Audi revela A6 Avant, perua elétrica com 700 km de autonomia

Ainda acreditando nas station wagons, Audi divulga conceito do A6 Avant; Modelo usa plataforma PPE e deve chegar ao mercado em 2024

Audi A6 Avant Concept é uma perua elétrica com design esportivo
Audi A6 Avant Concept é uma perua elétrica com design esportivo (Foto: Audi | Divulgação)
Por Bernardo Castro
17 de março de 2022 14:25

A Audi tem o plano de lançar pelo menos 20 carros de emissão zero até 2025 e, para isso, está trabalhando na linha e-tron que acabou de divulgar a perua A6 Avant Concept. Este é o quinto membro da família de elétricos da marca alemã e vai ser feito sobre a plataforma PPE (Plataforma Elétrica Premium).

O Audi A6 Avant foi divulgado quase um ano após o lançamento do A6 e-tron e possui algumas similaridades quando comparado ao seu irmão de plataforma. Por isso, a versão conceito da perua possui alguns traços da carroceria sedan e, apesar do design esportivo, tem um conceito mais famíliar.

VEJA TAMBÉM:

Ademais, a station wagon tem as mesmas dimensões do A6 e-tron. O modelo possui 4,96 metros de comprimento, 1,96 metro de largura e 1,44 metro de altura.

Design do A6 Avant antecipa futuros modelos elétricos da Audi

A fabricante anunciou também que os futuros veículos da linha e-tron terão traços e proporções similares ao da perua.

“Com o Audi A6 Avant e-tron concept estamos oferecendo um visual completamente tangível nos futuros modelos produzidos em nossa nova plataforma de tecnologia PPE”, disse Oliver Hoffmann, Membro do Conselho Audi para Desenvolvimento Técnico.

O modelo ainda conta com rodas largas de 22 polegadas e distâncias curtas dos eixos com um arco de teto dinâmico, que dão ao Avant um traço mais esportivo.

As rodas do A6 avant são de 22 polegadas
As rodas do A6 avant são de 22 polegadas

De acordo com a montadora, elementos como a grade singleframe, que tem uma moldura inferior de profundas entradas de ar para arrefecimento de pneus, bateria e freios, e a faixa contínua de luzes na traseira, são elementos que enfatizam sua ligação com os outros modelos elétricos da Audi. Isso indica que os futuros modelos a bateria também terão características como essa.

As molduras planas dos faróis se estendem além das laterais, sustentando a arquitetura da carroceria do veículo alinhada horizontalmente.

Desempenho

Os novos modelos da plataforma PPE terão versões com um motor elétrico em cada eixo que utiliza um controle eletrônico para fornecer tração nas quatro rodas sob demanda. Ainda, estará incluso a possibilidade otimizar o consumo mínimo e a autonômia máxima que, quando ativada, virá do motor elétrico acoplado ao eixo traseiro.

Trabalhando em conjunto, as duas propulsões elétricas do Audi A6 Avant e-tron entregam 475 cv de potência total e 81,5 kgfm de torque. No entanto, o tempo de 0 a 100 km/h não foi divulgado.

O Audi A6 Avant será equipado com motor elétrico de 100 kw, e possui tecnologia de carregamento de até 800 volts. A marca das quatro argolas ainda afirma que a bateria pode ser recarregada de 5% a 80% em até 25 minutos em um carregador rápido. Segundo a fabricante, uma autonomia de 300 km pode ser obtida em até 10 minutos.

Com a carga total, a Audi afirma que o A6 Avant pode percorrer 700 km quando está em modo econômico. Autonomia similar a de um carro a combustão.

Os preços ainda não foram revelados. Mas, como referência, no Brasil a versão Sportback parte dos R$ 600 mil. A versão definitiva deve chegar em 2024.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 17 de março de 2022

O que fizeram contigo perua Audi? Trash demais!… horrível!… não custava nada beber na taça da inspiração da RS6…

Avatar
Deixe um comentário