrogénio suficiente para fazer funcionar um camião?
Na verdade nem o alternador nem a bateria juntos dão para começar. Afinal de onde vem a enorme quantidade de energia elétrica necessária para produzir o hidrogénio de modo que o camião mantenha a potência normal? É óbvio que não tem como. O motor se chegasse a trabalhar com a energia da bateria, não teria potência para fazer andar o camião, ou se andasse seria a passo de formiga, sem qualquer carga, claro. Mas isto só durante alguns minutos, pois a bateria esgotar-se-ía muito rapidamente.

Avatar
Professor 25 de junho de 2022

Kkkkk Boa.. ..agora conta aquela do papagaio…kkkkkk

Avatar
David 25 de fevereiro de 2021

Alternador serve pra isso jovem….se o problema é esse apenas colocamo um alternador mais efeciente e pronto….matéria de baixo nivel

Avatar
Vítor Marum 4 de julho de 2021

Não julgue que a energia que o alternador produz é de graça. Quanto mais energia ele produzir, mais energia o motor perde.

Avatar
Daniel Bernardes 24 de fevereiro de 2021

Só esqueceram de dizer que o motor funcionando já gera energia elétrica através do alternador que transforma movimento mecânico em elétrico. Ou seja a energia elétrica seria produzida pelo próprio carro em funcionamento assim como já é hoje

Avatar
Vítor José Guerreiro Marum 4 de julho de 2021

Só que a energia elétrica que você consome do alternador faz com que ele retire energia mecânica do motor ( diminui o movimento ).

Avatar
Evandro 22 de fevereiro de 2021

Essa matéria tá mais pra “dor de cotuvelo” do que pra jornalismo. Por que não foi pessoalmente verificar?

Avatar
Evandro 22 de fevereiro de 2021

Esse aí é pago pelas petrolíferas. Só pode! Por que ele não foi lá pessoalmente verificar? Na matéria diz que o dono do carro percorreu 2.000 KM com 1 litro de água. Vai lá ver, filmar e depois dizer se é picaretagem ou não. Tá mais pra dor de cotuvelo do que jornalismo.

Avatar
Vítor Marum 4 de julho de 2021

E você acredita nisso!… Ora fazer 2000 km com 1 litro de água, tendo em conta a massa de hidrogénio contido nesse litro de água. Isso é o mesmo que dizer que faz 2000 km com 0,5 litro de gasolina.

Avatar
Jose jayme santangelo sisnando 19 de fevereiro de 2021

Agua direto no motor, não. Mas usar o hidrogenii, retirado da agua no proprio carro, ou abastecido com hidrogenio ou uma bateria flowcell, sim. Ha carro suiço e americano rodando.

Avatar
Professor 25 de junho de 2022

Obviamente só o Zé Bost que viu estes carros…kkkkkk desculpe se te gozei….

Avatar
Waldo de Oliveira 18 de fevereiro de 2021

Não é picaretagem não. Esse negócio é super viável, e se não é de interesse das grandes empresas, com certeza é de interesse do povão brasileiro( principalmente os de baixa renda) O que acontece é que ainda falta alguns ajustes pro negócio funcionar direito. Toda invenção passa por esse processo. Se não der certo com a bateria convencional, inventa-se algo que possa substituir, mas eu creio que isso nem será preciso. O hidrogênio é realmente um combustível, um gás, e se não me falha a memoria, ele pode ser produzido até com uma simples mistura de água e soda cáustica. O pontapé inicial já foi dado, agora é continuar a pesquisa. Lembrando logo de ante-mão, que nenhuma instituição governamental vai patrocinar tais estudos, isso não é do interesse deles, porém, aqueles que tem domínio desse conhecimento devem sim continuar a pesquisa. Vai dar certo.

Avatar
Alex 15 de fevereiro de 2021

Não precisa ligar na bateria e sim no alternador que gera energia para todo o carro, inclusive recarregar a bateria.

Avatar
Marcio 23 de fevereiro de 2021

Legal, o cara descobriu uma forma de gerar energia infinita

Avatar
Klaus Wingler 25 de fevereiro de 2021

Na verdade mesmo sendo verdade não seria energia infinita, pois em algum momento toda a quantidade de hidrogênio no recipiente de água seria consumida e precisaria se realizar uma recarga de água.

Avatar
Amém 22 de maio de 2021

Amém… É claro que tem sempre que colocar água… Kkkkk

Avatar
Odirlei 31 de janeiro de 2021

Fala galera.
se alguém acha que é mentira, balela ou outros adjetivos , talvez , já que tem interesse no assunto, deveria verificar mais a fundo o resultado dos equipamentos instalados antes de julgar…pois tudo que é novidade , é normal as vezes ser subjulgado.

