Vidros fechados aumentam a segurança dos passageiros

Os vidros fechados ajudam na hora em que o automóvel capota em uma curva, por exemplo, e os ocupantes do veículo são projetados para fora do mesmo

compass estrada praia
Por Boris Feldman
Publicado em 12/12/2019 às 16h15

Existem algumas recomendações de segurança que a maioria dos motoristas ignora, por achar que o acidente só acontece com os outros. Então, vai aqui mais uma dica pra ser ignorada pela maioria dos motoristas. Alguns automóveis mais sofisticados têm sensores que percebem a possibilidade do carro capotar numa curva de estrada. Se ele derrapa e levanta uma roda, por exemplo, é sinal que vai capotar.

E entra então em ação um sistema que fecha o teto solar, ajusta o cinto de segurança no corpo dos passageiros e sobe os vidros das janelas. Fechar o teto solar e ajustar o cinto é de fácil compreensão, mas por que subir os vidros? Porque as fábricas perceberam que vários desses acidentes em que o carro capota lateralmente, há uma tendência pela força centrífuga de jogar os braços do motorista, ou do passageiro, para fora do automóvel. O que provoca lesões gravíssimas que poderiam ser evitadas se as janelas estivessem fechadas.

Então vai aqui a dica de só andar na estrada com as janelas fechadas. Primeiro: porque elas contribuem para a aerodinâmica. Em segundo lugar: pela segurança, para evitar a possibilidade de graves lesões nos braços do motorista ou de passageiros.

vidros fechados
Foto Shutterstock
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário