VW up!: me engana que eu gosto

Em uma 'jogada de mestre', a Volkswagen conseguiu encaixar o up! dentro da nova legislação de segurança com apenas uma etiqueta

volkswagen up connect 2020
Volkswagen up! Connect 2020 na cor prata com a lateral esquerda em detalhe (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 28/09/2020 às 21h31

Se você pretende comprar um Volkswagen up!,(o melhor subcompacto do mercado brasileiro), corra para ainda encontrar uma das últimas unidades produzidas em 2019; que leva 5 pessoas.

A fábrica já iniciou a produção em 2020 e agora deve respeitar a nova legislação:

Ela exige cinto de três pontos no meio do banco traseiro. O problema do up! é que ali ele tem apenas um cinto de dois pontos. A Volkswagen não quis investir para colocar o de três pontos, pois o carro dificilmente emplaca 2022.

Então, a fábrica – muito “ixperta” – mudou a homologação do up! de cinco para quatro passageiros. Assim, não precisa ter atrás o terceiro cinto de três pontos.

Sabe no que ela investiu?

Numa etiqueta no meio do banco traseiro dizendo que ali não pode ir o terceiro passageiro. Ou seja: me engana que eu gosto!

Volkswagen up! Connect 2020 na cor prata com a lateral esquerda em detalhe
Volkswagen up! 2020 tem homologação para comportar apenas quatro passageiros (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gustavo 30 de setembro de 2020

Li em uma revista di ramo de automóveis que esse carro vai sair de linha e vai ser substituído por um UP elétrico. Quem comprar vai perder dinheiro.

Avatar
Noronha 30 de setembro de 2020

Pra mim tanto faz levar 2 ou 3 atrás, o carro vale a pena pois é um foguete, econômico ao extremo, tem potência de sobra….. É só alegria…. Quem crítica é quem não conhece…. Fica aí batendo de carro 1.8, gastando 1 lt a cada 6 kilometros e quando encontra um tsi na rodovia… Nem vê a placa… Bando de desinformados…. Sem contar o preço de revenda… Como eu disse: é só alegria.

Avatar
JR 30 de setembro de 2020

Amigo, a matéria não trata se o carro é bom ou ruim. A matéria trata da gambiarra utilizada pela VW para “adequar” o veículo a legislação. Ao invés de aumentar a segurança, diminui os passageiros. Entendeu?

Avatar
Pedro 30 de setembro de 2020

Tenho um up take, atraz não levo não mais agora na frente vem ti bora vruuuu

Avatar
SÉRVIO TÚLIO FREIRE DE CARVALHO SOUSA 1 de outubro de 2020

Este conhece de carro. Sem contar a segurança e construção do carro. O carro é caro? Depende do seu ponto de vista ?

Avatar
Alessandro Gonçalves 1 de outubro de 2020

Caixinha de leite anda muito, mais é ridículo de feio.

Avatar
Renato 30 de setembro de 2020

Interessante que tem muitos que fazem cálculos de consumo na cidade e estrada e diz que na cidade seu carro faz tantos…só que na minha opinião rodar na cidade pra mim e pegar lombadas, Semáforos, declives, valetas e as vezes buracos e não dirigir em percursos longos na 5° ou 6° marchas no máximo até a 4 ° marchas mais ou menos 40 a 45 km/h…porque pegar uma avenida com 60 km/h na 5° marcha ai pra mim já é considerado estrada direto na 5° ….o certo é encher o tanque rodar até chegar na reserva mesmo que seja 8 a 10 dias depois fazer a conta…..contagem instantânea o carro vai fazer um monte de km

Avatar
Renato 29 de setembro de 2020

Pra 1 pessoa Ta de bom tamanho imagina pra 4 sobra 3 lugares Ta bom só pra ir estudar e tem 4 portas só 2 estaria de bom tamanho…ficaria mais leve, e mais econômico e mais barato.

Avatar
Alex 29 de setembro de 2020

Você já foi enganado, pois o projeto original do UP é para 4 ocupantes, e a VW Brasil deu um jeitinho de colocar o cinto no meio do banco para homologar para 5 ocupantes.
Agora apenas desfez…

Avatar
Leandro 29 de setembro de 2020

Não muda muita coisa, quem compra um carro desse dificilmente pense em levar gente atrás, duas pessoas tá bom demais e se bobear ainda vai ficar apertado.

Avatar
Alex 29 de setembro de 2020

Sim, inclusive na Europa o UP é e sempre foi para 4 ocupantes.
“Sacanagem” a VW fez em adaptar um cinto ali no meio para comercialmente beneficiar o carro

Avatar
LUIZ CARLOS MENDES 29 de setembro de 2020

“A montadora finge que está seguindo a lei, e o consumidor brasileiro, em sua grande maioria, finge que usa cinto de segurança no banco traseiro.”

Avatar
Leandro 29 de setembro de 2020

Eu uso.

Avatar
Paulo Soares 29 de setembro de 2020

Não concordo com a abordagem do tema. O que mudactoda hora são as regras do governo e temos exemplos práticos como extintor de incêndio, kit primeiros socorros e outros que só desestimulam as fábricas que precisam pensar em escala de produção. Eles resolveram o assunto conforme manda a legislação. Aliás, quem tem carros antigos como Landau, Maverick, Opala vai colocar cinto de três pontos? Vam9s criticar menos e pensar empresarialmente.

Avatar
Vf 29 de setembro de 2020

Paulo, se acalme, os carros antigos não precisam fazer adaptação nenhuma (caso explicitado pelo Landau) assim como quem tem UP antigo poderá sim colocar 3 passageiros atrás e quem comprar o UP novo não terá que fazer adaptação nenhuma em oficinas particulares, mas não poderá levar 3 pessoas atrás. Aliás, creio que que nem caiba 3 pessoas devido a caixa de roda que come parte do banco. Se couber deve ser bem desconfortável.

Avatar
Expedito 1 de outubro de 2020

Eu vou trocar minha Fiat Toro por um up tsi,quero potencia, desempenho,segurança e economia,que seja até 4 pessoas,está ótimo!!

Avatar
Lucas 3 de outubro de 2020

Eu não consigo entender onde que o up de segurança, será que é o teste de colisão que um tanto de Carro tem, mais ninguém fica divulgando.
Mas no caso do um da para entender pq ele só tem está etiqueta. Mas é um lixo de curva não transmite nenhuma segurança ao dirigir. Um gol, fox, ônix, qualquer um destes transmite mais segurança.
A economia gigante que vcs falam oq te representa em um ano de combustível comparando com outros carros muiiito melhor. Economiza 500 reais no ano, top hein.
Faz a conta pelo tanto que vcs andam, ou são proficinais de trânsito. Carro ridículo.
Eu ando de civic g10 e tenho um fox. Testei o up para rodar na cidade, ridiculo, muiiito melhor meu fox highline 1.6.

Avatar
Deixe um comentário