Avatar
Daniel 18 de janeiro de 2021

Claro que é viável, eh só usar o eixo para acoplar uma transmissão para um tipo de alternador, próprio que sempre irá carregar a bateria quando estiver em funcionamento. É muita hipocrisia!!

Avatar
Vítor Marum 4 de julho de 2021

Acha que esse alternador produz energia do nada e de graça? A energia que ele produz é subtraída ao motor!

Avatar
Antonio Carlos 6 de janeiro de 2021

Se realmente proporcionasse a economia de combustível mesmo ao custo de R$ 1.500,00 como mostra o vídeo 100% da frota de veículos de passeio do Brasil estariam usando……balela, é pesquisar a noticia real…

Avatar
Francisco Castello 2 de novembro de 2020

Disso daí eu entendi. Quando é uma pessoa comum fazendo algo que verdadeiramente ajuda a todos e o meio-ambiente, o invento sempre será inviável.

Quando é uma empresa, ainda que a coisa seja bem meia-boca e cara demais para os nossos padrões, aí dá certo. Apenas lembrando que empresas não estão nem aí pro povo ou o ambiente. O compromisso delas é com o dinheiro.

Avatar
Ian 17 de fevereiro de 2020

O problema é energia hora é so ter uma placa de fotovoltaica e/ou motor eólico. Pronto.
Picaretagem é vc com seu discurso chegando até ser ant ciência

Avatar
Vítor Marum 4 de julho de 2021

Quanto à placa fotovoltaica: não serviria de nada. E um gerador eólico montado num carro, seria sensacional.

Avatar
Edson 28 de janeiro de 2020

Sempre será possível produzir veículos híbridos e elétricos.A tecnologia dos veículos autonomos e voadores, já está em andamento.Mas sempre haverá pressão das grandes montadoras estadunidense e européia, de não produzir um veículo muito econômico.

Avatar
Celso 4 de janeiro de 2020

Concordo com o colega …pra consertar o pais , alem de fechar o congresso e a camara , agora tbm tem de extinguir o stf…qto ao h2
, funciona e todos deveriam usar.

Avatar
Antonio Carlos 6 de janeiro de 2021

Se realmente proporcionasse a economia de combustível mesmo ao custo de R$ 1.500,00 como mostra o vídeo 100% da frota de veículos de passeio do Brasil estariam usando……balela, é pesquisar a noticia real…

Avatar
Suriman Carreira 25 de novembro de 2019

Em 1976, no Senado Federal, meu pai preconizava a implantação de fazendas flutuantes nos rios da Amazônia, para superar as enchentes periódicas e frear o desmatamento. Tal proposta era repudiada. Consideravam uma ficção julioverniana ou até puro delírio, impossível de ser realidade. O tempo mostrou que meu pai não delirava, vide: https://youtu.be/fukmZhz4fuE
Este artigo me faz lembrar aqueles que riam de meu pai naquela época, sempre pondo obstáculos a ideias inovadoras, desestimulando que busca soluções. Lamentável!

Avatar
JONATHAN MARIANO DE OLIVEIRA 4 de outubro de 2021

Muito bom!!!

Avatar
Jurandir Rodrigues 4 de novembro de 2019

Amigos não se esqueçam que estamos no país mais corrupto do mundo podem descobrir o mais viável combustível pra amenizar a situação da população ;porém jamais este congresso e a câmara iram aprovar pois eles só pensam em si e seus correligionários e a papulação é quem sempre paga o pato e os absurdos de todos os governos ; os seja só se beneficiam e nada além disto ;isto e fato real e não vai mudar ;só se fechar a câmara e congresso.

Avatar
luciano 29 de outubro de 2019

picaretagem???
sério Boris???
Infelizmente os poderosos fazem gente como vc pensar que hidrogênio só se consegue com H2O + hidroxila + eletricidade…
pergunto quanto custa 3 elementos…. latinha de cerveja ou refri, soda cáustica e água???
misture o 3 e veja o que vai dar…

Avatar
Fernando 12 de setembro de 2019

Entendi sua explicação, Bóris. Mas há uma outra teoria, usando o boro (quase seu xará) divulgada na Super Interessante.

O que você pode nos dizer sobre isso? Obrigado.

https://super.abril.com.br/tecnologia/o-carro-movido-a-agua/

AutoPapo
Boris Feldman 19 de setembro de 2019

Prezado,

Tecnicamente não tenho nada a comentar, pois não tinha conhecimento desta propriedade do meu “quase”xará.

Mas, caso funcione mesmo, fica o problema político: quanto custa, hoje, o boro e quanto os turcos (que detêm a maior parte deste material) vão passar a cobrar depois de batido o martelo nesta tecnologia?

Abração!

Avatar
Andres José 7 de março de 2021

Gostaria muito que vc respondesse o comentário do Geraldo Rocha do dia 03/03/2021.

Avatar
Fernando 26 de julho de 2018

OK, H2 é possível que o ande sim, porém consome muita energia aumentando muito o consumo da bateria… Então não seria interessante desenvolver uma bateria que suportasse esse sistema?

Avatar
LRR 4 de dezembro de 2018

2 Al + 2 NAOH + 6 H2O = 2 NAAl(OH)4 + 3???

Avatar
Luciano Roberto Rabij 4 de dezembro de 2018

2 Al + 2 NAOH + 6 H2O = 2 NAAl(OH)4 + 3???

Avatar
Luciano Roberto 4 de dezembro de 2018

2 Al + 2 NAOH + 6 H2O = 2 NAAl(OH)4 + 3???

Avatar
waldenor 23 de setembro de 2021

muita ingenidade…. voces só esqueceram de dizer que essa formulação estequiométrica é o intermédio para a produção do Aluminato de Sódio…..

Produção
Pela reação do hidróxido de alumínio com o hidróxido de sódio
Aluminato de sódio é produzido pela dissolução de hidróxido de alumínio em uma solução de soda cáustica (NaOH). Hidróxido de alumínio (gibbsita) pode ser dissolvido em solução aquosa de NaOH 20-25% a uma temperatura próxima do ponto de ebulição. O uso de soluções mais concentradas de NaOH conduz a um produto semi-sólido. O processo deve ser conduzido em recipientes de níquel ou aço aquecidos por vapor, e o hidróxido de alumínio deve ser ebulido com soda cáustica aquosa aproximadamente a 50% até uma pasta se formar. A mistura final tem de ser purgada para um tanque e e esfriada; uma massa sólida contendo até 70% NaAlO2 então se forma. Após ser moído, este produto é desidratado em secador rotativo aquecido diretamente ou indiretamente por queima de hidrogênio permitindo a formação de água e evitando a produção de CO2. O produto resultante contém 90% NaAlO2 e 1% de água, juntamente com 1% de NaOH livre.

Avatar
waldenor 23 de setembro de 2021

isso não vai produzir o hidrogênio como resultante… ele é apenas resultado colateral….. o produto nessa formulação química é o aluminato de sódio… altamente tóxico…produzido na industria quimica pesada… precisando ser contido seu resultado sólido em container muito especiais….. meu deus …. isso é química…

Avatar
Diógenes Castro 16 de junho de 2018

Neste mundo tem bobo pra tudo.

Avatar
Otto Lima 6 de junho de 2018

A Segunda Lei da Termodinâmica explica porque não pode haver carro movido a água conforme descrito nesses vídeos no YouTube e o Art. 171 do Código Penal Brasileiro estabelece a sanções cabíveis a quem vende essa ilusão.

Avatar
CARLOS SCHEER 23 de julho de 2021

A segunda lei da termodinâmica não pode ser aplicada de maneira direta no caso, pois se consumisse apenas o hidrogênio e oxigênio (por simplificação) gerando água no escapamento (vapor) a última perna do ciclo não é fechada no sistema, mas na atmosfera, portanto sem consumo ao sistema.

Avatar
Otto Lima 23 de julho de 2021

Carlos, o problema é que vc ignorou a bateria como parte do sistema, pois ela é quem fornece a energia elétrica consumida na eletrólise da água.

Avatar
Denilson 9 de maio de 2018

Eu penso que as informações ao contrário só ajuda esse sistema que explora a população com esse preço caro da gasolina, temos que utilizar sim um método que possa diminuir o preço do petróleo e consequentemente o preço da gasolina.

Avatar
Roberto 17 de julho de 2021

Pra diminuir o preço do combustível só existe uma solução. Boicotar. Para isso tem que haver união entre os brasileiros. Agora esse negócio de carro que utiliza água como combustível…então…demora. A ciência é feita de questionamentos…quem sabe.

Avatar
Davi 27 de abril de 2018

Ok.. não funcionado só com água. mas especificamente o que vemos sendo divulgado são sistemas que não substituem a gasolina e “auxiliam” com um pouco que h2 a queima fazendo o motor funcionar com menos gasolina… Exatamente este ponto é impossível? Eu sinceramente acredito que não.
O pessoal está tentando mitificam isso de todas as formas, um pouco de verdade tem!

Avatar
Antonio Sérgio da Costa chaves 21 de março de 2021

Sei dizer uma coisa e muitos falando q não dá certo pq consume muita energia mais tem regulador de voltagem,e amostragem, esse pessoal q diz q não funciona e pq tem uma parte na Petrobras ou e dono de postos de combustíveis

Avatar
Deixe um comentário